Salário para o cargo de Capitão de longo curso (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • administrar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar cargas;

Atividades

  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • demonstrar percepção espacial;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • supervisionar o sms;
  • elaborar apresentações;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • controlar material de combate à poluição;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • preparar a unidade para reboque;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • coordenar operações de reboque;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • elaborar o plano para reboque;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • supervisionar equipe de lastro;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • coordenar operações de resgate;
  • efetuar auditorias internas;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • discriminar cores;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • supervisionar seção de câmara;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • avaliar as condições de atracação;
  • controlar material de passadiço;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • controlar material de custeio;
  • realizar comunicação de bordo;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • controlar certificação da tripulação;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • operar equipamentos de navegação;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • acionar plano de emergência;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • manobrar a embarcação;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • trabalhar sob pressão;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • verificar marcação das cargas;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • emitir permissão para trabalho;
  • controlar medicamento de bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • verificar peação da carga;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • aplicar legislação;
  • transportar passageiros;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • supervisionar equipe de convés;
  • controlar planos de bordo;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • elaborar conteúdo programático;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • avaliar as condições de calado;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • conferir certificação da embarcação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • controlar rancho;
  • consultar legislação;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • conferir certificação da tripulação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • demonstrar liderança;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • discriminar sons e ruídos;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • proferir palestras;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • coordenar equipe de resgate;
  • realizar o plano de viagem;
  • acionar plano de contingência;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • testar equipamentos de segurança;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • orientar a navegação;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • coordenar postos de emergência;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • demonstrar criatividade;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • ministrar treinamento a bordo;
  • avaliar as condições para amarração;
  • ministrar treinamento em terra;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • operar guincho de reboque;
  • elaborar material didático;
  • tomar decisões;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • definir área segura para trabalho;
  • operar o sistema de lastro;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador de rua
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador de rua