Salário para o cargo de Atendente comercial em agência postal
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) > CBO 4211-05

Atendente comercial em agência postal - Descrição, atividades e funções do cargo

Recebem valores de vendas de produtos e serviços, controlam numerários e valores, atendem o público em agência postal na recepção e entregam objetos postais, recebem contas e tributos e processam remessa e pagamento de numerários por meio postal, vendem bilhetes e ingressos em locais de diversão, processam a arrecadação de prestação de serviço nas estradas de rodagem, vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano, fazem reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres, prestam informações ao público, tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoções e eventos etc.. Preenchem formulários e relatórios administrativos.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente comercial em agência postal

Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) devem:

  • tratar objetos;
  • prestar informações;
  • controlar numerários e valores;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • receber valores de vendas de produtos e serviços;

Atividades

  • registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido;
  • orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas;
  • sangrar valores do caixa;
  • demonstrar paciência;
  • orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa;
  • relacionar-se com urbanidade;
  • participar de cursos de treinamento;
  • calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa;
  • informar ao cliente o valor a ser pago;
  • demonstrar agilidade;
  • processar remessa de numerário por meio de serviços postais;
  • entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais;
  • fazer triagem interna de objetos registrados;
  • controlar fluxo de caixa;
  • solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente;
  • demonstrar fluência verbal;
  • emitir cupom fiscal;
  • registrar entrada de produtos com valor de numerário;
  • mostrar-se atencioso;
  • receber contas e tributos;
  • ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho;
  • transmitir dados do movimento diário;
  • arquivar documentos e cupons fiscais;
  • oferecer produtos e serviços aos clientes;
  • encaminhar os clientes aos setores competentes;
  • atender as necessidades dos clientes;
  • carimbar documentos e objetos;
  • verificar autenticidade das cédulas recebidas;
  • ressarcir o cliente por danos e prejuízos;
  • efetuar troco;
  • registrar entrada de numerário;
  • demonstrar honestidade;
  • conferir cheques recebidos;
  • efetuar o fechamento do subcaixa;
  • consultar os procedimentos e normas da empresa;
  • preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos;
  • efetuar sangria conforme limite;
  • demonstrar pontualidade;
  • contar numerário;
  • abrir o caixa;
  • demonstrar responsabilidade;
  • disponibilizar os produtos e serviços no guichê;
  • realizar pesquisa pré-venda;
  • trabalhar em equipe;
  • afixar tabelas de preços, tarifas e prazos;
  • vender produtos e serviços via telefone;
  • registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico;
  • fazer triagem de objetos para caixas postais;
  • manter sigilo profissional;
  • efetuar pedidos de materiais;
  • protocolar o recebimento de objetos registrados;
  • informar código de endereçamento postal;
  • demonstrar eficiência;
  • demonstrar conhecimentos de informática;
  • consultar código de defesa do consumidor;
  • consultar tabela de preços, tarifas e prazos;
  • efetuar o fechamento do caixa;
  • expedir objetos;
  • divulgar promoções e eventos;
  • informar o horário de atendimento ao público;
  • controlar a frequência dos funcionários;
  • agir com ética;
  • controlar estoque de materiais;
  • preencher relatórios administrativos;
  • propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos;
  • pagar benefícios;
  • realizar pesquisa pós-venda;
  • demonstrar empatia;
  • efetuar balancete de fechamento contábil;
  • informar as condições de pagamento;
  • demonstrar assiduidade;
  • anotar pedidos via telefone;
  • solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência;
  • pesar objetos;
  • orientar clientes via telefone;
  • organizar arquivos;
  • abrir o subcaixa;
  • manter-se atualizado;


Setores que mais contratam Atendente comercial em agência postal no mercado de trabalho

  • Atividades de exibição cinematográfica
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Atividades de franqueadas e permissionárias do correio nacional
  • Restaurantes e similares
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Supermercados
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividades do correio nacional
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Atividades de teleatendimento
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




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Salário para o cargo de Operador de reator nuclear
Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

Operador de reator nuclear