Salário para o cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla
CBO 2392-20 > Professores de educação especial

Professor de alunos com deficiência múltipla - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem a educação de alunos com necessidades educativas especiais ensinando-os a ler e escrever em português e em braile, calcular, expressar-se, resolver problemas e as atividades da vida diária, desenvolver habilidades, atitudes e valores, desenvolvem atividades funcionais e programas de estimulação essencial e de educação de jovens e adultos, avaliando as necessidades educacionais dos alunos, realizam atividades como: planejar, avaliar, elaborar materiais, pesquisar e divulgar conhecimentos da área, podem dirigir e coordenar estabelecimentos de educação especial.

Quanto ganha um Professor de alunos com deficiência múltipla

Um Professor de alunos com deficiência múltipla trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.113,88 e R$ 6.280,23, com a média salarial de R$ 3.166,42 e o salário mediana em R$ 2.751,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de alunos com deficiência múltipla

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.166,42 37.997,09 791,61 20,16
1º Quartil 2.113,88 25.366,58 528,47 13,46
Salário Mediana 2.751,00 33.012,00 687,75 17,52
3º Quartil 4.789,57 57.474,88 1.197,39 30,50
Teto Salarial 6.280,23 75.362,79 1.570,06 39,99


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Professores de educação especial

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Imbituba - SC 2.015 - 2.938 2.175,93 2.015,30 2.129,00 2.425,50 2.937,84
Limeira - SP 3.351 - 4.937 3.739,28 3.351,36 3.813,00 4.075,77 4.936,70
São Paulo - SP 1.702 - 4.861 2.704,61 1.701,91 2.749,00 4.013,54 4.861,32
Belo Horizonte - MG 1.674 - 4.215 2.540,45 1.673,76 2.348,00 3.480,29 4.215,43
São Carlos - SP 3.232 - 4.499 3.460,56 3.231,76 3.448,00 3.714,54 4.499,16
Macapá - AP 1.917 - 6.068 3.229,19 1.916,82 3.847,00 5.009,85 6.068,09
Salvador - BA 1.818 - 2.862 1.952,89 1.818,00 1.818,00 2.363,17 2.862,34
Gaspar - SC 4.190 - 5.965 4.647,00 4.190,41 4.700,00 4.924,36 5.964,54
Penha - SC 2.094 - 5.646 2.891,91 2.093,62 2.385,00 4.661,71 5.646,41
Paranapanema - SP 2.586 - 3.216 2.602,59 2.586,00 2.586,00 2.655,00 3.215,82
Chavantes - SP 3.156 - 4.051 3.245,05 3.156,24 3.240,00 3.344,86 4.051,40
Brusque - SC 2.556 - 6.422 4.438,30 2.556,35 5.250,00 5.302,00 6.421,94
Curitibanos - SC 2.390 - 6.056 3.795,29 2.389,71 5.000,00 5.000,00 6.056,15
Três Lagoas - MS 1.735 - 4.331 2.235,97 1.734,80 1.770,00 3.575,40 4.330,63
Canaã dos Carajás - PA 1.416 - 2.229 1.674,71 1.416,00 1.840,00 1.840,00 2.228,66
Curitiba - PR 1.837 - 6.091 3.026,19 1.837,00 2.751,00 5.028,77 6.091,00
Rio Verde - GO 1.853 - 3.506 2.175,57 1.852,75 1.861,00 2.894,92 3.506,41
Monte Alto - SP 2.256 - 3.806 2.714,77 2.256,00 2.731,00 3.141,92 3.805,58
Porto Alegre - RS 2.493 - 11.865 4.978,68 2.493,30 3.498,00 9.796,10 11.865,33
Campinas - SP 1.951 - 5.693 2.877,84 1.950,56 2.399,00 4.700,11 5.692,92


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.198 - 6.095 3.440,80 2.197,51 3.360,00 5.032,29 6.095,26
Santa Catarina 2.023 - 6.222 3.380,46 2.023,19 2.651,00 5.136,58 6.221,58
Paraná 1.972 - 5.344 2.961,94 1.971,92 2.751,00 4.412,26 5.344,26
Minas Gerais 1.602 - 4.676 2.557,58 1.602,45 2.269,00 3.860,34 4.675,76
Rio Grande do Sul 1.680 - 6.932 3.161,40 1.679,82 2.634,00 5.723,28 6.932,21
Amapá 1.899 - 6.020 3.202,58 1.899,41 3.847,00 4.969,76 6.019,52
Mato Grosso do Sul 1.609 - 4.726 2.452,02 1.609,22 1.856,00 3.901,67 4.725,82
Mato Grosso 1.770 - 8.474 3.330,29 1.770,29 2.166,00 6.996,54 8.474,42
Bahia 1.775 - 3.161 2.001,87 1.775,46 1.818,00 2.610,15 3.161,50
Pará 1.433 - 5.247 2.386,06 1.433,42 1.840,00 4.331,81 5.246,81
Rio de Janeiro 1.428 - 5.642 2.287,45 1.427,84 1.540,00 4.658,42 5.642,42
Goiás 1.755 - 3.876 2.241,21 1.754,64 1.861,00 3.200,10 3.876,05
Espírito Santo 1.603 - 4.622 2.458,13 1.603,36 2.234,00 3.815,82 4.621,83
Ceará 1.507 - 6.332 2.466,44 1.507,11 1.548,00 5.227,67 6.331,91
Pernambuco 1.503 - 3.923 2.129,29 1.503,00 1.890,00 3.239,00 3.923,17
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.512 2.477,38 1.412,00 2.514,50 3.725,25 4.512,13
Amazonas 1.412 - 3.903 2.832,80 1.412,00 3.222,00 3.222,00 3.902,58
Distrito Federal 2.771 - 21.351 10.425,31 2.771,00 14.700,00 17.627,67 21.351,16
Acre 1.897 - 4.991 3.052,42 1.897,00 3.038,50 4.120,33 4.990,67
Maranhão 1.412 - 17.805 5.036,00 1.412,00 1.412,00 14.700,00 17.805,08
Alagoas 1.412 - 1.824 1.430,80 1.412,00 1.412,00 1.506,00 1.824,11
Roraima 1.552 - 2.045 1.603,00 1.552,00 1.552,00 1.688,00 2.044,56
Tocantins 1.800 - 3.144 2.313,71 1.800,00 2.360,00 2.596,00 3.144,35
Sergipe 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Principais locais de trabalho

Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de educação especial

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.


Funções e atividades do Professor de alunos com deficiência múltipla

Professores de educação especial devem:

  • divulgar conhecimentos da Área;
  • formar profissionais para atuação na Área;
  • participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar no processo de ensino-aprendizagem;
  • participar de atividades pedagógico-administrativas;
  • preparar materiais pedagógicos e recursos específicos;
  • participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional;
  • avaliar as necessidades educacionais dos alunos;
  • pesquisar sobre temas de interesse da Área;

  • Atividades

    • planejar atividades extraclasse;
    • participar da elaboração de informativos sobre prevenção;
    • participar de reuniões pedagógicas;
    • divulgar a língua escrita de sinais para a comunidade;
    • organizar exposições dos trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de motivar o outro;
    • ensinar o uso de objetos de referência;
    • trabalhar com recursos da linguagem da informática;
    • trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa;
    • preparar instrutores surdos para atuação nas modalidades de ensino;
    • trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos;
    • dominar diferentes formas de comunicação;
    • encaminhar o aluno para o mercado de trabalho;
    • corrigir trabalhos dos alunos;
    • demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino;
    • elaborar programas de atendimento a jovens e adultos;
    • avaliar conhecimento do aluno iniciante;
    • indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante;
    • encaminhar aluno para ensino regular;
    • participar de programas de inclusão escolar;
    • demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais;
    • transcrever à tinta textos em braile dos alunos;
    • pesquisar língua escrita de sinais;
    • ensinar conteúdos curriculares em língua de sinais e língua portuguesa;
    • participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade;
    • preparar profissionais para atuação educacional em hospitais;
    • avaliar comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • preparar o intérprete de língua de sinais para atuação nas modalidades de ensino;
    • registrar notas e conteúdos em diários de classe;
    • desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos;
    • ministrar aulas de orientação para o trabalho;
    • elaborar códigos de interação social;
    • participar das atividades do programa de integração sensorial;
    • participar da elaboração do currículo escolar;
    • preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz;
    • adequar o currículo às necessidades dos alunos;
    • pesquisar o uso de tecnologias;
    • analisar propostas pedagógicas;
    • participar da elaboração de textos sobre temas da área;
    • realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais;
    • participar da elaboração do plano de ensino;
    • encaminhar o aluno para treinamento em empresas;
    • acompanhar treinamento do aluno em empresas;
    • encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado;
    • avaliar comunicação receptiva dos alunos;
    • realizar atividades para orientação e mobilidade;
    • demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino;
    • demonstrar capacidade de estudo e pesquisa;
    • elaborar material visual para alunos;
    • coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende;
    • ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos;
    • planejar programas de intervenção educacional individual;
    • preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • elaborar projetos com instituições não escolares;
    • criar materiais didático-pedagógicos;
    • atuar em programas de habilitação educacional;
    • recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem;
    • pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias;
    • desenvolver atividades dos diferentes componentes curriculares em libras e língua portuguesa;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva;
    • divulgar os resultados dos projetos de pesquisas;
    • elaborar propostas de ensino da língua portuguesa como segunda língua;
    • adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados;
    • ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias;
    • ensinar as atividades de vida diária (avd);
    • pesquisar a língua de sinais;
    • preparar pistas visuais para contextualização de ambientes;
    • avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos;
    • ensinar a língua portuguesa como segunda língua;
    • transcrever textos em tinta para o braile;
    • atuar em programas de reabilitação educacional;
    • analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas;
    • pesquisar experiência visual e espacial de surdos e surdo cegos;
    • dominar língua de sinais;
    • formar guia-intérprete para surdo cego;
    • desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade;
    • dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem;
    • prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino;
    • estabelecer parcerias com as famílias;
    • orientar voluntários para educação especial em comunidades;
    • estudar a língua escrita da língua de sinais;
    • participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos;
    • participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno;
    • participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos;
    • avaliar os resultados dos projetos;
    • prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade;
    • produzir fitas de vídeo com legendas e língua de sinais;
    • prestar assessoria à comunidade escolar;
    • preparar materiais com adaptações motoras e posturais;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • dominar conteúdos e metodologias da área;
    • criar materiais para comunicação alternativa;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • ensinar língua portuguesa;
    • demonstrar criatividade;
    • estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares;
    • participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos;
    • demonstrar capacidade de planejamento;
    • demonstrar capacidade de administrar frustações;
    • analisar bibliografias sobre síndromes e patologias;
    • participar de projetos de pesquisa;
    • encaminhar alunos para avaliações específicas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • participar da organização de eventos sobre prevenção;
    • participar de associações da categoria;
    • planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo;
    • orientar trabalho em sala de leitura;
    • criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos;
    • preparar professores para classes de inclusão;
    • analisar novas teorias para implementação prática;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • selecionar atividades e recursos físicos e materiais;
    • ministrar palestras e cursos;
    • ensinar as atividades de vida autônoma;
    • pesquisar estratégias de aquisição de língua;
    • implementar programas de atendimento educacional;
    • pesquisar temas de educação especial;
    • definir conteúdos escolares;
    • demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações;
    • participar das associações da área;
    • participar de conselhos de classe;
    • preparar materiais de autocontrate;
    • elaborar plano de aulas;
    • planejar atividades com base na experiência visual dos alunos;
    • preparar a comunidade para uso do braile;
    • atuar em programas de estimulação essencial;
    • proceder com ética;
    • elaborar registros de avanços dos alunos;
    • coordenar curso;
    • estudar as propostas da legislação educacional;
    • demonstrar tolerância;
    • participar de fóruns de saúde e educação;
    • gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc);
    • identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos;
    • alfabetizar em braile;
    • elaborar projetos de estimulação essencial;
    • ensinar atividades recreativas;
    • criar material em língua brasileira de sinais (libras) e língua portuguesa;
    • estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa;
    • divulgar a língua de sinais para a comunidade;
    • elaborar programas de atendimento educacional;
    • preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais;
    • transcrever textos em tipos ampliados;
    • elaborar relatórios;
    • demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças;
    • participar de palestras e cursos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar rendimento escolar;
    • contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos;
    • participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação;
    • orientar estágios dos alunos;
    • conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa;
    • dominar braile;
    • confeccionar materiais didático-pedagógicos;
    • avaliar o desempenho linguístico do surdos;
    • elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos;
    • ensinar conteúdos das disciplinas curriculares;
    • demonstrar capacidade de articular diferentes realidades;
    • planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de alunos com deficiência múltipla no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - creche
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: