Salário para o cargo de Faquir
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Faquir - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Faquir

Um Faquir trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.045,00 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Faquir

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.045,00 12.540,00 261,25 5,35
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Faquir

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • inventar números;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • fazer alongamento;
    • montar o aparelho;
    • selecionar música;
    • confeccionar o aparelho;
    • conquistar empatia do público;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • fazer concentração;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • criar guarda roupa;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • trabalhar em equipe;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • criar maquiagem;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • pesquisar tecnologias;
    • respeitar relações de trabalho;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • transmitir ética circense;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • pesquisar aparelhos;
    • respeitar ética profissional;
    • definir coreografia;
    • fazer aquecimento;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • preparar a entrada do artista;
    • pesquisar truques;
    • misturar os números criando outros;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • adquirir técnicas para cair;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • desenvolver disciplina;
    • frequentar cursos de atualização;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • pesquisar materiais;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • definir equipamentos de segurança;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • estabelecer comunicação com o público;
    • dar entrevistas;
    • desmontar o aparelho;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • motivar os alunos;


    Setores que mais contratam Faquir no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Condomínios prediais
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens

    Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Chefe de bilheteria