Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
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- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
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- Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio
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- Professor de psicologia no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de filosofia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
- ensinar;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- preparar aulas;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- participar de atividades institucionais;
Atividades
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- influir na definição dos planos de carreira;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- dialogar com os alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- estabelecer empatia com os alunos;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- escolher material didático e pedagógico;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- preparar-se para concursos docentes;
- definir o calendário;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- atender pais e alunos;
- interagir com os alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- administrar conflitos;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- adequar o planejamento às aulas;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- requisitar material pedagógico;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- medir o conhecimento específico;
- expressar-se com clareza;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
Setores que mais contratam Professor de filosofia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação profissional de nível técnico