Salário para o cargo de Analista de suporte de banco de dados
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de banco de dados - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de banco de dados

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

Atividades

  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • demonstrar flexibilidade;
  • documentar capacidade e performance;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • testar sistemas;
  • construir ambiente de teste;
  • participar de fóruns de discussão;
  • documentar níveis de serviços;
  • divulgar solução;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • inventariar software e hardware;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • elaborar especificação técnica;
  • administrar ambiente operacional;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • configurar software e hardware;
  • demonstrar senso analítico;
  • administrar recursos de rede;
  • registrar ocorrências;
  • acionar suporte de terceiros;
  • consultar documentação técnica;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • apresentar alternativas de solução;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • prestar consultoria técnica;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • divulgar documentação;
  • definir nomenclatura padrão;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • avaliar desempenho do produto;
  • instalar hardware;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • instalar software;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • administrar banco de dados;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • orientar áreas de apoio;
  • documentar soluções disponíveis;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • avaliar novas tecnologias;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • demonstrar criatividade;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • evidenciar concentração;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • estabelecer padrões de software;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • identificar necessidade do cliente;
  • realizar revisões técnicas;
  • implantar sistemas;
  • emitir pareceres técnicos;


Setores que mais contratam Analista de suporte de banco de dados no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




Profissões em Destaque: