Salário para o cargo de Superintendente comercial
CBO 1233-05 > Diretores de comercialização e marketing

Superintendente comercial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam na definição do planejamento estratégico da empresa, definem e executam plano de marketing e vendas, gerem a qualidade da venda. Participam da definição de políticas de recursos humanos. Comunicam-se primordialmente para disseminar informações ao público de interesse da empresa.

Quanto ganha um Superintendente comercial

Um Superintendente comercial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.356,69 e R$ 70.745,14, com a média salarial de R$ 27.356,71 e o salário mediana em R$ 25.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente comercial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 27.356,71 328.280,52 6.839,18 128,95
1º Quartil 8.356,69 100.280,30 2.089,17 39,39
Salário Mediana 25.000,00 300.000,00 6.250,00 117,85
3º Quartil 53.953,27 647.439,19 13.488,32 254,32
Teto Salarial 70.745,14 848.941,69 17.686,29 333,48


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de comercialização e marketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 13.972 - 81.417 39.609,46 13.971,76 38.000,00 67.218,55 81.417,12
Barueri - SP 6.107 - 68.684 30.813,30 6.107,39 30.317,45 56.705,67 68.683,61
Rio de Janeiro - RJ 5.822 - 81.228 34.065,50 5.821,86 32.911,00 67.062,21 81.227,76
Belo Horizonte - MG 2.383 - 55.328 20.944,08 2.383,35 16.279,29 45.679,20 55.328,02
Campinas - SP 7.336 - 77.736 35.094,89 7.335,50 33.940,00 64.179,19 77.735,76
Curitiba - PR 3.673 - 68.904 29.293,67 3.673,05 33.000,00 56.887,37 68.903,69
Brasília - DF 2.297 - 52.221 17.581,84 2.296,61 10.734,00 43.113,65 52.220,55
Monte Belo - MG 2.423 - 3.466 2.550,98 2.423,00 2.423,21 2.861,17 3.465,54
Fortaleza - CE 1.674 - 47.763 14.378,45 1.673,62 6.200,00 39.433,69 47.763,27
Porto Alegre - RS 4.124 - 63.010 25.884,43 4.123,91 24.744,50 52.021,79 63.010,35
Recife - PE 1.738 - 43.321 12.892,49 1.738,07 6.632,50 35.766,22 43.321,12
Goiânia - GO 2.540 - 41.852 13.482,45 2.540,00 7.438,00 34.553,12 41.851,78
Jundiaí - SP 3.559 - 67.257 26.766,87 3.558,71 26.500,00 55.527,86 67.257,01
Sorocaba - SP 3.790 - 77.494 33.696,40 3.790,43 33.729,50 63.980,00 77.494,50
Guarulhos - SP 3.560 - 53.360 20.587,71 3.560,00 18.000,00 44.054,57 53.360,22
Cuiabá - MT 1.511 - 81.723 21.096,61 1.510,67 8.000,00 67.470,76 81.722,61
Osasco - SP 7.958 - 68.065 31.281,82 7.958,33 31.952,80 56.194,98 68.065,05
Florianópolis - SC 3.626 - 79.518 26.958,20 3.626,00 21.399,00 65.650,83 79.518,26
São Caetano do Sul - SP 8.728 - 78.052 38.004,08 8.728,33 38.000,00 64.440,00 78.051,66
Manaus - AM 1.979 - 32.027 9.956,10 1.978,87 5.000,00 26.442,00 32.027,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 7.185 - 77.325 34.981,85 7.184,82 35.000,00 63.840,17 77.325,13
Minas Gerais 1.980 - 45.510 13.437,18 1.980,31 6.000,00 37.573,46 45.510,10
Rio de Janeiro 3.553 - 76.220 29.143,51 3.553,24 25.974,00 62.927,96 76.220,24
Paraná 2.217 - 55.576 18.507,55 2.216,94 10.770,00 45.884,24 55.576,37
Santa Catarina 2.256 - 52.533 16.044,15 2.255,92 7.285,00 43.371,26 52.532,57
Rio Grande do Sul 2.818 - 55.449 18.866,02 2.817,70 12.906,00 45.779,29 55.449,25
Goiás 2.151 - 37.077 10.847,89 2.150,96 4.365,50 30.610,74 37.076,65
Ceará 1.716 - 50.911 14.827,52 1.716,25 6.873,80 42.032,60 50.911,15
Pernambuco 1.750 - 39.079 11.288,93 1.750,04 5.559,50 32.263,72 39.078,79
Mato Grosso 1.437 - 66.805 20.014,99 1.437,19 8.000,00 55.154,91 66.805,28
Distrito Federal 2.297 - 52.221 17.581,84 2.296,61 10.734,00 43.113,65 52.220,55
Bahia 1.932 - 49.168 14.028,84 1.932,43 5.177,50 40.593,14 49.167,62
Espírito Santo 2.029 - 23.884 7.143,33 2.028,60 3.000,00 19.718,41 23.883,53
Pará 2.210 - 33.920 10.958,20 2.210,20 5.100,00 28.004,40 33.919,77
Rio Grande do Norte 1.511 - 12.628 4.510,19 1.511,00 2.750,00 10.426,17 12.628,49
Mato Grosso do Sul 1.795 - 20.337 7.714,95 1.795,33 4.750,00 16.790,67 20.337,36
Amazonas 2.066 - 29.718 9.707,93 2.065,73 4.596,00 24.535,00 29.717,53
Paraíba 1.517 - 9.479 3.920,13 1.517,33 3.099,00 7.826,00 9.479,09
Maranhão 1.776 - 11.850 4.604,05 1.775,79 3.162,00 9.783,80 11.850,43
Alagoas 2.650 - 43.781 13.733,90 2.649,82 8.000,00 36.145,50 43.780,51
Piauí 1.475 - 25.578 6.969,49 1.474,67 3.317,50 21.116,97 25.577,50
Tocantins 1.446 - 30.840 8.363,62 1.445,67 2.838,00 25.461,33 30.839,53
Sergipe 2.514 - 43.201 13.945,85 2.513,67 9.955,00 35.666,67 43.200,54
Rondônia 2.024 - 19.945 7.494,00 2.024,00 7.000,00 16.466,67 19.944,92


Principais locais de trabalho

Diretores de comercialização e marketing xercem funções de direção comercial e de marketing em empresas das mais diversas atividades econômicas, geralmente de médio e grande portes. São assalariados, com carteira assinada, atuam de forma cooperativa, sem supervisão, em ambientes fechados e em período diurno. Podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de comercialização e marketing

Para o exercício desse cargo requer-se ensino superior completo. O exercício pleno das atividades profissionais ocorre entre quatro e cinco anos de experiência na área.


Funções e atividades do Superintendente comercial

Diretores de comercialização e marketing devem:

  • executar plano de marketing e vendas;
  • gerir qualidade da venda;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar na definição de políticas de recursos humanos;
  • atuar na definição do planejamento estratégico;
  • comunicar-se;
  • definir plano de marketing e vendas;

  • Atividades

    • verificar cumprimento dos prazos de cobrança;
    • disseminar informações ao público de interesse da empresa;
    • elaborar plano de contingência;
    • analisar plano de marketing e vendas;
    • mostrar versatilidade;
    • identificar novos fornecedores e prestadores de serviço;
    • trabalhar com responsabilidade social;
    • analisar viabilidade econômica;
    • diagnosticar necessidade de treinamento e desenvolvimento de pessoal;
    • prospectar formadores de opinião;
    • gerenciar custos e prazos logísticos;
    • avaliar resultados (negócios e processos);
    • acompanhar utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros;
    • transformar dados em informação;
    • realizar pesquisas (top of mind);
    • manipular tendência de mercado;
    • definir metas e padrões de qualidade;
    • realizar ações preventivas e corretivas;
    • instituir metodologia de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • definir perfil de qualificação do pessoal;
    • fomentar pesquisa e desenvolvimento de tendências de mercado consumidor;
    • atuar na definição de linhas de produto;
    • avaliar exequibilidade de projetos;
    • promover rastreabilidade do produto;
    • expor ideias em público;
    • implementar planos de marketing e vendas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • aprovar contratação de terceiros;
    • contribuir na elaboração de descrição de cargos;
    • utilizar tecnologia da informação;
    • avaliar nível de satisfação da equipe;
    • promover campanhas internas de conscientização;
    • dimensionar recursos;
    • redigir relatórios;
    • validar métodos;
    • minimizar rupturas de vendas;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • gerir pós-venda;
    • tomar decisões;
    • monitorar rentabilidade de produtos e clientes;
    • demonstrar visão de futuro;
    • mostrar otimismo;
    • revisar plano de marketing e vendas;
    • monitorar índice de satisfação de clientes e fornecedores;
    • mostrar criatividade;
    • motivar equipe;
    • fazer exposições na mídia;
    • promover treinamento e desenvolvimento da equipe;
    • trabalhar com ética;
    • definir metas de venda com grupo gestor (quantidade e prazo);
    • delegar responsabilidades;
    • definir plano de investimento com grupo gestor;
    • prospectar tendências tecnológicas, de produtos e modismos;
    • administrar conflitos;
    • estimular processo de comunicação;
    • promover inovação;
    • zelar pela apresentação pessoal;
    • aproveitar oportunidades;
    • fazer cumprir política comercial da empresa;
    • dialogar com públicos de interesse da empresa;
    • especificar recursos humanos, materiais e financeiros (orçamento);
    • gerenciar salários, promoções, admissões e demissões;
    • acompanhar indicadores de venda (volume de vendas, cumprimento de prazos);
    • aprovar normas e instruções;
    • mostrar coerência;
    • focalizar na busca de resultados;
    • disseminar plano de marketing;
    • participar da definição de políticas ambientais, sociais e de segurança e higiene do trabalho;
    • implantar novas metodologias de trabalho;
    • orientar planejamento da produção;
    • fixar metas de vendas (objetivos e prazos);
    • desenvolver sistemáticas de monitoração do trabalho;
    • demonstrar respeito a chefes e subordinados;


    Setores que mais contratam Superintendente comercial no mercado de trabalho

    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
    • Consultoria em tecnologia da informação
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico