Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico em documentação

Um Técnico em documentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.332,62 e R$ 9.661,23, com a média salarial de R$ 4.270,36 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em documentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.270,36 51.244,27 1.067,59 20,37
1º Quartil 2.332,62 27.991,48 583,16 11,13
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,69
3º Quartil 7.368,07 88.416,78 1.842,02 35,14
Teto Salarial 9.661,23 115.934,74 2.415,31 46,08


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.162 - 6.538 3.549,64 2.162,40 2.909,00 5.397,60 6.537,74
São Paulo - SP 3.023 - 13.766 5.862,44 3.023,00 4.256,00 11.365,60 13.766,36
Itaboraí - RJ 4.275 - 8.018 5.390,58 4.274,67 4.920,00 6.619,67 8.017,94
Belo Horizonte - MG 5.208 - 8.211 5.840,89 5.208,00 5.208,00 6.779,00 8.210,93
Vinhedo - SP 2.500 - 6.662 3.642,86 2.500,00 3.300,00 5.500,00 6.661,77
Vila Velha - ES 1.572 - 4.845 2.095,64 1.572,00 1.676,42 4.000,00 4.844,92
Fortaleza - CE 1.844 - 2.346 1.859,50 1.844,00 1.844,00 1.937,00 2.346,15
Manaus - AM 1.450 - 40.407 14.697,20 1.450,00 2.658,00 33.360,00 40.406,63


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.123 - 9.586 4.293,04 2.122,86 3.500,00 7.914,17 9.585,88
Rio de Janeiro 2.231 - 7.389 4.099,88 2.231,44 4.348,31 6.100,78 7.389,45
Minas Gerais 4.319 - 8.211 5.537,24 4.319,00 5.603,00 6.779,00 8.210,93
Rio Grande do Sul 2.387 - 9.832 4.493,33 2.386,67 3.737,50 8.117,67 9.832,36
Bahia 1.412 - 5.471 2.303,56 1.412,00 2.300,00 4.516,92 5.471,03
Espírito Santo 1.572 - 4.845 2.095,64 1.572,00 1.676,42 4.000,00 4.844,92
Ceará 1.844 - 2.346 1.859,50 1.844,00 1.844,00 1.937,00 2.346,15
Amazonas 1.450 - 40.407 14.697,20 1.450,00 2.658,00 33.360,00 40.406,63


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • tratar informação e documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

  • Atividades

    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • atualizar-se;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • auxiliar no descarte de documentos;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • participar na elaboração de publicações;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • elaborar clipping;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • etiquetar documentos;
    • cadastrar o usuário;
    • elaborar cartazes;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • elaborar folhetos;
    • controlar doação de documentos;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • higienizar material;
    • realizar serviços de comutação;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • controlar permutas de documentos;
    • controlar arquivos administrativos;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • digitalizar materiais;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • cadastrar documentos;
    • controlar aquisição de documentos;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • executar serviços de digitação e datilografia;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • expedir malotes e correios;
    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • alimentar bases de dados;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • reservar material bibliográfico;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • magnetizar documentos do acervo;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • escrever correspondências;
    • participar da organização de concursos literários;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • elaborar mural;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • preparar documentos para encadernação;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • localizar material no acervo;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • qualificar-se;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • organizar arquivos administrativos;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • pesquisar bases de dados;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • arquivar a produção acadêmica;
    • auxiliar na elaboração de resumos;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • participar da organização da hemeroteca;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • reproduzir documentos;
    • conferir documentos encadernados;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • emprestar material do acervo;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • realizar campanhas de doação;
    • carimbar documentos;
    • coletar dados estatísticos;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • guardar os documentos;
    • inventariar o acervo;
    • substituir documentos;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • proceder com ética;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • trabalhar em equipe;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;


    Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

    • Outras obras de engenharia civil
    • Serviços de engenharia
    • Obras de montagem industrial
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Ensino fundamental
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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