Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico em biblioteconomia
Técnicos em biblioteconomia devem:
- tratar informação e documentos;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- realizar a manutenção do acervo;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- participar do processo de disseminação da informação;
- demonstrar competências pessoais;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
Atividades
- expedir malotes e correios;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- participar da organização da hemeroteca;
- escrever correspondências;
- digitalizar materiais;
- auxiliar no descarte de documentos;
- atualizar o cadastro de usuários;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- carimbar documentos;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- auxiliar na busca de parcerias;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- substituir documentos;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- localizar material no acervo;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- participar do remanejamento do acervo;
- elaborar relatórios estatísticos;
- controlar permutas de documentos;
- reproduzir documentos;
- selecionar documentos para a encadernação;
- realizar campanhas de doação;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- organizar arquivos administrativos;
- auxiliar na organização de exposições;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- participar na realização de saraus culturais;
- cobrar devolução de empréstimos;
- arquivar a produção acadêmica;
- cadastrar o usuário;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- elaborar folhetos;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- auxiliar na indexação de documentos;
- etiquetar documentos;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- controlar aquisição de documentos;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- atualizar-se;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- participar na elaboração de publicações;
- controlar o fluxo do usuário;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- alimentar bases de dados;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- elaborar mural;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- controlar doação de documentos;
- realizar serviços de comutação;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- inventariar o acervo;
- cadastrar documentos;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- elaborar clipping;
- auxiliar na classificação de documentos;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- arquivar fichas catalográficas;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- monitorar visitas à biblioteca;
- desdobrar fichas catalográficas;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- reservar material bibliográfico;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- demonstrar iniciativa;
- controlar os estoques de material de consumo;
- operar equipamentos audiovisuais;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- aplicar sanções ao usuário;
- trabalhar em equipe;
- elaborar cartazes;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- conferir documentos encadernados;
- qualificar-se;
- proceder com ética;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- magnetizar documentos do acervo;
- participar da organização de concursos literários;
- preparar documentos para encadernação;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- pesquisar bases de dados;
- elaborar alertas bibliográficos;
- controlar arquivos administrativos;
- emprestar material do acervo;
- coletar dados estatísticos;
Setores que mais contratam Técnico em biblioteconomia no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios