Quanto ganha um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Um Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.258,25 e R$ 6.084,32, com a média salarial de R$ 3.378,76 e o salário mediana em R$ 3.606,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.378,76 | 40.545,10 | 844,69 | 17,91 |
1º Quartil | 2.258,25 | 27.099,00 | 564,56 | 11,97 |
Salário Mediana | 3.606,00 | 43.272,00 | 901,50 | 19,11 |
3º Quartil | 4.640,16 | 55.681,90 | 1.160,04 | 24,60 |
Teto Salarial | 6.084,32 | 73.011,78 | 1.521,08 | 32,25 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
- Professores de nível superior na educação infantil
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 3.876 - 5.597 | 4.349,48 | 3.875,98 | 4.420,00 | 4.620,79 | 5.596,84 |
Guarulhos - SP | 2.490 - 3.664 | 2.771,59 | 2.489,70 | 2.804,00 | 3.024,81 | 3.663,74 |
Fortaleza - CE | 1.532 - 2.937 | 1.802,38 | 1.531,67 | 1.670,00 | 2.424,43 | 2.936,54 |
Belo Horizonte - MG | 1.663 - 5.508 | 3.352,31 | 1.662,65 | 4.076,00 | 4.547,38 | 5.507,92 |
Franca - SP | 2.083 - 3.930 | 2.543,28 | 2.082,57 | 2.300,00 | 3.244,49 | 3.929,82 |
Londrina - PR | 1.668 - 3.718 | 2.544,87 | 1.667,90 | 2.905,51 | 3.069,65 | 3.718,05 |
Porto Alegre - RS | 1.878 - 5.065 | 2.832,69 | 1.877,79 | 2.606,00 | 4.182,10 | 5.065,48 |
Curitiba - PR | 1.562 - 4.339 | 2.287,58 | 1.561,56 | 1.913,50 | 3.582,09 | 4.338,74 |
Criciúma - SC | 2.013 - 2.826 | 2.171,76 | 2.012,85 | 2.181,00 | 2.333,02 | 2.825,82 |
São Bernardo do Campo - SP | 1.984 - 3.488 | 2.317,70 | 1.984,24 | 2.068,00 | 2.879,87 | 3.488,19 |
Imbituba - SC | 2.119 - 3.903 | 2.430,33 | 2.118,95 | 2.208,00 | 3.222,52 | 3.903,22 |
Campinas - SP | 1.865 - 5.638 | 2.920,98 | 1.865,23 | 2.458,00 | 4.654,64 | 5.637,84 |
Ribeirão Preto - SP | 2.568 - 5.046 | 3.484,74 | 2.568,13 | 3.606,00 | 4.166,34 | 5.046,40 |
Joinville - SC | 1.944 - 3.161 | 2.226,85 | 1.944,23 | 2.116,00 | 2.609,43 | 3.160,62 |
Brasília - DF | 1.674 - 5.192 | 2.922,28 | 1.674,31 | 3.043,00 | 4.286,48 | 5.191,92 |
Maringá - PR | 1.434 - 2.427 | 1.663,07 | 1.434,10 | 1.600,00 | 2.003,77 | 2.427,03 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.497 - 4.856 | 2.251,35 | 1.496,60 | 1.667,00 | 4.009,05 | 4.855,88 |
Juiz de Fora - MG | 1.766 - 3.411 | 2.383,12 | 1.765,84 | 2.581,00 | 2.816,45 | 3.411,37 |
São José dos Campos - SP | 1.795 - 4.103 | 2.730,49 | 1.794,64 | 2.952,00 | 3.387,11 | 4.102,57 |
Salvador - BA | 1.579 - 4.628 | 2.458,45 | 1.578,95 | 2.262,00 | 3.820,89 | 4.627,98 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 2.414 - 5.602 | 3.891,55 | 2.414,21 | 4.420,00 | 4.625,10 | 5.602,07 |
Santa Catarina | 1.832 - 3.787 | 2.339,96 | 1.831,97 | 2.181,00 | 3.126,52 | 3.786,94 |
Minas Gerais | 1.609 - 5.121 | 2.678,58 | 1.608,84 | 2.439,00 | 4.227,63 | 5.120,63 |
Rio Grande do Sul | 1.597 - 3.976 | 2.300,62 | 1.596,72 | 2.276,00 | 3.282,79 | 3.976,21 |
Paraná | 1.505 - 5.088 | 2.544,91 | 1.505,20 | 2.200,00 | 4.200,80 | 5.088,13 |
Ceará | 1.513 - 4.385 | 2.094,58 | 1.513,37 | 1.670,00 | 3.620,37 | 4.385,10 |
Rio de Janeiro | 1.480 - 8.470 | 2.996,69 | 1.479,56 | 1.667,74 | 6.992,65 | 8.469,71 |
Bahia | 1.483 - 4.277 | 2.308,84 | 1.482,77 | 2.050,50 | 3.530,97 | 4.276,82 |
Goiás | 1.510 - 4.633 | 2.450,84 | 1.509,85 | 2.198,00 | 3.824,73 | 4.632,63 |
Mato Grosso do Sul | 1.473 - 4.430 | 2.584,21 | 1.473,04 | 2.872,00 | 3.657,57 | 4.430,15 |
Distrito Federal | 1.674 - 5.192 | 2.922,28 | 1.674,31 | 3.043,00 | 4.286,48 | 5.191,92 |
Pernambuco | 1.475 - 4.663 | 2.125,98 | 1.475,31 | 1.500,00 | 3.849,62 | 4.662,77 |
Mato Grosso | 1.783 - 4.953 | 2.794,59 | 1.783,19 | 2.494,00 | 4.089,00 | 4.952,72 |
Espírito Santo | 1.478 - 4.208 | 2.223,04 | 1.477,65 | 1.969,00 | 3.473,86 | 4.207,65 |
Pará | 1.469 - 4.394 | 2.339,03 | 1.468,59 | 2.200,00 | 3.628,02 | 4.394,37 |
Amazonas | 1.412 - 2.987 | 1.728,48 | 1.412,00 | 1.500,00 | 2.466,15 | 2.987,07 |
Rio Grande do Norte | 1.412 - 4.367 | 1.977,50 | 1.412,00 | 1.412,00 | 3.605,51 | 4.367,11 |
Rondônia | 1.451 - 3.935 | 2.015,61 | 1.450,97 | 1.611,00 | 3.249,00 | 3.935,29 |
Maranhão | 1.413 - 3.323 | 1.912,67 | 1.412,93 | 1.724,00 | 2.743,16 | 3.322,59 |
Paraíba | 1.649 - 5.915 | 2.721,22 | 1.649,17 | 2.208,00 | 4.883,26 | 5.914,75 |
Sergipe | 1.412 - 6.839 | 2.454,31 | 1.412,00 | 1.417,00 | 5.646,64 | 6.839,38 |
Roraima | 1.412 - 2.644 | 1.652,27 | 1.412,00 | 1.500,00 | 2.182,93 | 2.644,03 |
Alagoas | 1.426 - 4.298 | 2.028,71 | 1.425,85 | 1.553,00 | 3.548,31 | 4.297,82 |
Amapá | 1.412 - 4.128 | 1.941,85 | 1.412,00 | 1.437,00 | 3.407,75 | 4.127,57 |
Acre | 2.406 - 4.300 | 3.110,26 | 2.406,38 | 3.009,00 | 3.550,00 | 4.299,87 |
Tocantins | 2.274 - 5.950 | 3.565,88 | 2.273,78 | 3.062,00 | 4.912,33 | 5.949,97 |
Piauí | 1.412 - 18.243 | 4.738,24 | 1.412,00 | 1.503,00 | 15.061,40 | 18.242,82 |
Principais locais de trabalho
Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil
O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
Professores de nível superior na educação infantil devem:
Atividades
- cantar;
- dramatizar histórias e situações do cotidiano;
- criar recursos didáticos;
- demonstrar autocontrole;
- documentar as observações;
- brincar com os alunos;
- dançar;
- banhar alunos;
- estudar casos (situações especiais);
- trocar fraldas e roupas em geral;
- intervir em situações de risco para os alunos;
- mediar situações de conflitos no grupo;
- estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
- orientar sobre noções de segurança;
- demonstrar capacidade de tomar decisões;
- orientar sobre noções de higiene;
- demonstrar sensibilidade;
- rever normas de conduta com as crianças;
- alimentar os alunos;
- requisitar material;
- passear com os alunos;
- participar de cursos e treinamentos profissionais;
- preparar adaptação de casos especiais;
- convocar pais de alunos;
- encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
- demonstrar bom senso;
- registrar ocorrências;
- organizar a refeição;
- revisar o planejamento;
- preparar projetos para interação com a comunidade;
- organizar o material didático;
- demonstrar organização;
- organizar a entrada e a saída dos alunos;
- estabelecer limites;
- receber alunos novos;
- realizar autoavaliação;
- organizar comemorações de aniversário;
- reconhecer as características do grupo e subgrupos;
- avaliar o desenvolvimento cognitivo;
- proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
- trabalhar áreas de conhecimento;
- lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
- atender alunos, individualmente;
- pesquisar conteúdos;
- acompanhar a refeição;
- preparar a sala;
- reelaborar o planejamento;
- demonstrar dinamismo;
- ministrar aulas;
- demonstrar ética;
- discutir casos específicos com a coordenação;
- realizar visitas temáticas;
- escrever para os alunos;
- avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
- construir material didático;
- encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
- criar situações de aprendizagem;
- orientar os pais sobre alimentação saudável;
- contar histórias;
- participar de eventos da comunidade;
- desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
- demonstrar paciência;
- orientar sobre hábitos alimentares;
- promover atividades integradoras;
- demonstrar alegria;
- levantar bibliografia;
- prestar primeiros socorros;
- definir critérios de agrupamentos de alunos;
- improvisar atividades;
- promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
- demonstrar disciplina;
- estimar a necessidade de material;
- pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
- estabelecer rotinas;
- alfabetizar os alunos;
- agrupar os alunos;
- enviar comunicados ao pais;
- registrar frequência dos alunos;
- ministrar reuniões de pais;
- sondar necessidades e potencialidades do grupo;
- expor conteúdos;
- convidar personalidades e entidades;
- encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
- observar o comportamento dos alunos;
- demonstrar bom humor;
- avaliar o desenvolvimento psicomotor;
- demonstrar disposição;
- observar a interação dos alunos;
- preparar reunião de pais;
- selecionar material;
- demonstrar empatia;
- demonstrar preparo físico;
- passar lição de casa;
- selecionar recursos didáticos;
- demonstrar criatividade;
- organizar eventos;
- preparar o ambiente para as atividades;
- ler para os alunos;
- programar atividades diárias;
- preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
- prestar esclarecimento aos pais;
- acompanhar momento de sono;
- acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
- atender pais;
- definir estratégias pedagógicas;
- participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
- promover a convivência social (socializar);
- sondar o conhecimento prévio dos alunos;
- preencher documentos com informações dos alunos;
- preparar projetos pedagógicos;
- guardar o material;
- demonstrar flexibilidade;
- conferir material;
- organizar o espaço das atividades;
- mostrar-se atento;
- corrigir trabalhos com os alunos;
- proceder à retirada da mamadeira;
- auxiliar os alunos na colocação roupas;
- registrar entrevistas com os pais;
- elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
- demonstrar capacidade de compreensão oral;
- definir conteúdo programático do ano letivo;
- promover encontros e atividades com os pais;
- analisar situações de aprendizagem;
- desenvolver trabalhos coletivos;
- estabelecer normas e regras de conduta;
- programar atividades extraclasses;
- planejar a rotina dos alunos;
- acolher os alunos;
- comprar material;
- pesquisar recursos didáticos;
- receber comunicados dos pais (agenda, circular);
- controlar a saída de alunos;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- manter-se atualizado;
Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) no mercado de trabalho
- Educação infantil - creche
- Educação infantil - pré-escola
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Atividades associativas
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Ensino médio
- Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br