Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de longo curso
- Capitão de longo curso (comandante)
- Primeiro oficial de náutica
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Imediato da marinha mercante
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Prático de portos da marinha mercante
- Inspetor naval
- Vistoriador naval
- Capitão de cabotagem
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de longo curso (imediato)
Oficiais de convés devem:
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar operações;
- qualificar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
- navegar com segurança;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- administrar pessoal;
Atividades
- discriminar cores;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- operar rampas de acesso;
- definir área segura para trabalho;
- controlar rancho;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- verificar peação da carga;
- avaliar as condições para desatracação;
- operar equipamentos de navegação;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- conferir certificação da embarcação;
- consultar legislação;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar temperatura dos tanques;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar estanqueidade dos porões;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- demonstrar criatividade;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- controlar planos de bordo;
- discriminar sons e ruídos;
- ministrar treinamento a bordo;
- demonstrar raciocínio analítico;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- avaliar as condições de atracação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- transportar passageiros;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições meteorológicas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- operar guincho de reboque;
- efetuar auditorias internas;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- coordenar reuniões de segurança;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- coordenar operações de reboque;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- verificar marcação das cargas;
- realizar comunicação de bordo;
- avaliar as condições para desamarração;
- elaborar apresentações;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- acionar plano de contingência;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- testar equipamentos de segurança;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- demonstrar percepção espacial;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- manusear cargas a bordo;
- demonstrar percepção cinemática;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- ministrar aulas de formação profissional;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- aplicar legislação;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar material de passadiço;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- proferir palestras;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- testar equipamentos de salvatagem;
- controlar epi e epc;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar raciocínio sintético;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- operar rampas de cargas;
- avaliar o preparo da tripulação;
- inspecionar as condições de segurança;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- operar o sistema de lastro;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- realizar o plano de viagem;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- conferir certificação da tripulação;
- demonstrar capacidade de negociação;
- ministrar treinamento em terra;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- coordenar operação de controle à poluição;
- demonstrar comportamento proativo;
- operar cobertas de cargas;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- fiscalizar o uso de epi;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- controlar material de custeio;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- operar tampas de escotilha;
- controlar medicamento de bordo;
- orientar a navegação;
- emitir permissão para trabalho;
- supervisionar equipe de convés;
- preparar a unidade para reboque;
- efetuar os registros pertinentes;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- tomar decisões;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- supervisionar o sms;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- conduzir embarcação de salvamento;
- demonstrar liderança;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- inspecionar equipamentos de segurança;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- elaborar material didático;
- inspecionar equipamentos de convés;
- avaliar as condições para amarração;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- controlar material de combate à poluição;
- supervisionar seção de câmara;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- trabalhar em equipe;
- acionar plano de emergência;
- coordenar operações de resgate;
- controlar certificação da tripulação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- trabalhar sob pressão;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- manobrar a embarcação;
Setores que mais contratam Capitão de longo curso (imediato) no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Atividades de agenciamento marítimo
- Locação de embarcações sem tripulação
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Escafandria e mergulho