Salário para o cargo de Analista de suporte de banco de dados
Analistas de tecnologia da informação > CBO 2124-20

Analista de suporte de banco de dados - Descrição, atividades e funções do cargo

Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais da informática
        • Analistas de tecnologia da informação

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Analistas de tecnologia da informação exercem suas atividades em qualquer setor da atividade econômica, tais como a indústria, o comércio, os serviços, a agropecuária ou a administração pública. Podem trabalhar em empresas públicas ou privadas, em geral de médio e grande portes. Seu trabalho se desenvolve, majoritariamente em equipe, de forma cooperativa, com supervisão ocasional. Não há predominância de um tipo de vínculo de trabalho: os profissionais podem ser assalariados ou trabalhador por conta-própria e trabalham em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Analistas de tecnologia da informação

Para o exercício profissional dessas ocupações, requer-se curso superior completo, em nível de bacharelado ou tecnologia. Podem, também, obter formação específica por meio de cursos de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas. A experiência profissional prévia requerida dos titulares para o exercício pleno das atividades é de um a dois anos, incluindo o tempo de estágio. Em função da inovação tecnológica, a permanência no mercado de trabalho requer atualização contínua dos profissionais.


Funções e atividades do Analista de suporte de banco de dados

Analistas de tecnologia da informação devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer padrões para ambiente de tecnologia da informação;
  • administrar ambiente de tecnologia da informação;
  • desenvolver sistemas de tecnologia da informação;
  • oferecer soluções para ambientes de tecnologia da informação;
  • elaborar documentação de sistemas de tecnologia da informação;
  • pesquisar inovações em tecnologia da informação;
  • comunicar-se;
  • prestar suporte técnico ao cliente/usuário;

Atividades

  • desenvolver capacidade de memorização;
  • realizar simulações em ambiente controlado;
  • administrar perfil de acesso às informações;
  • documentar acordo de níveis de serviço (sla);
  • adequar soluções a necessidade do cliente;
  • avaliar novas tecnologias;
  • administrar banco de dados;
  • dimensionar requisitos e funcionalidade dos sistemas;
  • escolher ferramentas de desenvolvimento;
  • planejar testes de sistemas e ambientes;
  • demonstrar criatividade;
  • comparar alternativas tecnológicas;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • definir padrões de interface com cliente/usuário;
  • descrever processos (fluxo de atividades);
  • implantar sistemas;
  • controlar acesso aos dados e recursos;
  • acionar suporte de terceiros;
  • demonstrar capacidade de antecipar cenário futuro;
  • avaliar desempenho do produto;
  • especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional;
  • identificar falhas nos sistemas;
  • realizar auditoria de sistemas;
  • definir alternativas físicas de implantação;
  • emitir pareceres técnicos;
  • documentar capacidade e performance;
  • elaborar relatórios técnicos;
  • divulgar documentação;
  • demonstrar empatia com público-alvo;
  • corrigir falhas nos sistemas;
  • participar de fóruns de discussão;
  • instalar software;
  • instalar hardware;
  • desenvolver raciocínio lógico;
  • pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado;
  • definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços;
  • divulgar solução;
  • desenvolver raciocínio abstrato;
  • elaborar diagramas (caso de uso, fluxo de dados, mapa de site etc.);
  • testar sistemas;
  • definir nomenclatura padrão;
  • participar da aprovação de infraestrutura, software e rede;
  • realizar revisões técnicas;
  • consultar fontes alternativas de informações;
  • prestar consultoria técnica;
  • definir metodologias a serem adotadas;
  • consultar documentação técnica;
  • demonstrar senso analítico;
  • participar da definição de níveis de segurança de tecnologia da informação;
  • documentar níveis de serviços;
  • propor mudanças de processos e funções;
  • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
  • monitorar performance dos sistemas;
  • executar procedimentos para melhoria de performance dos sistemas;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar proposta de fornecedores;
  • especificar a arquitetura dos sistemas;
  • evidenciar concentração;
  • documentar soluções disponíveis;
  • administrar ambiente operacional;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • elaborar especificação técnica;
  • elaborar propostas técnicas comerciais;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • construir ambiente de teste;
  • demonstrar iniciativa;
  • administrar recursos de rede;
  • registrar ocorrências;
  • orientar áreas de apoio;
  • identificar necessidade do cliente;
  • demonstrar flexibilidade;
  • apresentar alternativas de solução;
  • estabelecer padrões de software;
  • configurar software e hardware;
  • inventariar software e hardware;
  • analisar funcionalidade do produto;
  • divulgar utilização de novos padrões;


Setores que mais contratam Analista de suporte de banco de dados no mercado de trabalho

  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Bancos múltiplos, com carteira comercial
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório




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