Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.258,25 e R$ 6.084,32, com a média salarial de R$ 3.378,76 e o salário mediana em R$ 3.606,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.378,76 40.545,10 844,69 17,91
1º Quartil 2.258,25 27.099,00 564,56 11,97
Salário Mediana 3.606,00 43.272,00 901,50 19,11
3º Quartil 4.640,16 55.681,90 1.160,04 24,60
Teto Salarial 6.084,32 73.011,78 1.521,08 32,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.876 - 5.597 4.349,48 3.875,98 4.420,00 4.620,79 5.596,84
Guarulhos - SP 2.490 - 3.664 2.771,59 2.489,70 2.804,00 3.024,81 3.663,74
Fortaleza - CE 1.532 - 2.937 1.802,38 1.531,67 1.670,00 2.424,43 2.936,54
Belo Horizonte - MG 1.663 - 5.508 3.352,31 1.662,65 4.076,00 4.547,38 5.507,92
Franca - SP 2.083 - 3.930 2.543,28 2.082,57 2.300,00 3.244,49 3.929,82
Londrina - PR 1.668 - 3.718 2.544,87 1.667,90 2.905,51 3.069,65 3.718,05
Porto Alegre - RS 1.878 - 5.065 2.832,69 1.877,79 2.606,00 4.182,10 5.065,48
Curitiba - PR 1.562 - 4.339 2.287,58 1.561,56 1.913,50 3.582,09 4.338,74
Criciúma - SC 2.013 - 2.826 2.171,76 2.012,85 2.181,00 2.333,02 2.825,82
São Bernardo do Campo - SP 1.984 - 3.488 2.317,70 1.984,24 2.068,00 2.879,87 3.488,19
Imbituba - SC 2.119 - 3.903 2.430,33 2.118,95 2.208,00 3.222,52 3.903,22
Campinas - SP 1.865 - 5.638 2.920,98 1.865,23 2.458,00 4.654,64 5.637,84
Ribeirão Preto - SP 2.568 - 5.046 3.484,74 2.568,13 3.606,00 4.166,34 5.046,40
Joinville - SC 1.944 - 3.161 2.226,85 1.944,23 2.116,00 2.609,43 3.160,62
Brasília - DF 1.674 - 5.192 2.922,28 1.674,31 3.043,00 4.286,48 5.191,92
Maringá - PR 1.434 - 2.427 1.663,07 1.434,10 1.600,00 2.003,77 2.427,03
Rio de Janeiro - RJ 1.497 - 4.856 2.251,35 1.496,60 1.667,00 4.009,05 4.855,88
Juiz de Fora - MG 1.766 - 3.411 2.383,12 1.765,84 2.581,00 2.816,45 3.411,37
São José dos Campos - SP 1.795 - 4.103 2.730,49 1.794,64 2.952,00 3.387,11 4.102,57
Salvador - BA 1.579 - 4.628 2.458,45 1.578,95 2.262,00 3.820,89 4.627,98


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.414 - 5.602 3.891,55 2.414,21 4.420,00 4.625,10 5.602,07
Santa Catarina 1.832 - 3.787 2.339,96 1.831,97 2.181,00 3.126,52 3.786,94
Minas Gerais 1.609 - 5.121 2.678,58 1.608,84 2.439,00 4.227,63 5.120,63
Rio Grande do Sul 1.597 - 3.976 2.300,62 1.596,72 2.276,00 3.282,79 3.976,21
Paraná 1.505 - 5.088 2.544,91 1.505,20 2.200,00 4.200,80 5.088,13
Ceará 1.513 - 4.385 2.094,58 1.513,37 1.670,00 3.620,37 4.385,10
Rio de Janeiro 1.480 - 8.470 2.996,69 1.479,56 1.667,74 6.992,65 8.469,71
Bahia 1.483 - 4.277 2.308,84 1.482,77 2.050,50 3.530,97 4.276,82
Goiás 1.510 - 4.633 2.450,84 1.509,85 2.198,00 3.824,73 4.632,63
Mato Grosso do Sul 1.473 - 4.430 2.584,21 1.473,04 2.872,00 3.657,57 4.430,15
Distrito Federal 1.674 - 5.192 2.922,28 1.674,31 3.043,00 4.286,48 5.191,92
Pernambuco 1.475 - 4.663 2.125,98 1.475,31 1.500,00 3.849,62 4.662,77
Mato Grosso 1.783 - 4.953 2.794,59 1.783,19 2.494,00 4.089,00 4.952,72
Espírito Santo 1.478 - 4.208 2.223,04 1.477,65 1.969,00 3.473,86 4.207,65
Pará 1.469 - 4.394 2.339,03 1.468,59 2.200,00 3.628,02 4.394,37
Amazonas 1.412 - 2.987 1.728,48 1.412,00 1.500,00 2.466,15 2.987,07
Rio Grande do Norte 1.412 - 4.367 1.977,50 1.412,00 1.412,00 3.605,51 4.367,11
Rondônia 1.451 - 3.935 2.015,61 1.450,97 1.611,00 3.249,00 3.935,29
Maranhão 1.413 - 3.323 1.912,67 1.412,93 1.724,00 2.743,16 3.322,59
Paraíba 1.649 - 5.915 2.721,22 1.649,17 2.208,00 4.883,26 5.914,75
Sergipe 1.412 - 6.839 2.454,31 1.412,00 1.417,00 5.646,64 6.839,38
Roraima 1.412 - 2.644 1.652,27 1.412,00 1.500,00 2.182,93 2.644,03
Alagoas 1.426 - 4.298 2.028,71 1.425,85 1.553,00 3.548,31 4.297,82
Amapá 1.412 - 4.128 1.941,85 1.412,00 1.437,00 3.407,75 4.127,57
Acre 2.406 - 4.300 3.110,26 2.406,38 3.009,00 3.550,00 4.299,87
Tocantins 2.274 - 5.950 3.565,88 2.273,78 3.062,00 4.912,33 5.949,97
Piauí 1.412 - 18.243 4.738,24 1.412,00 1.503,00 15.061,40 18.242,82


Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • pesquisar;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • promover a educação dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • planejar a prática educacional;
  • interagir com a família e a comunidade;

  • Atividades

    • construir material didático;
    • estimar a necessidade de material;
    • demonstrar empatia;
    • acompanhar momento de sono;
    • comprar material;
    • convidar personalidades e entidades;
    • estabelecer normas e regras de conduta;
    • participar de cursos e treinamentos profissionais;
    • pesquisar recursos didáticos;
    • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
    • ministrar aulas;
    • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
    • organizar o espaço das atividades;
    • preparar a sala;
    • convocar pais de alunos;
    • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
    • preparar adaptação de casos especiais;
    • mostrar-se atento;
    • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
    • demonstrar ética;
    • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
    • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
    • cantar;
    • criar situações de aprendizagem;
    • estabelecer rotinas;
    • participar de eventos da comunidade;
    • documentar as observações;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar sensibilidade;
    • desenvolver trabalhos coletivos;
    • realizar visitas temáticas;
    • demonstrar disciplina;
    • selecionar material;
    • organizar o material didático;
    • trocar fraldas e roupas em geral;
    • promover encontros e atividades com os pais;
    • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
    • preparar projetos para interação com a comunidade;
    • demonstrar preparo físico;
    • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
    • demonstrar bom senso;
    • atender pais;
    • preparar projetos pedagógicos;
    • preparar o ambiente para as atividades;
    • registrar entrevistas com os pais;
    • auxiliar os alunos na colocação roupas;
    • demonstrar disposição;
    • corrigir trabalhos com os alunos;
    • demonstrar paciência;
    • levantar bibliografia;
    • promover a convivência social (socializar);
    • orientar sobre noções de segurança;
    • definir estratégias pedagógicas;
    • analisar situações de aprendizagem;
    • trabalhar áreas de conhecimento;
    • organizar eventos;
    • criar recursos didáticos;
    • acolher os alunos;
    • intervir em situações de risco para os alunos;
    • preencher documentos com informações dos alunos;
    • banhar alunos;
    • escrever para os alunos;
    • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
    • definir critérios de agrupamentos de alunos;
    • promover atividades integradoras;
    • orientar sobre hábitos alimentares;
    • dançar;
    • registrar ocorrências;
    • alfabetizar os alunos;
    • organizar a entrada e a saída dos alunos;
    • enviar comunicados ao pais;
    • selecionar recursos didáticos;
    • pesquisar conteúdos;
    • discutir casos específicos com a coordenação;
    • contar histórias;
    • demonstrar criatividade;
    • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
    • demonstrar dinamismo;
    • agrupar os alunos;
    • demonstrar alegria;
    • prestar esclarecimento aos pais;
    • estudar casos (situações especiais);
    • observar a interação dos alunos;
    • proceder à retirada da mamadeira;
    • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
    • organizar a refeição;
    • demonstrar flexibilidade;
    • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
    • rever normas de conduta com as crianças;
    • observar o comportamento dos alunos;
    • organizar comemorações de aniversário;
    • ministrar reuniões de pais;
    • acompanhar a refeição;
    • receber alunos novos;
    • estabelecer limites;
    • atender alunos, individualmente;
    • prestar primeiros socorros;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • demonstrar capacidade de compreensão oral;
    • preparar reunião de pais;
    • demonstrar autocontrole;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • planejar a rotina dos alunos;
    • passar lição de casa;
    • controlar a saída de alunos;
    • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
    • ler para os alunos;
    • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
    • passear com os alunos;
    • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
    • alimentar os alunos;
    • realizar autoavaliação;
    • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
    • programar atividades extraclasses;
    • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
    • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
    • orientar os pais sobre alimentação saudável;
    • requisitar material;
    • conferir material;
    • revisar o planejamento;
    • improvisar atividades;
    • demonstrar organização;
    • demonstrar bom humor;
    • registrar frequência dos alunos;
    • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
    • brincar com os alunos;
    • reelaborar o planejamento;
    • mediar situações de conflitos no grupo;
    • guardar o material;
    • programar atividades diárias;
    • expor conteúdos;
    • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
    • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
    • orientar sobre noções de higiene;
    • definir conteúdo programático do ano letivo;


    Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) no mercado de trabalho

    • Educação infantil - creche
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Administração pública em geral
    • Ensino fundamental
    • Atividades associativas
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Ensino médio
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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