Salário para o cargo de Analista de suporte de banco de dados
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de banco de dados - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de banco de dados

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

Atividades

  • orientar áreas de apoio;
  • inventariar software e hardware;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • emitir pareceres técnicos;
  • acionar suporte de terceiros;
  • instalar software;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • prestar consultoria técnica;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • identificar necessidade do cliente;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • definir nomenclatura padrão;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • avaliar novas tecnologias;
  • divulgar solução;
  • construir ambiente de teste;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • documentar níveis de serviços;
  • implantar sistemas;
  • administrar banco de dados;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • evidenciar concentração;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar senso analítico;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • elaborar especificação técnica;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • consultar documentação técnica;
  • divulgar documentação;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • documentar capacidade e performance;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • administrar recursos de rede;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar desempenho do produto;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • administrar ambiente operacional;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • participar de fóruns de discussão;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • documentar soluções disponíveis;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • configurar software e hardware;
  • testar sistemas;
  • realizar revisões técnicas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • instalar hardware;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • apresentar alternativas de solução;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • demonstrar iniciativa;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;


Setores que mais contratam Analista de suporte de banco de dados no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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