Salário para o cargo de Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)
CBO 4241-05 > Entrevistadores e recenseadores

Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Aplicam questionários e roteiros de pesquisa,No caso do entrevistador social são aplicados formulários, efetuam entrevistas de opinião pública, coletam preços de bens e serviços, aplicam instrumentos para pesquisa de mercado, cadastram informantes,preenchem formulários, realizam entrevistas e atividades de campo, verificam a consistência de informações e participam do planejamento de atividades de campo.

Quanto ganha um Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)

Um Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.047,93 e R$ 2.734,37, com a média salarial de R$ 1.412,40 e o salário mediana em R$ 1.211,10 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.412,40 16.948,82 353,10 6,54
1º Quartil 1.047,93 12.575,20 261,98 4,86
Salário Mediana 1.211,10 14.533,20 302,78 5,61
3º Quartil 2.085,35 25.024,15 521,34 9,66
Teto Salarial 2.734,37 32.812,42 683,59 12,67


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Entrevistadores, recenseadores
        • Entrevistadores e recenseadores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.118 - 3.504 1.677,92 1.117,68 1.359,60 2.893,31 3.504,46
Manaus - AM 1.355 - 1.782 1.441,74 1.355,08 1.470,28 1.470,90 1.781,59
Cuiabá - MT 1.045 - 1.460 1.085,88 1.045,00 1.045,00 1.205,48 1.460,12
Belo Horizonte - MG 1.069 - 2.046 1.281,41 1.069,28 1.150,00 1.688,79 2.045,52
Rio de Janeiro - RJ 1.045 - 2.664 1.405,44 1.045,00 1.151,60 2.199,42 2.664,01
Belém - PA 1.120 - 1.469 1.180,40 1.120,12 1.213,06 1.213,06 1.469,29
Jundiaí - SP 1.732 - 3.370 2.467,57 1.731,84 2.678,00 2.782,43 3.370,16
Vitoria - ES 1.083 - 1.805 1.235,51 1.082,88 1.211,10 1.490,06 1.804,80
Fortaleza - CE 1.045 - 1.492 1.116,91 1.045,00 1.096,35 1.232,19 1.492,46
Recife - PE 1.047 - 2.301 1.432,82 1.046,93 1.240,00 1.900,00 2.301,34
Brasília - DF 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Porto Alegre - RS 1.100 - 2.944 1.459,78 1.100,00 1.100,00 2.430,94 2.944,42
Canoas - RS 1.397 - 1.721 1.412,59 1.396,60 1.416,63 1.420,51 1.720,56
Salvador - BA 1.079 - 1.905 1.204,65 1.078,81 1.079,55 1.572,92 1.905,17
Curitiba - PR 1.045 - 2.823 1.504,00 1.045,00 1.400,63 2.330,91 2.823,26
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.351 1.062,66 1.045,00 1.045,00 1.115,64 1.351,30
Guarulhos - SP 1.162 - 1.894 1.373,34 1.162,43 1.521,00 1.563,86 1.894,19
Natal - RN 1.021 - 1.640 1.133,98 1.020,65 1.100,00 1.354,38 1.640,46
João Pessoa - PB 1.066 - 1.300 1.070,17 1.065,76 1.073,20 1.073,20 1.299,89
São Gonçalo - RJ 1.045 - 1.288 1.049,58 1.045,00 1.045,00 1.063,33 1.287,94


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.136 - 3.522 1.713,23 1.135,58 1.401,00 2.907,59 3.521,76
Amazonas 1.350 - 1.782 1.440,31 1.349,79 1.470,28 1.470,89 1.781,59
Mato Grosso 1.045 - 1.582 1.111,79 1.045,00 1.045,00 1.305,85 1.581,69
Minas Gerais 1.050 - 2.496 1.353,33 1.049,87 1.150,00 2.060,74 2.496,03
Rio de Janeiro 1.045 - 2.292 1.302,08 1.045,00 1.100,00 1.892,52 2.292,27
Rio Grande do Sul 1.100 - 2.425 1.457,05 1.100,00 1.416,63 2.002,40 2.425,36
Ceará 1.047 - 1.479 1.113,27 1.047,49 1.096,35 1.221,37 1.479,36
Pará 1.121 - 1.598 1.207,21 1.120,60 1.213,06 1.319,60 1.598,33
Pernambuco 1.046 - 2.301 1.376,24 1.045,92 1.065,76 1.900,00 2.301,34
Espírito Santo 1.069 - 1.835 1.234,61 1.069,46 1.211,10 1.515,17 1.835,21
Paraná 1.078 - 2.409 1.403,42 1.077,58 1.221,93 1.988,86 2.408,97
Distrito Federal 1.117 - 3.082 1.523,18 1.116,62 1.180,52 2.544,47 3.081,93
Bahia 1.067 - 1.870 1.190,07 1.067,49 1.079,55 1.543,85 1.869,95
Rio Grande do Norte 1.028 - 1.512 1.105,59 1.028,17 1.065,76 1.248,39 1.512,08
Santa Catarina 1.110 - 3.372 1.683,80 1.109,86 1.465,00 2.784,26 3.372,38
Paraíba 1.066 - 1.300 1.068,89 1.065,76 1.067,00 1.073,20 1.299,89
Goiás 1.045 - 2.327 1.327,34 1.045,00 1.072,00 1.921,17 2.326,97
Alagoas 1.089 - 1.497 1.186,41 1.088,59 1.200,00 1.236,00 1.497,08
Roraima 1.045 - 1.266 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.045,00 1.265,74
Maranhão 1.051 - 1.846 1.200,04 1.051,00 1.193,60 1.523,90 1.845,79
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.864 1.155,72 1.085,74 1.085,74 1.539,00 1.864,08
Rondônia 1.177 - 3.028 1.926,65 1.177,00 1.816,30 2.500,00 3.028,08


Principais locais de trabalho

Entrevistadores e recenseadores podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Entrevistadores e recenseadores

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais)

Entrevistadores e recenseadores devem:

  • aplicar questionários e roteiros de pesquisa;
  • verificar consistência da informação;
  • preparar dados para análise;
  • efetuar entrevistas de opinião pública;
  • realizar triagem;
  • cadastrar informantes e famílias;
  • participar do planejamento da atividade de campo;
  • aplicar instrumento para pesquisa de mercado;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coletar preços de bens e serviços;
  • entrevistar o responsável familiar;

  • Atividades

    • organizar base de dados;
    • coletar informações sociodemográficas, em domicílios;
    • procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa;
    • conferir a veracidade das informações dos rf nas visitas em domicílios;
    • tabular dados de pesquisas específicas;
    • entrevistar famílias em domicílios, instituições/equipamentos de acolhimento, locais externos, comunidades;
    • agir com perseverança;
    • efetuar pesquisa de audiência;
    • demonstrar discernimento;
    • participar na elaboração do instrumento de coleta de dados;
    • organizar roteiro da pesquisa;
    • cadastrar domicílios;
    • aplicar questionário de pesquisa de potencial de mercado;
    • verificar coerência da resposta;
    • apresentar legibilidade de grafia;
    • demonstrar imparcialidade;
    • verificar dados;
    • aplicar questionário de fidelidade de marca;
    • conferir cálculos;
    • aplicar pré-teste do questionário;
    • atualizar cadastro da família;
    • esclarecer dúvidas;
    • efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone;
    • agendar entrevista domiciliar;
    • indicar exclusão e mudanças em cadastros;
    • receber treinamento para realização da pesquisa;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • aplicar questionário de opinião;
    • participar de mutirões e ações itinerantes;
    • evidenciar cordialidade no trato com as pessoas;
    • reconhecer a área geográfica designada para a pesquisa;
    • cadastrar novas empresas e novas construções;
    • organizar as informações e os documentos para controle interno;
    • elaborar tabelas;
    • cumprir cronograma da pesquisa;
    • registrar com fidedignidade;
    • realizar busca ativa das famílias;
    • efetuar entrevista em profundidade;
    • encaminhar para órgãos competentes, se necessário;
    • verificar erros de preenchimento em questionários/formulários;
    • atender os grupos populacionais tradicionais e específicos ( aldeias indígenas, quilombolas, pessoas sem documento, entre outros);
    • demonstrar objetividade na coleta de dados;
    • aplicar questionário de pesquisa de satisfação do consumidor;
    • quantificar consumo de produtos;
    • aplicar formulários de preços em empresas;
    • identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar;
    • identificar a composição familiar;
    • verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa;
    • cadastrar famílias;
    • demonstrar paciência;
    • aplicar programas estatísticos;
    • verificar cadastro;
    • agendar entrevistas;
    • estimar tendências;
    • demonstrar noções de microinformática;
    • levantar informações de preços, por meio eletrônico;
    • recuperar informação não preenchida;
    • contatar informantes para verificar variações de preços;
    • evidenciar senso de organização;
    • identificar a demanda da família;
    • comparar preços e dados de coleta;
    • informar supervisão sobre mudanças nos produtos e serviços coletados;
    • elaborar gráficos;
    • instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário;
    • orientar rf sobre programas sociais e políticas públicas;
    • aplicar cálculos estatísticos;
    • auxiliar na obtenção de dados;
    • selecionar o formulário adequado;
    • identificar a situação da família;
    • coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios;
    • codificar informações;
    • demonstrar credibilidade;
    • controlar a especificação do produto;
    • identificar o responsável familiar com base em documentos;
    • aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços;
    • coletar preços no comércio;
    • identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio);
    • manter pontualidade;
    • substituir domicílios amostrados e informantes;
    • demonstrar capacidade de comunicar-se;
    • conferir instrumentos de coleta;
    • esclarecer para o rf objetivos do cadastro único;
    • aplicar teste de aceitação de produto;
    • preencher questionário/ formulário manual e digitalmente;
    • sugerir alterações em questionários;
    • esclarecer dúvidas referentes à pesquisa;
    • esclarecer objetivo da pesquisa;
    • corrigir informação levantada;
    • apresentar boa dicção;
    • atender as famílias;


    Setores que mais contratam Agente de coleta ( censo e pesquisas amostrais) no mercado de trabalho

    • Instalação e manutenção elétrica
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços de engenharia
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Treinamento em informática
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisas de mercado e de opinião pública
    • Serviços de cartografia, topografia e geodésia
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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