Salário para o cargo de Capitão de longo curso (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • operar cargas;
  • navegar com segurança;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar operações;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • qualificar pessoal;

Atividades

  • controlar atmosfera do tanque;
  • proferir palestras;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • controlar medicamento de bordo;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • avaliar as condições de calado;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • avaliar as condições para desatracação;
  • transportar passageiros;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • controlar material de combate à poluição;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • controlar temperatura dos tanques;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • ministrar treinamento a bordo;
  • coordenar operações de resgate;
  • controlar rancho;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • elaborar o plano para reboque;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • verificar peação da carga;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • realizar o plano de viagem;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • acionar plano de contingência;
  • demonstrar criatividade;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • operar o sistema de lastro;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • coordenar postos de emergência;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • acionar plano de emergência;
  • realizar comunicação de bordo;
  • supervisionar o sms;
  • elaborar material didático;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • operar guincho de reboque;
  • verificar marcação das cargas;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • controlar certificação da tripulação;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • elaborar apresentações;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • elaborar conteúdo programático;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar material de custeio;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • tomar decisões;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • avaliar as condições de atracação;
  • efetuar auditorias internas;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • demonstrar liderança;
  • supervisionar seção de câmara;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • controlar material de passadiço;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • preparar a unidade para reboque;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • conferir certificação da embarcação;
  • definir área segura para trabalho;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • aplicar legislação;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • discriminar cores;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • controlar planos de bordo;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • operar equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • discriminar sons e ruídos;
  • demonstrar percepção espacial;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • avaliar as condições para amarração;
  • coordenar operações de reboque;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • conferir certificação da tripulação;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • consultar legislação;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • trabalhar sob pressão;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • orientar a navegação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • coordenar equipe de resgate;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • ministrar treinamento em terra;
  • testar equipamentos de segurança;
  • emitir permissão para trabalho;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • manobrar a embarcação;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




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