Salário para o cargo de Diretor de arte (publicidade)
CBO 2531-25 > Profissionais de publicidade

Diretor de arte (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de arte (publicidade)

Um Diretor de arte (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.491,92 e R$ 11.741,11, com a média salarial de R$ 4.945,83 e o salário mediana em R$ 3.652,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de arte (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.945,83 59.349,93 1.236,46 23,30
1º Quartil 2.491,92 29.902,99 622,98 11,74
Salário Mediana 3.652,00 43.824,00 913,00 17,21
3º Quartil 8.954,27 107.451,29 2.238,57 42,19
Teto Salarial 11.741,11 140.893,36 2.935,28 55,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.699 - 16.086 6.800,20 2.699,24 5.500,00 13.280,33 16.085,54
Rio de Janeiro - RJ 2.143 - 13.124 5.464,83 2.143,33 4.563,00 10.835,00 13.123,68
Curitiba - PR 2.057 - 7.776 3.916,40 2.057,00 3.500,00 6.419,94 7.776,02
Fortaleza - CE 1.575 - 6.797 3.090,28 1.575,44 2.500,00 5.611,31 6.796,59
Porto Alegre - RS 2.026 - 8.282 3.943,93 2.025,51 3.128,00 6.837,63 8.281,94
Barueri - SP 2.088 - 11.212 5.132,00 2.087,57 4.500,00 9.256,73 11.212,03
Brasília - DF 1.763 - 9.634 4.184,89 1.763,00 3.500,00 7.954,15 9.634,31
Campinas - SP 2.477 - 11.670 5.135,24 2.476,92 4.227,00 9.634,50 11.669,59
Joinville - SC 1.941 - 8.074 4.047,96 1.941,00 4.000,00 6.666,18 8.074,28
Ribeirão Preto - SP 2.006 - 5.590 3.060,19 2.006,00 2.823,50 4.615,55 5.590,49
Goiânia - GO 1.584 - 8.896 3.468,19 1.583,91 2.500,00 7.344,45 8.895,82
Blumenau - SC 1.666 - 6.978 3.670,04 1.666,00 3.750,00 5.761,30 6.978,26
Belo Horizonte - MG 2.135 - 8.674 4.127,88 2.135,00 3.500,00 7.161,60 8.674,34
São Caetano do Sul - SP 2.982 - 20.023 9.464,50 2.981,78 8.595,00 16.530,89 20.022,71
Recife - PE 1.771 - 11.606 4.334,21 1.771,44 3.015,00 9.582,21 11.606,26
Campo Grande - MS 1.815 - 6.220 2.969,13 1.815,28 2.500,00 5.135,56 6.220,34
Londrina - PR 1.938 - 5.701 2.935,52 1.938,29 2.500,00 4.706,86 5.701,09
Uberlândia - MG 1.615 - 7.883 3.387,18 1.614,83 2.633,00 6.508,33 7.883,09
Valinhos - SP 2.492 - 6.495 3.512,35 2.492,17 3.200,00 5.362,50 6.495,22
Cotia - SP 2.624 - 19.101 8.235,78 2.624,00 7.200,00 15.770,20 19.101,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.295 - 14.661 6.015,31 2.295,01 4.719,00 12.103,84 14.660,54
Santa Catarina 1.958 - 6.895 3.572,19 1.958,30 3.381,00 5.692,46 6.894,88
Paraná 1.933 - 7.527 3.620,45 1.932,72 3.101,00 6.214,65 7.527,37
Rio Grande do Sul 1.809 - 8.799 3.678,24 1.809,45 2.700,00 7.264,21 8.798,63
Rio de Janeiro 1.918 - 12.077 4.847,52 1.918,27 3.500,00 9.970,88 12.077,03
Minas Gerais 1.756 - 6.873 3.241,52 1.755,89 2.752,00 5.674,44 6.873,05
Ceará 1.536 - 6.355 2.919,43 1.536,31 2.500,00 5.246,37 6.354,56
Goiás 1.726 - 9.065 3.722,85 1.726,17 2.800,00 7.484,50 9.065,45
Pernambuco 1.571 - 9.192 3.574,85 1.570,93 2.500,00 7.588,99 9.192,01
Espírito Santo 1.676 - 5.548 3.119,96 1.675,86 3.276,00 4.580,14 5.547,61
Distrito Federal 1.763 - 9.634 4.184,89 1.763,00 3.500,00 7.954,15 9.634,31
Bahia 1.542 - 11.049 3.956,49 1.542,31 2.500,00 9.122,00 11.048,84
Mato Grosso do Sul 1.769 - 5.968 2.873,23 1.768,55 2.500,00 4.927,00 5.967,73
Mato Grosso 1.441 - 6.000 3.167,65 1.440,57 3.400,00 4.953,42 5.999,73
Sergipe 1.547 - 5.083 2.794,62 1.547,20 2.667,00 4.196,40 5.082,81
Maranhão 1.513 - 4.318 2.593,53 1.513,33 2.568,00 3.564,60 4.317,55
Pará 1.804 - 8.220 3.560,07 1.804,00 2.500,00 6.786,67 8.220,21
Amazonas 1.567 - 5.652 2.538,33 1.566,67 1.890,50 4.666,67 5.652,41
Rio Grande do Norte 1.667 - 3.049 2.092,42 1.666,67 2.000,00 2.517,67 3.049,47
Alagoas 2.292 - 5.811 3.317,89 2.291,50 3.200,00 4.798,00 5.811,48
Tocantins 2.160 - 3.768 2.867,62 2.160,00 3.099,13 3.111,00 3.768,14
Roraima 1.811 - 5.013 2.883,00 1.811,00 2.874,00 4.139,00 5.013,28
Piauí 1.468 - 9.463 4.262,00 1.468,00 2.604,00 7.813,00 9.463,34


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de arte (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • vender serviços publicitários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar setores;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;
  • contratar fornecedores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • desenvolver propaganda e promoções;

  • Atividades

    • identificar necessidades do cliente;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar área de mídia;
    • acordar briefing com cliente;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • adaptar linguagem ao público;
    • administrar conflitos;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • explicar formas de pagamento;
    • contratar serviços de publicidade;
    • criar campanhas publicitárias;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • demonstrar poder de síntese;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • fazer previsão orçamentária;
    • criar ações de merchandising;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • definir conceito de produto e serviço;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • pesquisar novas recomendações;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • criar peças publicitárias;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • antever cenários futuros;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • definir target (público alvo);
    • assumir riscos;
    • preparar cronograma;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • mapear dados secundários;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • demonstrar criatividade;
    • rever processo criativo;
    • comprar espaço na mídia;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • comunicar imagem de clientes;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • detectar tendências de mercado;
    • apresentar tabelas de preços;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • analisar concorrência;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • demonstrar senso estético;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • selecionar fornecedores;
    • demonstrar flexibilidade;
    • demonstrar proatividade;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar liderança;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • definir conceito de campanhas;
    • traçar planejamento de campanha;
    • demonstrar dinamismo;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • analisar perfil do público alvo;
    • apresentar projeto para cliente;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • definir necessidades do cliente;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • determinar fornecedores;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • analisar demanda do cliente;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • demonstrar senso crítico;
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;


    Setores que mais contratam Diretor de arte (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Marketing direto
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico