Salário para o cargo de Professor de comunicação social do ensino superior
CBO 2347-25 > Professores de ciências humanas do ensino superior

Professor de comunicação social do ensino superior - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam e ministram aula nas áreas de ciências humanas no ensino superior e orientam trabalhos acadêmicos, elaboram planos de ensino, supervisionam estágio, avaliam processos de ensino-aprendizagem, participam de processos de seleção e avaliação. Prestam assessoria técnico-científica, exercem atividades acadêmico-administrativas e constroem projetos político-pedagógicos. Podem desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Quanto ganha um Professor de comunicação social do ensino superior

Um Professor de comunicação social do ensino superior trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.666,79 e R$ 13.524,09, com a média salarial de R$ 5.707,91 e o salário mediana em R$ 4.578,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de comunicação social do ensino superior

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.707,91 68.494,91 1.426,98 52,05
1º Quartil 2.666,79 32.001,43 666,70 24,32
Salário Mediana 4.578,00 54.936,00 1.144,50 41,74
3º Quartil 10.314,05 123.768,60 2.578,51 94,04
Teto Salarial 13.524,09 162.289,10 3.381,02 123,31


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências humanas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.747 - 7.162 3.437,31 1.747,29 2.952,00 5.912,86 7.161,83
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.451,74 9.290,00 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Rio de Janeiro - RJ 1.871 - 19.377 5.715,60 1.871,48 3.125,00 15.997,50 19.376,65
Brasília - DF 7.672 - 9.293 7.672,00 7.672,00 7.672,00 7.672,00 9.292,56
Maringá - PR 1.665 - 5.768 2.862,00 1.664,50 2.448,50 4.762,00 5.767,88
São Paulo - SP 2.504 - 10.302 4.727,29 2.504,00 3.448,00 8.505,00 10.301,51


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.747 - 7.248 3.437,90 1.747,29 2.952,00 5.984,14 7.248,17
Santa Catarina 7.409 - 11.703 8.987,32 7.408,83 9.290,00 9.662,00 11.702,90
São Paulo 1.985 - 17.027 5.545,95 1.985,00 3.448,00 14.057,50 17.026,87
Rio de Janeiro 2.203 - 15.233 5.240,06 2.203,32 3.476,00 12.576,67 15.233,24
Paraná 1.612 - 5.368 2.883,67 1.612,33 2.589,50 4.431,67 5.367,77
Distrito Federal 7.672 - 9.293 7.672,00 7.672,00 7.672,00 7.672,00 9.292,56


Principais locais de trabalho

Professores de ciências humanas do ensino superior exercem suas funções em instituições e entidades de ensino e são contratados na condição de trabalhadores com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho e também podem atuar de forma individual. Trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados e a céu aberto, geralmente no período diurno. O exercício do trabalho pode se dar de forma presencial e à distância. Podem estar sujeitos a situação de estresse, devido a trabalhos sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências humanas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após três ou quatro anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de comunicação social do ensino superior

Professores de ciências humanas do ensino superior devem:

  • orientar trabalhos acadêmicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • construir projetos político-pedagógicos;
  • supervisionar estágios;
  • preparar aulas;
  • prestar assessoria técnico-científica;
  • exercer atividades acadêmico-administrativas;
  • participar de processos de seleção e avaliação;
  • ministrar aula;
  • avaliar processos de ensino-aprendizagem;
  • elaborar plano de ensino;
  • desenvolver atividades de pesquisa e extensão;

  • Atividades

    • comentar resultados de avaliações;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • coordenar cursos;
    • examinar produto final;
    • elaborar plano de aula;
    • realizar atividades em laboratórios e oficinas;
    • definir perfil dos docentes;
    • rever bibliografia;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • elaborar trabalhos científicos;
    • identificar demandas da sociedade;
    • avaliar currículos e memoriais;
    • realizar reuniões de orientação;
    • identificar perfil dos docentes;
    • elaborar textos;
    • avaliar execução de pesquisa;
    • construir currículo do curso;
    • emitir laudos e pareceres técnicos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • integrar comissões;
    • avaliar iniciação ao exercício profissional;
    • avaliar execução de atividades de extensão;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • definir atividades extra-sala;
    • demonstrar capacidade de mobilização;
    • definir perfil dos alunos;
    • organizar atividades didáticas;
    • acompanhar execução do projeto;
    • coordenar programas de estágio;
    • demonstrar capacidade de estabelecer interlocuções;
    • demonstrar capacidade de argumentação;
    • demonstrar capacidade de redação;
    • definir critérios de avaliação;
    • pesquisar bibliografia;
    • readequar processo de ensino-aprendizagem;
    • discutir textos;
    • indicar bibliografia;
    • definir objetivos da disciplina;
    • definir linhas de pesquisa e extensão;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar capacidade de lidar com a diversidade;
    • realizar experiências extra-sala;
    • rever prática docente;
    • definir ementas e programas;
    • emitir parecer sobre textos para fins de publicação;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • apresentar conteúdos de disciplinas;
    • organizar seminários;
    • avaliar participação em classe e extraclasse;
    • examinar monografias, teses e dissertações;
    • orientar formação de acervos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • definir metodologia;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • coordenar núcleos, programas, laboratórios e oficinas;
    • executar pesquisas;
    • utilizar recursos audiovisuais;
    • provocar reflexões;
    • fiscalizar a aplicação das normas de estágio;
    • organizar eventos acadêmicos;
    • verificar frequência;
    • definir política de capacitação docente;
    • elaborar material didático;
    • orientar iniciação ao exercício profissional;
    • montar cronograma;
    • dar entrevistas;
    • prestar serviços à comunidade;
    • divulgar resultados;
    • atualizar dados e informações conjunturais;
    • preparar orientando para defesa do trabalho;
    • selecionar bibliografia;
    • controlar frequência;
    • exercer papéis de cidadania;
    • avaliar produção do orientado;
    • construir política de estágio;
    • arguir candidatos à titulação;
    • trabalhar com a comunidade;
    • analisar resultados de avaliações;
    • realizar leituras;
    • captar recursos para pesquisa e extensão;
    • orientar pesquisadores;
    • propor a realização de convênios e parcerias;
    • formular questões;
    • responder perguntas;
    • selecionar candidatos ao ingresso em cursos de pós-graduação;
    • propor minutas de editais, portarias e resoluções;
    • avaliar provas;
    • prestar consultoria;
    • elaborar programas e projetos de estágio;
    • orientar construção de objeto de pesquisa;
    • definir perfil profissional;
    • avaliar trabalhos acadêmicos programados;
    • participar da elaboração de editais para concursos;
    • organizar publicações;
    • coordenar projetos de extensão;
    • selecionar candidatos em concursos;
    • demonstrar capacidade de contextualização;
    • identificar campos de estágio;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • manter-se atualizado;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • acompanhar desenvolvimento de planos de ensino;
    • definir diretrizes de avaliação do curso;
    • elaborar relatórios;
    • selecionar recursos didáticos;
    • participar de eventos técnico-científicos;
    • julgar trabalhos acadêmicos;
    • supervisionar atividades de campo;
    • promover debates;
    • preparar orientando para exame de qualificação;
    • assessorar projetos de instituições;
    • demonstrar capacidade de polemização;
    • selecionar recursos humanos;
    • avaliar ementas e programas;
    • prever formas de avaliação;
    • sugerir bibliografia;
    • examinar relatórios de campo;
    • prestar contas dos recursos financeiros;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • orientar formulação do projeto;
    • participar de órgãos colegiados;
    • gerenciar recursos financeiros e materiais;
    • demonstrar capacidade de problematizar;
    • acompanhar atividades de estágio;
    • chefiar departamentos acadêmicos;


    Setores que mais contratam Professor de comunicação social do ensino superior no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de televisão aberta
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Cursos preparatórios para concursos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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