Salário para o cargo de Técnico em biblioteconomia
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em biblioteconomia - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em biblioteconomia

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • tratar informação e documentos;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • realizar a manutenção do acervo;

Atividades

  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • cadastrar o usuário;
  • conferir documentos encadernados;
  • atualizar-se;
  • carimbar documentos;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • trabalhar em equipe;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • elaborar cartazes;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • controlar aquisição de documentos;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • emprestar material do acervo;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • etiquetar documentos;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • demonstrar iniciativa;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • cadastrar documentos;
  • pesquisar bases de dados;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • organizar arquivos administrativos;
  • proceder com ética;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • participar na elaboração de publicações;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • controlar permutas de documentos;
  • preparar documentos para encadernação;
  • participar da organização de concursos literários;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • qualificar-se;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • reservar material bibliográfico;
  • escrever correspondências;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • substituir documentos;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • elaborar folhetos;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • reproduzir documentos;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • elaborar clipping;
  • elaborar mural;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • controlar doação de documentos;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • inventariar o acervo;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • realizar serviços de comutação;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • localizar material no acervo;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • realizar campanhas de doação;
  • coletar dados estatísticos;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • expedir malotes e correios;
  • digitalizar materiais;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • alimentar bases de dados;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • controlar arquivos administrativos;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;


Setores que mais contratam Técnico em biblioteconomia no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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