Salário para o cargo de Assessor de microcrédito
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos > CBO 4110-50

Assessor de microcrédito - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Quanto ganha um Assessor de microcrédito

Um Assessor de microcrédito trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.166,92 e R$ 2.447,15, com a média salarial de R$ 1.415,89 e o salário mediana em R$ 1.242,64 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assessor de microcrédito

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.415,89 16.990,72 353,97 6,88
1º Quartil 1.166,92 14.003,00 291,73 5,67
Salário Mediana 1.242,64 14.911,68 310,66 6,04
3º Quartil 1.866,30 22.395,58 466,57 9,07
Teto Salarial 2.447,15 29.365,76 611,79 11,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.166 - 3.076 1.641,92 1.166,34 1.200,00 2.539,81 3.076,29
Fortaleza - CE 1.160 - 1.543 1.206,67 1.159,86 1.189,13 1.274,28 1.543,45
Rio de Janeiro - RJ 1.140 - 2.050 1.404,79 1.140,10 1.400,00 1.692,33 2.049,80
Belém - PA 1.129 - 1.821 1.241,97 1.129,26 1.150,00 1.503,60 1.821,21
Salvador - BA 1.160 - 1.961 1.316,20 1.160,22 1.242,64 1.619,32 1.961,37
Florianópolis - SC 1.362 - 1.814 1.421,90 1.361,99 1.417,61 1.498,01 1.814,43
Recife - PE 1.158 - 1.679 1.239,51 1.158,45 1.206,24 1.385,79 1.678,51
São Luís - MA 1.279 - 2.062 1.467,99 1.278,61 1.446,00 1.702,38 2.061,97
Belo Horizonte - MG 1.081 - 5.675 2.015,13 1.080,86 1.134,65 4.685,68 5.675,43
Osasco - SP 1.285 - 2.658 1.543,74 1.285,47 1.347,00 2.194,14 2.657,61
Teresina - PI 1.046 - 1.482 1.117,92 1.045,67 1.100,00 1.223,72 1.482,20
São Jose - SC 1.444 - 2.501 1.604,60 1.444,45 1.461,00 2.064,85 2.501,01
Brasília - DF 1.046 - 2.016 1.268,78 1.045,61 1.176,79 1.664,35 2.015,92
Guarulhos - SP 1.236 - 1.541 1.259,97 1.236,45 1.265,50 1.272,43 1.541,21
Natal - RN 1.051 - 1.749 1.200,46 1.051,00 1.157,07 1.443,93 1.748,93
Barueri - SP 1.347 - 1.842 1.441,48 1.347,00 1.500,00 1.520,94 1.842,21
Manaus - AM 1.045 - 2.218 1.248,70 1.045,00 1.045,00 1.831,60 2.218,49
Chapeco - SC 1.180 - 2.331 1.458,47 1.180,34 1.331,00 1.924,10 2.330,53
Londrina - PR 1.334 - 3.414 1.947,09 1.334,33 2.000,00 2.818,24 3.413,54
Jaboatão dos Guararapes - PE 1.132 - 1.505 1.177,09 1.132,00 1.132,00 1.242,64 1.505,12


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.173 - 2.999 1.619,57 1.173,28 1.348,50 2.476,01 2.999,02
Ceará 1.132 - 1.557 1.207,62 1.131,69 1.189,13 1.285,38 1.556,89
Bahia 1.101 - 1.852 1.270,27 1.101,29 1.242,64 1.529,29 1.852,33
Santa Catarina 1.332 - 2.629 1.618,49 1.332,04 1.461,00 2.170,78 2.629,31
Minas Gerais 1.066 - 2.877 1.439,12 1.066,13 1.134,65 2.375,47 2.877,24
Pernambuco 1.125 - 1.561 1.209,47 1.125,04 1.206,24 1.288,52 1.560,70
Rio de Janeiro 1.159 - 2.028 1.400,82 1.158,95 1.400,00 1.674,55 2.028,26
Maranhão 1.136 - 1.943 1.321,12 1.135,56 1.242,64 1.604,20 1.943,05
Paraná 1.282 - 2.822 1.605,76 1.281,83 1.397,76 2.330,00 2.822,17
Piauí 1.060 - 1.505 1.161,12 1.060,36 1.189,13 1.242,64 1.505,12
Rio Grande do Norte 1.088 - 1.569 1.197,58 1.087,88 1.189,13 1.295,61 1.569,28
Pará 1.123 - 1.789 1.235,31 1.123,15 1.150,00 1.476,91 1.788,87
Paraíba 1.126 - 2.026 1.299,20 1.125,58 1.189,13 1.673,00 2.026,39
Rio Grande do Sul 1.213 - 2.413 1.498,13 1.212,79 1.353,00 1.992,55 2.413,44
Alagoas 1.123 - 1.517 1.197,65 1.123,24 1.189,13 1.252,66 1.517,25
Sergipe 1.113 - 1.505 1.190,82 1.112,93 1.189,13 1.242,64 1.505,12
Distrito Federal 1.046 - 2.016 1.268,78 1.045,61 1.176,79 1.664,35 2.015,92
Goiás 1.080 - 1.953 1.250,82 1.079,98 1.125,00 1.612,78 1.953,45
Amazonas 1.045 - 2.218 1.248,70 1.045,00 1.045,00 1.831,60 2.218,49
Espírito Santo 1.105 - 1.624 1.211,06 1.105,34 1.200,00 1.340,66 1.623,84
Mato Grosso 1.081 - 2.143 1.282,84 1.080,50 1.155,00 1.769,33 2.143,07
Mato Grosso do Sul 1.136 - 1.585 1.177,60 1.135,89 1.137,36 1.308,21 1.584,55
Tocantins 1.045 - 1.894 1.236,93 1.045,00 1.140,00 1.564,04 1.894,41
Rondônia 1.045 - 1.570 1.161,13 1.045,00 1.114,00 1.296,50 1.570,36


Principais locais de trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assessor de microcrédito

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos devem:

  • acompanhar desempenho do empreendimento;
  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • preencher documentos;
  • tratar documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar apoio logístico;
  • acompanhar processos administrativos;
  • prospectar clientes;
  • atender clientes e/ou fornecedores;

  • Atividades

    • realizar pesquisa cadastral;
    • esclarecer dúvidas;
    • conferir bens dados em garantia;
    • demonstrar persistência;
    • trabalhar em equipe;
    • programar eventos;
    • definir condições de crédito (valor, prazo, garantia);
    • redigir escrituras de compra e venda;
    • fornecer informações da empresa;
    • ajustar contratos;
    • cobrar parcelas vencidas;
    • organizar o setor;
    • requisitar materiais;
    • atualizar dados de planejamento;
    • identificar parceiros na comunidade;
    • colher assinaturas;
    • registrar óbitos, casamentos e nascimentos;
    • solicitar recursos de viagens;
    • solicitar compra de materiais;
    • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
    • conferir cálculos;
    • demonstrar autocontrole;
    • digitar notas de lançamentos contábeis;
    • orientar procedimentos de gestão;
    • protocolar documentos;
    • analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento;
    • arquivar documentos;
    • atualizar dados dos funcionários;
    • preencher formulários e/ou cadastros;
    • divulgar programa de microcrédito;
    • verificar índices econômicos e financeiros;
    • auxiliar na avaliação de pessoal;
    • organizar envio de brindes;
    • renegociar dívida;
    • solicitar documentos;
    • cadastrar avisos de sinistro;
    • conferir material solicitado;
    • acompanhar notificações de não conformidade;
    • elaborar planilhas de cálculos;
    • registrar a entrada e saída de documentos;
    • executar procedimentos de recrutamento e seleção;
    • submeter pareceres;
    • auxiliar na organização de eventos internos;
    • demonstrar criatividade;
    • levantar a necessidade de material;
    • triar documentos;
    • transmitir credibilidade;
    • controlar frequência dos funcionários;
    • demonstrar capacidade de empatia;
    • redigir atas;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • expedir ofícios e memorandos;
    • acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • elaborar listas de clientes potenciais;
    • realizar prestação de contas;
    • capacitar pessoal;
    • controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância);
    • ministrar palestras informativas;
    • emitir certificados e apólices;
    • digitar textos e planilhas;
    • visitar comunidade (comércio, serviços, residências);
    • elaborar correspondência;
    • classificar documentos;
    • digitalizar documentos;
    • participar do comitê de crédito;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • propor renovação de crédito;
    • organizar reuniões;
    • elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • providenciar devolução de material fora de especificação;
    • controlar expedição de malotes e recebimentos;
    • preencher ficha de movimentação de pessoal;
    • preencher propostas de endosso e renovações de seguros em geral;
    • solicitar cópias de documentos;
    • verificar destinação do crédito;
    • conferir dados e datas;
    • localizar documentos;
    • receber documentos;
    • encaminhar protocolos internos;
    • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
    • solicitar informações cadastrais;
    • demonstrar iniciativa;
    • emitir notificações;
    • contatar clientes em potencial (telemarketing);
    • formatar documentos;
    • fornecer informações sobre produtos e serviços;
    • identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores;
    • mapear área de atuação;
    • coletar referências pessoais;
    • executar rotinas de demissão de pessoal;
    • intermediar contatos;
    • distribuir documentos;
    • identificar natureza das solicitações dos clientes;
    • efetuar cálculos;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • solicitar entrega de documentos;
    • comunicar autorização de entrada de visitantes;
    • conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos;
    • identificar irregularidades nos documentos;
    • requisitar pagamentos;
    • visitar órgãos e instituições;
    • dar suporte administrativo à área de treinamento;
    • controlar recepção e distribuição de benefícios (vale transporte etc.);
    • registrar reclamações dos clientes;
    • atualizar cadastros;
    • solicitar negativação do cpf (spc, serasa, etc.);
    • apurar veracidade das informações colhidas em campo;
    • verificar documentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • atualizar informações;
    • receber clientes e/ou fornecedores;
    • pesquisar preços;
    • realizar reuniões com clientes (proposta, concessão, cobrança);
    • auxiliar na elaboração da folha de pagamento;
    • convalidar publicação de atos;
    • averbar transferências de propriedades;
    • distribuir material de expediente;
    • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
    • contornar situações adversas;
    • verificar prazos estabelecidos;
    • capacitar clientes;
    • emitir cartas convite nos processos de compras e serviços;
    • localizar processos administrativos;
    • executar rotinas de admissão de pessoal;
    • realizar cobrança preventiva;
    • controlar material de expediente;
    • auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...);
    • preparar minutas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • fazer levantamento socioeconômico do cliente;
    • organizar eventos;
    • coletar dados;
    • acompanhar andamento dos pedidos;
    • tirar cópias de documentos;
    • demonstrar capacidade de observação;


    Setores que mais contratam Assessor de microcrédito no mercado de trabalho

    • Atividades associativas
    • Seguros de vida
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Concessão de crédito pelas oscip
    • Operadoras de cartões de débito
    • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
    • Correspondentes de instituições financeiras
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Sociedades de crédito ao microempreendedor




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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