Salário para o cargo de Projetista de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Projetista de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Projetista de som

Um Projetista de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Projetista de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.193,58 14.322,90 298,39 5,65
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 4.149,49 49.793,92 1.037,37 19,64
Teto Salarial 5.440,94 65.291,28 1.360,24 25,75


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Projetista de som

Técnicos em áudio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • operar sistemas de sonorização;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • compilar registros sonoros;
  • operar sistemas de gravação;
  • tratar registros sonoros;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;

  • Atividades

    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • definir mapa de palco e input list;
    • mixar músicas;
    • orçar evento;
    • gerenciar repertório;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • demonstrar criatividade;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • demonstrar paciência;
    • equalizar registros sonoros;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • mixar banda musical;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • selecionar estilos musicais;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • minimizar ruídos e distorções;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • definir padrões de sincronismo;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • discutir briefing do evento;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • demonstrar concentração;
    • interagir com o público;
    • demonstrar iniciativa;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • editar registros sonoros;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • mapear pistas de gravação;
    • identificar público alvo;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • adequar repertório ao público;
    • selecionar repertório;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • cumprir roteiro do evento;
    • operar equipamentos específicos;
    • conduzir a pista;
    • configurar sistemas de gravação;
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • participar de reunião com área de produção;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • demonstrar flexibilidade;
    • passar o som (sound check);
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • divulgar trabalho;
    • interagir com áreas afins;
    • selecionar registros sonoros;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • substituir equipamentos com defeito;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • analisar sinais de áudio;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • monitorar sinais gravados;
    • sugerir fornecedores;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • lidar com imprevistos;
    • analisar ambiente de gravação;
    • trabalhar com precisão;
    • trabalhar sob pressão;
    • gerar master;
    • organizar repertório;
    • configurar sistemas de sonorização;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • limpar equipamentos;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • inserir áudio descrição;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • embalar equipamentos;
    • orientar microfonista e assistente;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;


    Setores que mais contratam Projetista de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Escultor
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Escultor