Salário para o cargo de Diretor de mídia (publicidade)
CBO 2531-20 > Profissionais de publicidade

Diretor de mídia (publicidade) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Desenvolvem propagandas e promoções, estruturando estratégia de projetos, planejamento estratégico, venda de serviços publicitários.

Quanto ganha um Diretor de mídia (publicidade)

Um Diretor de mídia (publicidade) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.575,40 e R$ 14.433,45, com a média salarial de R$ 5.750,26 e o salário mediana em R$ 4.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de mídia (publicidade)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.750,26 69.003,14 1.437,57 27,29
1º Quartil 2.575,40 30.904,82 643,85 12,22
Salário Mediana 4.000,00 48.000,00 1.000,00 18,98
3º Quartil 11.007,56 132.090,77 2.751,89 52,23
Teto Salarial 14.433,45 173.201,39 3.608,36 68,49


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências sociais e humanas
      • Profissionais de relações públicas, publicidade, marketing e comercialização
        • Profissionais de publicidade

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.837 - 20.044 7.941,50 2.836,57 6.000,00 16.548,80 20.044,40
Rio de Janeiro - RJ 2.705 - 17.663 6.966,91 2.704,57 5.000,00 14.582,91 17.663,26
Fortaleza - CE 1.853 - 6.969 3.274,28 1.852,54 2.771,00 5.753,98 6.969,39
Curitiba - PR 2.654 - 14.474 6.200,71 2.653,95 5.025,00 11.949,94 14.474,13
Barueri - SP 2.727 - 13.071 5.999,12 2.726,92 5.000,00 10.791,63 13.071,15
Brasília - DF 1.941 - 16.792 6.480,59 1.941,30 5.092,50 13.863,75 16.792,19
Belo Horizonte - MG 1.801 - 9.202 4.130,03 1.800,81 3.545,50 7.597,06 9.201,79
Maringá - PR 1.867 - 5.350 2.875,70 1.866,53 2.675,00 4.417,40 5.350,49
Goiânia - GO 1.689 - 7.927 3.482,69 1.689,00 2.600,00 6.544,67 7.927,10
Criciúma - SC 1.782 - 4.040 2.171,35 1.782,00 1.782,00 3.335,43 4.039,97
Campinas - SP 2.329 - 10.202 4.725,23 2.329,08 3.639,50 8.422,50 10.201,58
Porto Alegre - RS 2.275 - 18.047 6.357,89 2.274,57 4.042,00 14.899,55 18.046,79
Nova Lima - MG 2.875 - 9.224 4.072,10 2.875,00 3.000,00 7.615,40 9.224,00
Joinville - SC 2.713 - 7.277 4.040,70 2.712,50 3.858,50 6.007,60 7.276,59
Florianópolis - SC 1.799 - 8.041 3.555,31 1.798,89 3.000,00 6.638,87 8.041,19
Osasco - SP 1.869 - 26.193 8.790,76 1.868,78 5.339,00 21.625,27 26.193,17
Recife - PE 1.742 - 9.444 4.020,68 1.742,25 3.313,00 7.797,25 9.444,26
Campo Grande - MS 1.779 - 9.473 3.853,84 1.779,14 2.700,00 7.820,57 9.472,51
São José dos Campos - SP 2.485 - 21.963 9.550,75 2.485,14 9.532,50 18.132,71 21.962,89
São José do Rio Preto - SP 1.660 - 6.196 2.947,21 1.660,14 2.477,00 5.115,86 6.196,48


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.292 - 18.144 7.018,96 2.291,56 5.195,00 14.979,48 18.143,59
Paraná 1.868 - 10.233 4.193,46 1.867,71 3.379,50 8.448,46 10.233,03
Minas Gerais 1.612 - 8.391 3.650,78 1.611,79 3.000,00 6.927,43 8.390,71
Santa Catarina 1.800 - 6.863 3.388,24 1.799,73 3.089,00 5.666,32 6.863,22
Rio de Janeiro 2.241 - 16.161 6.171,19 2.240,53 4.050,00 13.342,59 16.160,95
Rio Grande do Sul 1.839 - 14.322 5.109,35 1.839,10 3.500,00 11.823,95 14.321,53
Ceará 1.810 - 7.792 3.495,14 1.809,77 2.909,50 6.433,45 7.792,39
Goiás 1.590 - 6.980 3.140,32 1.589,83 2.500,00 5.763,14 6.980,49
Distrito Federal 1.941 - 16.792 6.480,59 1.941,30 5.092,50 13.863,75 16.792,19
Pernambuco 1.511 - 7.359 3.318,78 1.510,79 3.000,00 6.075,60 7.358,95
Bahia 1.433 - 6.076 2.549,77 1.433,33 1.900,00 5.016,39 6.076,00
Mato Grosso do Sul 1.735 - 8.914 3.653,30 1.734,60 2.700,00 7.359,30 8.913,80
Espírito Santo 1.462 - 7.080 3.093,34 1.462,25 2.800,00 5.845,28 7.079,98
Mato Grosso 1.529 - 8.964 3.946,70 1.528,57 3.500,00 7.400,57 8.963,79
Paraíba 1.427 - 4.999 2.402,39 1.426,67 1.937,00 4.127,54 4.999,40
Amazonas 1.589 - 7.489 3.264,29 1.589,33 2.639,00 6.182,67 7.488,63
Piauí 1.499 - 5.483 2.769,49 1.498,60 2.523,01 4.526,40 5.482,51
Pará 1.560 - 13.076 4.892,64 1.559,60 3.221,00 10.795,69 13.076,06
Maranhão 1.601 - 8.415 3.709,44 1.601,25 3.000,00 6.947,50 8.415,02
Amapá 2.476 - 3.332 2.537,36 2.476,00 2.476,00 2.751,00 3.332,09
Sergipe 1.633 - 5.609 3.170,95 1.633,33 3.156,00 4.630,67 5.608,80
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.554 2.358,67 1.412,00 2.225,00 3.760,00 4.554,22
Tocantins 1.440 - 6.826 3.645,71 1.440,00 5.000,00 5.636,00 6.826,49
Rondônia 1.412 - 4.239 1.987,43 1.412,00 1.600,00 3.500,00 4.239,31
Alagoas 1.850 - 54.728 9.388,24 1.850,00 2.330,72 45.184,00 54.728,22
Acre 1.412 - 8.938 3.710,40 1.412,00 3.927,00 7.379,00 8.937,67


Principais locais de trabalho

Profissionais de publicidade exercem suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso dos agenciadores de propaganda. Trabalham majoritariamente com carteira assinada ou associados a agências de publicidade. Trabalham em período diurno, sem supervisão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Profissionais de publicidade

Para o exercício desse cargo requer-se curso superior em Publicidade e Propaganda. O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Funções e atividades do Diretor de mídia (publicidade)

Profissionais de publicidade devem:

  • vender serviços publicitários;
  • estruturar estratégia de projeto publicitário;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar setores;
  • elaborar planejamento estratégico;
  • desenvolver propaganda e promoções;
  • contratar fornecedores;
  • pesquisar meios e veículos de comunicação;

  • Atividades

    • definir conceito de produto e serviço;
    • realizar campanhas e peças publicitárias;
    • direcionar campanhas de acordo com briefing;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • criar ações de merchandising;
    • preparar cronograma;
    • demonstrar flexibilidade;
    • definir conceito de campanhas;
    • contratar serviços de publicidade;
    • demonstrar criatividade;
    • criar peças publicitárias;
    • apresentar projeto para cliente;
    • solicitar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • selecionar fornecedores;
    • apresentar tabelas de preços;
    • ponderar opiniões divergentes;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • demonstrar senso de oportunidade;
    • demonstrar proatividade;
    • divulgar campanhas e peças publicitárias;
    • elaborar relatório sobre demanda de mercado;
    • analisar concorrência;
    • sugerir mudanças no processo de comercialização;
    • coordenar compra de espaço na mídia;
    • coordenar processo de criação junto ao redator e diretor de arte;
    • avaliar qualidade das campanhas (projeto);
    • comunicar imagem de clientes;
    • aferir resultados em relação aos objetivos estabelecidos;
    • indicar pontos fortes e fracos do produto no mercado;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar senso crítico;
    • delinear diretrizes do projeto;
    • conduzir a realização de pesquisas;
    • pesquisar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • antever cenários futuros;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • ajustar o projeto a pedido do cliente;
    • submeter projeto a aprovação do cliente;
    • manter relacionamento com o cliente;
    • criar campanhas publicitárias;
    • definir necessidades do cliente;
    • demonstrar capacidade de trabalho interdisciplinar;
    • interpretar expectativas do cliente;
    • definir target (público alvo);
    • rever processo criativo;
    • acompanhar ações da estratégia desenvolvida;
    • contribuir na concepção do leiaute da campanha;
    • desenvolver parte visual e gráfica das peças publicitárias;
    • comparar meios, veículos, volumes, formatos, posições;
    • contatar fornecedores, cliente, jornalista e mídia;
    • adaptar linguagem ao público;
    • coordenar área de mídia;
    • identificar necessidades do cliente;
    • realizar negociações técnico-comerciais;
    • manter relacionamento com veículos de comunicação;
    • identificar perfil dos veículos de comunicação;
    • demonstrar liderança;
    • determinar fornecedores;
    • analisar pesquisa de mídia (perfil, audiência, consumo);
    • demonstrar habilidade de comunicação;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar senso estético;
    • acordar briefing com cliente;
    • desenvolver leiaute de campanhas publicitárias;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • informar fornecedores sobre novos produtos;
    • analisar demanda do cliente;
    • explicar formas de pagamento;
    • acordar briefing com fornecedores inernos e internos;
    • detectar tendências de mercado;
    • mapear dados secundários;
    • solucionar problemas de pós-venda;
    • desenvolver projeção e execução de comerciais;
    • elaborar estratégia de mídia;
    • gerenciar recursos materiais e financeiros;
    • identificar necessidades de pesquisas;
    • traçar planejamento de campanha;
    • demonstrar poder de síntese;
    • procurar novos clientes e novos mercados;
    • apontar novos nichos de mercado ou produtos;
    • negociar com veículos de comunicação (espaço, custo, prazo, período, intensidade);
    • pesquisar novas recomendações;
    • demonstrar dinamismo;
    • representar agência nos meios de comunicação;
    • apresentar proposta de veiculação (plano de mídia);
    • selecionar institutos de pesquisa;
    • sugerir imagens para textos criados;
    • definir meios e veículos de comunicação;
    • assumir riscos;
    • conduzir realização de pesquisa;
    • desenvolver campanhas promocionais;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar perfil do público alvo;
    • pesquisar alternativas de mídia;
    • fazer previsão orçamentária;
    • desenvolver roteiros, slogans, títulos e textos;
    • comprar espaço na mídia;


    Setores que mais contratam Diretor de mídia (publicidade) no mercado de trabalho

    • Agências de publicidade
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Marketing direto
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Promoção de vendas
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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