Salário para o cargo de Técnico de resseguros
CBO 3517-35 > Técnicos de seguros

Técnico de resseguros - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Contatam corretores, segurados e equipe de trabalho, para comercializar seguros e para facilitar o relacionamento empresa- cliente, subscrevem e inspecionam riscos, operacionalizam cálculos de prêmios e outros procedimentos para cessão e recuperação de resseguros e co-seguros, executam regulação e liquidação de sinistros. Desenvolvem novas modalidades de seguros. Elaboram documentação técnica.

Quanto ganha um Técnico de resseguros

Um Técnico de resseguros trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.175,02 e R$ 15.124,11, com a média salarial de R$ 6.235,14 e o salário mediana em R$ 4.701,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de resseguros

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.235,14 74.821,63 1.558,78 30,12
1º Quartil 3.175,02 38.100,27 793,76 15,34
Salário Mediana 4.701,60 56.419,20 1.175,40 22,72
3º Quartil 11.534,29 138.411,54 2.883,57 55,73
Teto Salarial 15.124,11 181.489,36 3.781,03 73,07


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos de seguros

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.392 - 11.680 5.498,57 2.392,15 4.701,60 9.642,89 11.679,76
Rio de Janeiro - RJ 2.966 - 30.266 10.389,07 2.965,78 5.148,25 24.987,94 30.266,14


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.291 - 11.465 5.323,13 2.290,52 4.701,60 9.465,34 11.464,70
Rio de Janeiro 2.300 - 30.266 9.907,44 2.299,59 5.125,00 24.987,94 30.266,14


Principais locais de trabalho

Técnicos de seguros trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos de seguros

O exercício desse cargo requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Técnico de resseguros

Técnicos de seguros devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver produtos;
  • comercializar seguros;
  • inspecionar riscos;
  • elaborar documentação técnica;
  • operacionalizar cessão e recuperação de resseguros e cosseguros;
  • executar regulação e liquidação de sinistros;
  • subscrever riscos;

  • Atividades

    • apurar rentabilidade do seguro;
    • pesquisar legislação;
    • raciocinar de forma lógica;
    • auxiliar no treinamento e desenvolvimento de pessoal envolvido com o produto;
    • definir procedimentos de inspeção;
    • conciliar conta corrente com ressegurador e co-segurador;
    • agir com persuasão;
    • agir com paciência;
    • sugerir valor segurável;
    • encerrar processos;
    • propor sindicância;
    • juntar documentação para licitações;
    • analisar condições propostas para o seguro;
    • identificar exposição e agravação física e moral do risco;
    • preparar documentação e relação de sinistros pendentes e pagos;
    • testar equipamentos de segurança contra incêndio;
    • liquidar sinistro (pagamento ao beneficiário ou ao segurado);
    • identificar novos nichos de mercado;
    • encaminhar processos para ressarcimento e ou recuperação;
    • solicitar documentação;
    • obter aprovação interna do produto;
    • recomendar medidas de prevenção de perdas;
    • dar suporte técnico e comercial aos clientes;
    • demonstrar capacidade de pesquisa;
    • informar dados para elaboração de nota técnica (custo de comercialização, sinistralidade);
    • registrar sinistros;
    • preparar documentação e relação de riscos cedidos (mapa ou borderô);
    • calcular prêmios;
    • agir com empatia;
    • avisar ressegurador e cossegurados dos sinistros ocorridos;
    • analisar contrato;
    • incrementar produção junto aos canais de distribuição;
    • agir com objetividade;
    • fornecer cotação e condições do seguro;
    • solicitar adiantamento de recuperação;
    • criar normas e procedimentos internos;
    • pesquisar mercado concorrente;
    • demonstrar capacidade de decisão;
    • comparar produtos de concorrentes;
    • fotografar objeto do seguro;
    • avaliar dinâmica do sinistro, com nexo causal (causa e efeito);
    • consultar demais áreas da empresa;
    • negociar orçamentos;
    • acompanhar implementação do produto;
    • obter informações sobre características físicas e morais do risco;
    • expressar-se de forma oral e escrita;
    • calcular prêmios e recuperação de resseguros;
    • elaborar parecer técnico;
    • analisar relatórios de inspeção, laudos médicos e questionários;
    • redigir condições contratuais para novos produtos;
    • implementar parcerias com corretores e outros canais de distribuição;
    • transmitir informações sobre necessidades de clientes;
    • verificar implementação das medidas sugeridas;
    • processar documentos (apólices, aditamentos, endossos, averbações);
    • requisitar laudos médicos e inspeções;
    • levantar necessidades dos clientes;
    • dar provas de credibilidade;
    • avaliar danos e orçamentos;
    • verificar documentação do objeto de inspeção;
    • demonstrar senso de observação;
    • submeter propostas às normas de subscrição da companhia;
    • apurar índice de sinistralidade do segurado;
    • agendar inspeção;
    • enviar avisos de renovação de seguros;
    • enquadrar propostas às condições de resseguro e cosseguro da companhia;
    • promover ajustes no produto;
    • assistir ao desenvolvimento do sistema de informática;
    • monitorar resultados da carteira;
    • preparar relatório técnico de sinistros;
    • captar novos negócios e clientes;
    • recepcionar pedidos de cotação e ou propostas;
    • conceituar o produto;
    • demonstrar flexibilidade;
    • divulgar produtos;
    • elaborar relatórios de inspeção e vistoria;


    Setores que mais contratam Técnico de resseguros no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Resseguros
    • Seguros não-vida
    • Serviços de engenharia
    • Serviços de reboque de veículos
    • Seguros de vida
    • Sociedades de capitalização
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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