Salário para o cargo de Coletador de preços
CBO 4241-20 > Entrevistadores e recenseadores

Coletador de preços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Coletador de preços

Um Coletador de preços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.130,12 e R$ 7.557,46, com a média salarial de R$ 2.491,40 e o salário mediana em R$ 1.405,33 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coletador de preços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.491,40 29.896,83 622,85 11,74
1º Quartil 1.130,12 13.561,42 282,53 5,33
Salário Mediana 1.405,33 16.863,96 351,33 6,62
3º Quartil 5.763,64 69.163,69 1.440,91 27,16
Teto Salarial 7.557,46 90.689,51 1.889,36 35,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 12.979 4.798,68 1.140,93 3.800,63 10.715,32 12.978,71
Barueri - SP 1.158 - 2.420 1.482,83 1.157,69 1.401,00 1.997,72 2.419,70
Rio de Janeiro - RJ 1.177 - 4.824 1.868,63 1.177,49 1.185,00 3.982,40 4.823,60
Piracicaba - SP 1.373 - 1.731 1.387,41 1.373,38 1.373,39 1.429,49 1.731,44
Belo Horizonte - MG 2.898 - 13.779 7.117,76 2.898,02 6.500,00 11.375,68 13.778,56
Brasília - DF 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Fortaleza - CE 1.508 - 3.779 2.481,96 1.508,02 2.657,01 3.120,00 3.779,04
Guarapuava - PR 1.316 - 1.797 1.399,35 1.315,85 1.401,67 1.483,40 1.796,73
São Luís - MA 1.160 - 1.552 1.230,52 1.159,99 1.270,28 1.281,27 1.551,91
Rio Claro - SP 1.433 - 2.042 1.544,75 1.433,00 1.530,00 1.686,00 2.042,13
Campinas - SP 1.206 - 2.695 1.515,06 1.206,25 1.449,02 2.225,03 2.695,02
Curitiba - PR 1.367 - 12.112 2.872,89 1.367,00 1.391,00 10.000,00 12.112,30
Maringá - PR 1.404 - 1.979 1.521,67 1.404,00 1.546,00 1.634,00 1.979,15
Londrina - PR 1.405 - 3.463 2.016,63 1.405,00 1.757,00 2.859,38 3.463,37
Imperatriz - MA 1.190 - 1.510 1.208,86 1.189,94 1.189,94 1.246,70 1.510,04
Belém - PA 1.045 - 1.704 1.278,38 1.045,00 1.316,96 1.406,75 1.703,90
Palhoça - SC 1.559 - 2.089 1.664,19 1.559,19 1.702,00 1.725,00 2.089,37
Guarulhos - SP 1.364 - 8.523 3.902,39 1.364,00 3.813,03 7.036,40 8.522,70
Salvador - BA 1.661 - 2.815 2.191,59 1.660,92 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Nova Odessa - SP 1.545 - 2.088 1.653,40 1.545,00 1.707,00 1.724,00 2.088,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.181 - 8.414 2.885,51 1.181,08 1.507,03 6.946,74 8.414,10
Paraná 1.351 - 3.008 1.693,90 1.351,24 1.442,00 2.483,13 3.007,64
Rio de Janeiro 1.155 - 4.298 1.808,62 1.154,84 1.185,00 3.548,52 4.298,07
Maranhão 1.155 - 1.590 1.222,19 1.155,46 1.189,97 1.312,42 1.589,64
Minas Gerais 1.089 - 12.399 4.532,53 1.088,88 3.050,70 10.236,90 12.399,24
Santa Catarina 1.362 - 2.743 1.686,69 1.361,98 1.559,19 2.264,86 2.743,26
Ceará 1.129 - 3.755 2.195,08 1.128,71 2.400,00 3.100,00 3.754,81
Distrito Federal 1.231 - 5.586 3.490,16 1.231,05 4.413,06 4.611,86 5.586,02
Pará 1.151 - 1.652 1.272,99 1.150,97 1.280,96 1.363,77 1.651,83
Bahia 1.089 - 2.815 1.893,66 1.088,70 2.324,23 2.324,33 2.815,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.332 1.054,17 1.045,00 1.045,00 1.100,00 1.332,35
Goiás 1.194 - 2.276 1.539,43 1.194,00 1.547,80 1.879,39 2.276,37
Mato Grosso do Sul 1.200 - 1.674 1.334,80 1.200,00 1.355,00 1.382,00 1.673,92


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coletador de preços

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • entrevistar o responsável familiar;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • preparar dados para análise;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • realizar triagem;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • verificar consistência da informação;

  • Atividades

    • atender as famílias;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • agir com perseverança;
    • sugerir alterações em questionários;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • recuperar informação não preenchida;
    • verificar cadastro;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • esclarecer dúvidas;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • quantificar consumo de produtos;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • estimar tendências;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • elaborar tabelas;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • elaborar gráficos;
    • identificar a demanda da família;
    • demonstrar credibilidade;
    • cadastrar domicílios;
    • organizar base de dados;
    • atualizar cadastro da família;
    • corrigir informação levantada;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • evidenciar senso de organização;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • codificar informações;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • identificar a situação da família;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • agendar entrevistas;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • selecionar o formulário adequado;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • cadastrar famílias;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar discernimento;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • identificar a composição familiar;
    • registrar com fidedignidade;
    • controlar a especificação do produto;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • verificar coerência da resposta;
    • coletar preços no comércio;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • manter pontualidade;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • verificar dados;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • conferir cálculos;
    • aplicar questionário de opinião;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • aplicar programas estatísticos;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • apresentar boa dicção;


    Setores que mais contratam Coletador de preços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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