Salário para o cargo de Capitão de longo curso (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • operar cargas;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar pessoal;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • gerenciar operações;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • navegar com segurança;

Atividades

  • avaliar as condições para desatracação;
  • realizar comunicação de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • controlar certificação da tripulação;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • controlar material de combate à poluição;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • avaliar as condições de atracação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • definir área segura para trabalho;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • coordenar operações de resgate;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • controlar material de custeio;
  • discriminar sons e ruídos;
  • coordenar equipe de resgate;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • elaborar o plano para reboque;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • verificar peação da carga;
  • operar equipamentos de navegação;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • emitir permissão para trabalho;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • transportar passageiros;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • supervisionar o sms;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • elaborar material didático;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • trabalhar sob pressão;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • controlar planos de bordo;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • efetuar auditorias internas;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • operar o sistema de lastro;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • conferir certificação da tripulação;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • discriminar cores;
  • tomar decisões;
  • operar guincho de reboque;
  • ministrar treinamento em terra;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • coordenar reuniões de segurança;
  • preparar a unidade para reboque;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar rancho;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • demonstrar percepção espacial;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • controlar material de passadiço;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • aplicar legislação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • verificar marcação das cargas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • demonstrar criatividade;
  • realizar o plano de viagem;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • orientar a navegação;
  • proferir palestras;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • avaliar as condições para amarração;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • supervisionar equipe de convés;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • conferir certificação da embarcação;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • acionar plano de contingência;
  • avaliar as condições de calado;
  • manobrar a embarcação;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • coordenar postos de emergência;
  • coordenar operações de reboque;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • testar equipamentos de segurança;
  • elaborar apresentações;
  • consultar legislação;
  • acionar plano de emergência;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar medicamento de bordo;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • supervisionar seção de câmara;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Técnico petroquímico
Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

Técnico petroquímico