Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores de serviços administrativos
- Trabalhadores de atendimento ao público
- Caixas, bilheteiros
- Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
Cargos relacionados:
- Emissor de passagens no transporte rodoviário
- Bilheteiro de cinema
- Bilheteiro de teatro
- Bilheteiro de transportes coletivos
- Atendente comercial em agência postal
- Agente de reserva de passagens rodoviárias
- Emissor de passagens aéreas
- Agente de venda de passagens
- Bilheteiro de agência
- Caixa no serviço de alimentação
- Atendente comercial (agência postal)
- Caixa de bar
Principais locais de trabalho
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Atendente em agência de correios
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:
- tratar objetos;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- prestar informações;
- demonstrar competências pessoais;
- receber valores de vendas de produtos e serviços;
- comunicar-se;
- controlar numerários e valores;
Atividades
- verificar autenticidade das cédulas recebidas;
- relacionar-se com urbanidade;
- solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
- demonstrar agilidade;
- efetuar o fechamento do subcaixa;
- demonstrar conhecimentos de informática;
- afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
- consultar código de defesa do consumidor;
- controlar a frequência dos funcionários;
- manter-se atualizado;
- sangrar valores do caixa;
- controlar fluxo de caixa;
- ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
- efetuar o fechamento do caixa;
- arquivar documentos e cupons fiscais;
- informar ao cliente o valor a ser pago;
- participar de cursos de treinamento;
- agir com ética;
- demonstrar honestidade;
- demonstrar empatia;
- calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa;
- conferir cheques recebidos;
- efetuar troco;
- registrar entrada de produtos com valor de numerário;
- processar remessa de numerário por meio de serviços postais;
- preencher relatórios administrativos;
- trabalhar em equipe;
- efetuar pedidos de materiais;
- orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
- anotar pedidos via telefone;
- manter sigilo profissional;
- receber contas e tributos;
- informar código de endereçamento postal;
- orientar clientes via telefone;
- demonstrar eficiência;
- consultar os procedimentos e normas da empresa;
- divulgar promoções e eventos;
- orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas;
- demonstrar pontualidade;
- registrar entrada de numerário;
- pagar benefícios;
- organizar arquivos;
- disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
- protocolar o recebimento de objetos registrados;
- atender as necessidades dos clientes;
- expedir objetos;
- vender produtos e serviços via telefone;
- fazer triagem interna de objetos registrados;
- efetuar balancete de fechamento contábil;
- abrir o subcaixa;
- solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
- demonstrar fluência verbal;
- informar as condições de pagamento;
- preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos;
- informar o horário de atendimento ao público;
- efetuar sangria conforme limite;
- realizar pesquisa pré-venda;
- ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
- emitir cupom fiscal;
- abrir o caixa;
- demonstrar responsabilidade;
- registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
- consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
- propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
- demonstrar paciência;
- controlar estoque de materiais;
- encaminhar os clientes aos setores competentes;
- fazer triagem de objetos para caixas postais;
- carimbar documentos e objetos;
- pesar objetos;
- realizar pesquisa pós-venda;
- oferecer produtos e serviços aos clientes;
- transmitir dados do movimento diário;
- contar numerário;
- demonstrar assiduidade;
- mostrar-se atencioso;
- registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
- entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais;
Setores que mais contratam Atendente em agência de correios no mercado de trabalho
- Atividades de exibição cinematográfica
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Atividades de franqueadas e permissionárias do correio nacional
- Restaurantes e similares
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Atividades de cobrança e informações cadastrais
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Serviços de comunicação multimídia - scm
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Supermercados
- Locação de mão-de-obra temporária
- Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
- Atividades do correio nacional
- Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
- Atividades de teleatendimento
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas