Salário para o cargo de Capitão de longo curso (comandante)
CBO 2151-15 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso (comandante) - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso (comandante)

Oficiais de convés devem:

  • operar cargas;
  • gerenciar operações;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • qualificar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);

Atividades

  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • controlar certificação da tripulação;
  • discriminar sons e ruídos;
  • acionar plano de contingência;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • supervisionar equipe de combate à poluição;
  • demonstrar percepção espacial;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • acionar plano de emergência;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • coordenar operações de resgate;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • elaborar apresentações;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • aplicar legislação;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar material de combate à poluição;
  • elaborar o plano para reboque;
  • verificar marcação das cargas;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
  • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • supervisionar equipe de convés;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • conferir certificação da tripulação;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • efetuar auditorias internas;
  • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • realizar o plano de viagem;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • supervisionar equipe de lastro;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • orientar a navegação;
  • operar o sistema de lastro;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • emitir permissão para trabalho;
  • elaborar material didático;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • controlar planos de bordo;
  • controlar medicamento de bordo;
  • elaborar conteúdo programático;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • conferir certificação da embarcação;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • definir área segura para trabalho;
  • operar equipamentos de navegação;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • manobrar a embarcação;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • supervisionar seção de câmara;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar operações de reboque;
  • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • avaliar as condições de atracação;
  • coordenar equipe de resgate;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • avaliar as condições de calado;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • supervisionar equipe de hotelaria;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • controlar material de passadiço;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • ministrar treinamento em terra;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • coordenar postos de emergência;
  • trabalhar sob pressão;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • proferir palestras;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • controlar material de custeio;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • avaliar as condições para amarração;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • supervisionar o sms;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • testar equipamentos de segurança;
  • preparar a unidade para reboque;
  • operar guincho de reboque;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • controlar rancho;
  • verificar peação da carga;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • discriminar cores;
  • demonstrar criatividade;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • realizar comunicação de bordo;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • consultar legislação;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • transportar passageiros;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
  • tomar decisões;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso (comandante) no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Transporte por navegação interior de carga, municipal
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Operações de terminais
  • Navegação de apoio portuário
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Outros transportes aquaviários
  • Organização logística do transporte de carga
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Serviços de engenharia
  • Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes




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