Categorias profissionais do cargo
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Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de sociologia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- comunicar-se;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar;
Atividades
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- interagir com os alunos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- definir o calendário;
- influir na definição dos planos de carreira;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- atender pais e alunos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- dialogar com os alunos;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- expressar-se com clareza;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- comunicar resultados das avaliações dos alunos;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- medir o conhecimento específico;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- administrar conflitos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- preparar-se para concursos docentes;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- adequar o planejamento às aulas;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- requisitar material pedagógico;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
Setores que mais contratam Professor de sociologia no ensino médio no mercado de trabalho
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