Salário para o cargo de Desenhista de som
CBO 3741-20 > Técnicos em áudio

Desenhista de som - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Configuram, operam e monitoram sistemas de sonorização e gravação, tratam e compilam registros sonoros como editar registros, sincronizar e mixar músicas, criam projetos de sistemas de sonorização e gravação, instalam/desinstalam e testam funcionamento de equipamentos de áudio e acessórios, executam músicas e arquivos sonoros, selecionando e gerenciando repertório, pesquisam novas tecnologias de reprodução de áudio e tendências musicais. No caso dos DJ,s conduzem as pistas de dança.

Quanto ganha um Desenhista de som

Um Desenhista de som trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.193,58 e R$ 5.440,94, com a média salarial de R$ 2.221,70 e o salário mediana em R$ 1.676,45 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista de som

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.221,70 26.660,39 555,42 10,51
1º Quartil 1.193,58 14.322,90 298,39 5,65
Salário Mediana 1.676,45 20.117,40 419,11 7,93
3º Quartil 4.149,49 49.793,92 1.037,37 19,64
Teto Salarial 5.440,94 65.291,28 1.360,24 25,75


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de aparelhos de sonorização, cenografia e projeção
        • Técnicos em áudio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Santo André - SP 1.351 - 3.960 1.917,28 1.350,81 1.363,92 3.269,03 3.959,55
São Paulo - SP 1.940 - 5.421 3.114,70 1.939,93 3.250,27 4.475,65 5.421,04
Goiânia - GO 1.236 - 4.647 2.243,89 1.236,10 1.800,28 3.836,39 4.646,75
Foz do Iguaçu - PR 1.378 - 3.414 2.203,72 1.377,86 2.411,09 2.818,56 3.413,92
Porto Alegre - RS 1.239 - 2.707 1.754,69 1.239,46 1.542,00 2.235,00 2.707,10


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.233 - 5.524 2.504,85 1.232,69 2.141,84 4.560,97 5.524,38
Paraná 1.238 - 3.085 1.816,87 1.237,62 1.791,95 2.546,91 3.084,90
Goiás 1.213 - 4.647 2.148,99 1.212,70 1.700,55 3.836,39 4.646,75
Minas Gerais 1.223 - 3.610 1.836,69 1.222,50 1.600,00 2.980,22 3.609,73
Rio Grande do Sul 1.218 - 2.707 1.579,88 1.217,97 1.449,15 2.235,00 2.707,10
Rio de Janeiro 1.262 - 2.748 1.768,82 1.262,00 1.867,93 2.268,41 2.747,57


Principais locais de trabalho

Técnicos em áudio trabalham em emissoras de radio e televisão, estúdios, shows, casas noturnas, festas, palestras, eventos, filmagens, predominantemente como autônomos, No caso dos sonoplastas e analistas musicais atuam como assalariados com carteira assinada, Executam suas atividades sob supervisão ocasional e em equipe, exceção feita aos DJs e aos analistas musicais que trabalham de forma individual, Trabalham em horários irregulares, em ambientes fechados, à céu aberto ou ainda em veículos, Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e frequentemente, são expostos a ruídos intensos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em áudio

Requer-se formação pós-secundária e cursos de especialização para projetista de sistema de áudio e projetista de som, formação de nível médio e especialização de até quatrocentas horas-aula para os demais profissionais, sendo que para o microfonista e técnico em instalação de equipamentos de áudio podem ser menores. O pleno desempenho das atividades dos técnicos em gravação de áudio ocorre após um ou dois anos, a dos DJs após três ou quatro anos, a dos projetistas sistema de áudio e dos projetistas de som, após cinco anos de experiência e a dos sonoplastas e analistas musicais requer conhecimento e prática na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Desenhista de som

Técnicos em áudio devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar registros sonoros;
  • comunicar-se;
  • projetar sistema de sonorização e gravação;
  • operar sistemas de gravação;
  • executar músicas e arquivos sonoros;
  • compilar registros sonoros;
  • montar equipamentos de Áudio e acessórios;
  • operar sistemas de sonorização;

  • Atividades

    • configurar sistemas de sonorização;
    • preparar sistema de monitoração para gravação;
    • sugerir fornecedores;
    • definir demanda de energia elétrica de sistema;
    • conferir funcionamento de sistema de áudio;
    • definir mapa de palco e input list;
    • demonstrar flexibilidade;
    • colher informações sobre evento de sonorização e gravação;
    • trabalhar com precisão;
    • interagir com o público;
    • definir necessidades técnicas do evento;
    • equalizar registros sonoros;
    • sublimar gosto musical pessoal;
    • adequar volume e equalização para o ambiente/situação;
    • encaminhar programação musical para ecad;
    • identificar público alvo;
    • conferir sistema de energia elétrica e aterramento;
    • acionar serviço de manutenção de equipamentos;
    • discutir briefing do evento;
    • orientar microfonista e assistente;
    • organizar repertório;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • avaliar características de fonte sonora (timbre, formato e tipo);
    • transferir registros sonoros para locais predefinidos;
    • posicionar equipamentos de áudio;
    • cumprir roteiro do evento;
    • apresentar estilos musicais para clientes e/ou superiores;
    • mixar músicas;
    • avaliar qualidade do produto sonoro;
    • definir padrões de sincronismo;
    • demonstrar capacidade de atenção a detalhes;
    • selecionar registros sonoros;
    • arquivar registros sonoros em locais predefinidos;
    • gerenciar repertório;
    • ajustar estruturas de ganho de sistema;
    • verificar dimensões físicas do local;
    • marcar pontos específicos de faixas, rolos e arquivos digitais;
    • demonstrar concentração;
    • alinhar sistemas de gravação;
    • posicionar transdutores eletroacústicos;
    • passar o som (sound check);
    • definir ângulos de cobertura, níveis de pressão sonora e resposta de frequência;
    • conduzir a pista;
    • inserir áudio descrição;
    • escolher meio de registro (mídia);
    • participar de reunião com área de produção;
    • demonstrar criatividade;
    • arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas;
    • limpar equipamentos;
    • identificar parâmetros acústicos do local;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • demonstrar sensibilidade musical;
    • trabalhar sob pressão;
    • embalar equipamentos;
    • supervisionar transporte de equipamentos;
    • testar funcionamento de equipamentos;
    • emular ambientes em registros sonoros;
    • interagir com áreas afins;
    • instalar/desinstalar transdutores;
    • sincronizar músicas na mesma batida;
    • analisar ambiente de gravação;
    • pesquisar efeitos sonoros (foley);
    • misturar sinais de fontes de áudio;
    • checar níveis de interferência em sistema;
    • analisar sinais de áudio;
    • conferir uniformidade de distribuição de áudio;
    • ordenar faixas e rolos em sequência predeterminada;
    • pesquisar trilhas sonoras;
    • controlar dinâmica de registros sonoros;
    • demonstrar paciência;
    • conectar/desconectar sistema de caixas acústicas;
    • pesquisar novas tecnologias de reprodução de áudio;
    • mapear pistas de gravação;
    • equilibrar sinais de fontes de áudio;
    • orçar evento;
    • gravar sinais em meio de registro (mídia);
    • editar registros sonoros;
    • captar sinais de áudio para sistema de gravação;
    • distribuir sinais de áudio para outros sistemas;
    • alinhar sistemas de sonorização;
    • minimizar ruídos e distorções;
    • lidar com imprevistos;
    • trabalhar em equipe;
    • adequar repertório ao público;
    • analisar registros sonoros mixados;
    • conectar/desconectar sinais de áudio;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • executar projeto de instalação de equipamentos;
    • configurar sistemas de gravação;
    • mixar banda musical;
    • verificar condições de infraestrutura para acesso e instalação de equipamentos;
    • selecionar estilos musicais;
    • gerar desenhos e diagramas de instalação (asbuilt);
    • substituir equipamentos com defeito;
    • selecionar transdutores eletroacústicos;
    • pesquisar músicas (tendências de mercado, cultura);
    • operar equipamentos específicos;
    • demonstrar capacidade de memorização;
    • monitorar sinais gravados;
    • selecionar repertório;
    • demonstrar iniciativa;
    • divulgar trabalho;
    • analisar roteiro de programação musical;
    • selecionar equipamentos de áudio;
    • gerar master;
    • equilibrar diferenças de registros sonoros mixados;
    • especificar equipamentos, microfones, transdutores, cabos e conectores (rider técnico);
    • manipular arquivos de áudio (digital e analógico);


    Setores que mais contratam Desenhista de som no mercado de trabalho

    • Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais não especificados anteriormente, sem operador
    • Atividades de sonorização e de iluminação
    • Comércio varejista de móveis
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Atividades de organizações religiosas
    • Produção musical
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes
    • Hotéis
    • Fabricação de transformadores, indutores, conversores, sincronizadores e semelhantes, peças e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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