Salário para o cargo de Trapezista
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-55

Trapezista - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Trapezista

Um Trapezista trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 1.348,74 e o salário mediana em R$ 1.348,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Trapezista

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.348,74 16.184,88 337,19 6,13
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 1.348,74 16.184,88 337,19 6,13
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Trapezista

Artistas de circo (circenses) devem:

  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • frequentar cursos de atualização;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • trabalhar em equipe;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • montar o aparelho;
    • respeitar ética profissional;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • selecionar música;
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • fazer concentração;
    • pesquisar tecnologias;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • criar guarda roupa;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • transmitir ética circense;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • confeccionar o aparelho;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • preparar a entrada do artista;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • fazer aquecimento;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • desmontar o aparelho;
    • pesquisar truques;
    • respeitar relações de trabalho;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • conquistar empatia do público;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adquirir técnicas para cair;
    • dar entrevistas;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar aparelhos;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • criar maquiagem;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • definir coreografia;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • motivar os alunos;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • desenvolver disciplina;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • fazer alongamento;
    • misturar os números criando outros;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • pesquisar materiais;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • definir equipamentos de segurança;


    Setores que mais contratam Trapezista no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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