Salário para o cargo de Técnico em biblioteconomia
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em biblioteconomia - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em biblioteconomia

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar informação e documentos;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar a manutenção do acervo;

Atividades

  • aplicar sanções ao usuário;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • carimbar documentos;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • coletar dados estatísticos;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • cadastrar o usuário;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • proceder com ética;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • escrever correspondências;
  • controlar permutas de documentos;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • alimentar bases de dados;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • participar na elaboração de publicações;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • reproduzir documentos;
  • elaborar mural;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • elaborar cartazes;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • organizar arquivos administrativos;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • elaborar folhetos;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar arquivos administrativos;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • qualificar-se;
  • controlar aquisição de documentos;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • reservar material bibliográfico;
  • pesquisar bases de dados;
  • expedir malotes e correios;
  • localizar material no acervo;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • substituir documentos;
  • inventariar o acervo;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • realizar serviços de comutação;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • atualizar-se;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • cadastrar documentos;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • realizar campanhas de doação;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • participar da organização de concursos literários;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • elaborar clipping;
  • etiquetar documentos;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • conferir documentos encadernados;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • preparar documentos para encadernação;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • emprestar material do acervo;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • digitalizar materiais;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • controlar doação de documentos;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;


Setores que mais contratam Técnico em biblioteconomia no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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