Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico em biblioteconomia
Técnicos em biblioteconomia devem:
- tratar informação e documentos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- participar do processo de disseminação da informação;
- realizar a manutenção do acervo;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
Atividades
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- cadastrar o usuário;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- expedir malotes e correios;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- controlar os estoques de material de consumo;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- controlar doação de documentos;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- elaborar alertas bibliográficos;
- inventariar o acervo;
- reproduzir documentos;
- arquivar fichas catalográficas;
- preparar documentos para encadernação;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- reservar material bibliográfico;
- elaborar mural;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- controlar aquisição de documentos;
- elaborar clipping;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- digitalizar materiais;
- desdobrar fichas catalográficas;
- qualificar-se;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- pesquisar bases de dados;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- aplicar sanções ao usuário;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- participar do remanejamento do acervo;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- realizar campanhas de doação;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- alimentar bases de dados;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- coletar dados estatísticos;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- atualizar-se;
- cadastrar documentos;
- etiquetar documentos;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- monitorar visitas à biblioteca;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- magnetizar documentos do acervo;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- escrever correspondências;
- realizar serviços de comutação;
- localizar material no acervo;
- elaborar cartazes;
- atualizar o cadastro de usuários;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- arquivar a produção acadêmica;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- elaborar relatórios estatísticos;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- selecionar documentos para a encadernação;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- trabalhar em equipe;
- participar da organização de concursos literários;
- participar na elaboração de publicações;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- controlar permutas de documentos;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- emprestar material do acervo;
- auxiliar na indexação de documentos;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- auxiliar na busca de parcerias;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- operar equipamentos audiovisuais;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- auxiliar no descarte de documentos;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- demonstrar iniciativa;
- controlar o fluxo do usuário;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- elaborar folhetos;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- participar na realização de saraus culturais;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- proceder com ética;
- organizar arquivos administrativos;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- auxiliar na organização de exposições;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- substituir documentos;
- carimbar documentos;
- participar da organização da hemeroteca;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- conferir documentos encadernados;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- controlar arquivos administrativos;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- auxiliar na classificação de documentos;
- cobrar devolução de empréstimos;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
Setores que mais contratam Técnico em biblioteconomia no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios