Salário para o cargo de Professor de filosofia no ensino médio
CBO 2321-25 > Professores do ensino médio

Professor de filosofia no ensino médio - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública e privada, acompanham a produção da área educacional e cultural, planejam o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliam o processo de ensino-aprendizagem, preparam aulas e participam de atividades institucionais. Para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de filosofia no ensino médio

Um Professor de filosofia no ensino médio trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.942,94 e R$ 9.114,95, com a média salarial de R$ 3.845,03 e o salário mediana em R$ 2.739,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filosofia no ensino médio

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.845,03 46.140,34 961,26 33,18
1º Quartil 1.942,94 23.315,30 485,74 16,77
Salário Mediana 2.739,00 32.868,00 684,75 23,63
3º Quartil 6.951,45 83.417,37 1.737,86 59,98
Teto Salarial 9.114,95 109.379,36 2.278,74 78,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino médio
        • Professores do ensino médio

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.775 - 10.356 4.362,70 1.775,38 3.211,50 8.550,06 10.356,09
Rio de Janeiro - RJ 1.530 - 7.050 2.999,66 1.529,80 2.061,00 5.820,26 7.049,67
Belém - PA 1.661 - 10.076 4.308,46 1.660,50 3.374,00 8.318,50 10.075,62
Salvador - BA 1.639 - 14.694 4.913,82 1.639,00 2.786,00 12.131,50 14.694,04
Belo Horizonte - MG 1.484 - 16.428 5.656,18 1.484,00 2.484,00 13.563,00 16.427,91
Caxias do Sul - RS 2.191 - 8.451 4.548,20 2.191,00 4.765,00 6.977,00 8.450,75
Brasília - DF 1.654 - 11.481 4.577,00 1.653,50 3.662,00 9.478,50 11.480,64
Aracaju - SE 1.498 - 4.333 2.365,10 1.498,00 2.446,00 3.577,00 4.332,57
Curitiba - PR 2.020 - 10.019 5.794,00 2.019,50 7.070,00 8.272,00 10.019,29
Santo André - SP 1.743 - 11.441 5.075,00 1.742,50 4.522,50 9.445,50 11.440,67
Florianópolis - SC 2.042 - 10.501 4.404,13 2.042,00 2.404,00 8.670,00 10.501,36
Guarulhos - SP 1.564 - 7.439 3.271,88 1.564,00 2.164,50 6.142,00 7.439,37
Boa Vista - RR 1.446 - 3.236 2.156,43 1.446,00 2.672,00 2.672,00 3.236,41
Belford Roxo - RJ 1.457 - 3.531 1.823,71 1.457,00 1.457,00 2.915,00 3.530,74
Manaus - AM 1.500 - 3.173 1.743,67 1.500,00 1.581,00 2.620,00 3.173,42
Recife - PE 1.412 - 12.014 7.753,40 1.412,00 9.630,00 9.919,00 12.014,19
Rio Bonito - RJ 1.986 - 5.894 4.386,00 1.986,00 4.866,00 4.866,00 5.893,85
Atibaia - SP 1.726 - 5.327 3.210,17 1.726,00 3.388,50 4.398,00 5.326,99
Fortaleza - CE 1.526 - 3.195 2.182,83 1.526,00 2.385,00 2.638,00 3.195,22
Varginha - MG 1.730 - 11.072 5.546,60 1.730,00 4.980,00 9.141,00 11.071,85


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.635 - 9.811 4.025,57 1.634,63 2.908,00 8.099,98 9.810,94
Rio de Janeiro 1.497 - 6.872 3.036,21 1.496,90 2.223,00 5.673,20 6.871,55
Minas Gerais 1.832 - 10.225 4.033,82 1.832,08 2.739,00 8.442,08 10.225,30
Rio Grande do Sul 1.753 - 6.920 3.437,81 1.753,38 2.849,00 5.713,25 6.920,06
Pará 1.608 - 10.179 4.208,15 1.607,57 3.559,00 8.403,71 10.178,83
Santa Catarina 1.835 - 10.207 4.340,30 1.834,77 2.404,00 8.426,57 10.206,52
Paraná 1.594 - 9.617 3.925,89 1.593,67 2.445,00 7.939,50 9.616,56
Bahia 1.603 - 9.421 3.624,21 1.602,83 2.401,50 7.778,00 9.420,95
Goiás 1.615 - 9.414 4.479,61 1.615,00 4.500,00 7.772,67 9.414,49
Mato Grosso 1.620 - 5.903 3.219,43 1.620,33 3.241,50 4.873,67 5.903,13
Ceará 1.668 - 23.919 6.639,00 1.668,33 2.637,00 19.747,67 23.918,97
Sergipe 1.498 - 4.333 2.365,10 1.498,00 2.446,00 3.577,00 4.332,57
Distrito Federal 1.654 - 11.481 4.577,00 1.653,50 3.662,00 9.478,50 11.480,64
Pernambuco 1.485 - 13.144 7.182,71 1.484,50 9.341,00 10.852,00 13.144,27
Amapá 1.412 - 6.099 2.407,13 1.412,00 1.600,00 5.035,00 6.098,54
Maranhão 1.591 - 5.139 2.654,28 1.590,50 2.503,50 4.242,63 5.138,79
Roraima 1.446 - 3.236 2.156,43 1.446,00 2.672,00 2.672,00 3.236,41
Paraíba 1.768 - 4.710 2.345,71 1.768,00 1.800,00 3.889,00 4.710,47
Tocantins 2.729 - 8.127 5.051,14 2.729,00 5.187,00 6.710,00 8.127,35
Espírito Santo 2.207 - 6.944 3.958,39 2.207,00 4.281,00 5.733,00 6.943,98
Alagoas 1.416 - 4.609 2.297,17 1.416,00 1.770,50 3.805,00 4.608,73
Amazonas 1.500 - 3.173 1.743,67 1.500,00 1.581,00 2.620,00 3.173,42
Mato Grosso do Sul 1.433 - 11.423 4.259,40 1.433,00 3.264,00 9.431,00 11.423,11
Rio Grande do Norte 1.470 - 4.142 2.241,09 1.470,00 2.067,00 3.420,00 4.142,41


Principais locais de trabalho

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio

O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.


Funções e atividades do Professor de filosofia no ensino médio

Professores do ensino médio devem:

  • participar de atividades institucionais;
  • planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • preparar aulas;
  • ensinar;
  • acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
    • acompanhar processo de aprendizagem;
    • relacionar-se com a comunidade escolar;
    • influir na definição dos planos de carreira;
    • realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
    • desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
    • preparar-se para concursos docentes;
    • encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
    • sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
    • estabelecer empatia com os alunos;
    • zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
    • estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
    • desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
    • compor conselhos de classes e escolares deliberativos;
    • definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
    • diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
    • demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
    • solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
    • comunicar resultados das avaliações dos alunos;
    • constituir comissões de sindicância;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • escolher livro didático;
    • discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
    • apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
    • constituir bancas examinadoras de novos professores;
    • selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
    • estruturar a transmissão do conhecimento;
    • refletir continuamente sobre a própria prática docente;
    • definir o calendário;
    • estimular a continuidade da escolaridade;
    • instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
    • preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
    • ler jornais, revistas, periódicos e livros;
    • contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
    • medir o conhecimento específico;
    • informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
    • levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
    • zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
    • manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
    • ministrar aulas teóricas e práticas;
    • selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
    • analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
    • intervir na definição dos orçamentos da escola;
    • atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
    • adequar o planejamento às aulas;
    • organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
    • frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
    • demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
    • administrar conflitos;
    • discutir questões pedagógicas com os pares;
    • assumir cargos de coordenação, representação, direção;
    • informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
    • conceber o projeto pedagógico da escola;
    • indicar os avanços da aprendizagem;
    • indicar compra de material didático e pedagógico;
    • tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola;
    • integrar grupos de estudos interdisciplinares;
    • respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
    • solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
    • reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
    • requisitar material pedagógico;
    • transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
    • atentar para reações dos alunos na sala;
    • desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
    • desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
    • rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
    • solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
    • desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
    • subsidiar os alunos para autoavaliação;
    • manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
    • adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
    • produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
    • solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
    • diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
    • tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
    • levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
    • solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
    • tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
    • discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
    • frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
    • redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
    • incentivar a capacidade criadora dos alunos;
    • dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
    • examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
    • organizar cursos para professores e comunidade;
    • pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
    • eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
    • propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
    • informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
    • modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
    • escolher material didático e pedagógico;
    • desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
    • estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
    • definir objetivos para a área de conhecimento;
    • transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
    • orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
    • corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
    • intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
    • atender pais e alunos;
    • comentar os resultados das avaliações com os alunos;
    • dialogar com os alunos;
    • adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
    • propor a contratação de serviços especializados;
    • interagir com os alunos;
    • desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
    • informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
    • estimular a participação do aluno nas atividades;
    • sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
    • influir na decisão da aquisição de material didático;
    • informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
    • ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
    • concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
    • coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
    • expressar-se com clareza;
    • determinar temas e conteúdos da disciplina;
    • selecionar textos e bibliografia da aula;
    • garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
    • solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
    • avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
    • atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
    • manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;


    Setores que mais contratam Professor de filosofia no ensino médio no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação profissional de nível técnico
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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