Salário para o cargo de Analista de suporte de banco de dados
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de banco de dados - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de banco de dados

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;

Atividades

  • acionar suporte de terceiros;
  • divulgar utilização de novos padrões;
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • configurar software e hardware;
  • construir ambiente de teste;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • inventariar software e hardware;
  • avaliar novas tecnologias;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • divulgar documentação;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • orientar áreas de apoio;
  • administrar recursos de rede;
  • registrar ocorrências;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • definir nomenclatura padrão;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • avaliar desempenho do produto;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar especificação técnica;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • documentar soluções disponíveis;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • documentar capacidade e performance;
  • instalar software;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • testar sistemas;
  • administrar banco de dados;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • prestar consultoria técnica;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • documentar níveis de serviços;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • implantar sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • instalar hardware;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • realizar revisões técnicas;
  • evidenciar concentração;
  • demonstrar flexibilidade;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • consultar documentação técnica;
  • participar de fóruns de discussão;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • administrar ambiente operacional;
  • demonstrar criatividade;
  • divulgar solução;
  • identificar necessidade do cliente;
  • emitir pareceres técnicos;
  • desenvolver capacidade de memorização;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar senso analítico;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • apresentar alternativas de solução;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • estabelecer padrões de software;


Setores que mais contratam Analista de suporte de banco de dados no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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