Salário para o cargo de Analista de suporte de banco de dados
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de banco de dados - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de banco de dados

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • comunicar-se;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar criatividade;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • definir nomenclatura padrão;
  • acionar suporte de terceiros;
  • emitir pareceres técnicos;
  • elaborar especificação técnica;
  • testar sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • apresentar alternativas de solução;
  • divulgar documentação;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • documentar capacidade e performance;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • registrar ocorrências;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • propor mudanças de processos e funções;
  • prestar consultoria técnica;
  • demonstrar iniciativa;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • configurar software e hardware;
  • avaliar novas tecnologias;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • administrar banco de dados;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • orientar áreas de apoio;
  • demonstrar senso analítico;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • identificar necessidade do cliente;
  • construir ambiente de teste;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • inventariar software e hardware;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • implantar sistemas;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • documentar níveis de serviços;
  • realizar revisões técnicas;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • estabelecer padrões de software;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • instalar software;
  • consultar documentação técnica;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • trabalhar em equipe;
  • instalar hardware;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • avaliar desempenho do produto;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • documentar soluções disponíveis;
  • administrar ambiente operacional;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • divulgar solução;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • demonstrar flexibilidade;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • administrar recursos de rede;
  • comparar alternativas tecnológicas;


Setores que mais contratam Analista de suporte de banco de dados no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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