Salário para o cargo de Entrevistador de campo
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Entrevistador de campo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Entrevistador de campo

Um Entrevistador de campo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.047,93 e R$ 2.734,37, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Entrevistador de campo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.047,93 12.575,20 261,98 4,86
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 2.085,35 25.024,15 521,34 9,66
Teto Salarial 2.734,37 32.812,42 683,59 12,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Entrevistador de campo

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • realizar triagem;
  • entrevistar o responsável familiar;
  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • verificar consistência da informação;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • preparar dados para análise;

  • Atividades

    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • apresentar boa dicção;
    • agendar entrevistas;
    • verificar dados;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • conferir cálculos;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • organizar base de dados;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • verificar coerência da resposta;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • corrigir informação levantada;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • aplicar questionário de opinião;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • identificar a situação da família;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • codificar informações;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • coletar preços no comércio;
    • sugerir alterações em questionários;
    • cadastrar domicílios;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • demonstrar discernimento;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • demonstrar credibilidade;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • aplicar programas estatísticos;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • elaborar gráficos;
    • selecionar o formulário adequado;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • demonstrar paciência;
    • manter pontualidade;
    • atender as famílias;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • quantificar consumo de produtos;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • cadastrar famílias;
    • recuperar informação não preenchida;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • atualizar cadastro da família;
    • controlar a especificação do produto;
    • esclarecer dúvidas;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • verificar cadastro;
    • identificar a demanda da família;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • elaborar tabelas;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • demonstrar imparcialidade;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • estimar tendências;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • identificar a composição familiar;
    • evidenciar senso de organização;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • registrar com fidedignidade;
    • agir com perseverança;


    Setores que mais contratam Entrevistador de campo no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo