Salário para o cargo de Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Um Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.109,04 e R$ 4.007,16, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.109,04 13.308,48 277,26 6,00
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 3.056,03 36.672,41 764,01 16,53
Teto Salarial 4.007,16 48.085,96 1.001,79 21,67


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Teresina - PI 1.087 - 3.282 1.703,44 1.087,08 1.500,00 2.709,53 3.281,86


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Locutor de chamadas (promocionais e institucionais)

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • preparar conteúdo para apresentação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comentar os fatos;
  • anunciar produtos e serviços;
  • apresentar eventos;
  • entrevistar pessoas;
  • gravar voz para mídias;
  • narrar transmissão de eventos;
  • apresentar programas e noticiários;

  • Atividades

    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • seguir o roteiro do evento;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • redigir a notícia;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • formular perguntas;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • mediar debates;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • chamar reportagem;
    • apresentar os participantes do evento;
    • opinar a respeito do evento;
    • ensaiar a apresentação;
    • fazer enquete;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • participar da definição da pauta;
    • delimitar o conteúdo;
    • locutar audiodescrição;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • ancorar programas;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • ler o texto no ar;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • demonstrar credibilidade;
    • noticiar fatos;
    • locutar documentários;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • demonstrar cordialidade;
    • selecionar material;
    • anunciar programação;
    • descrever o evento;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • ler os comerciais no ar;
    • posicionar os participantes do evento;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • animar o programa;
    • demonstrar flexibilidade;
    • editar textos;
    • levantar informações e dados;
    • demonstrar dinamismo;
    • rebater o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • chamar os comerciais;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • instruir o entrevistado;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • analisar roteiro de apresentação;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • demonstrar imparcialidade;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • anunciar chamadas;
    • interromper o entrevistado;
    • administrar tempo para o evento;
    • editar material gravado;
    • gravar reportagens;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • checar as informações;
    • passar o texto;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • envolver o entrevistado;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • organizar as informações;
    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • provocar o entrevistado;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • construir a cena;


    Setores que mais contratam Locutor de chamadas (promocionais e institucionais) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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