Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • tratar informação e documentos;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;

Atividades

  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • reproduzir documentos;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • organizar arquivos administrativos;
  • elaborar mural;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • controlar aquisição de documentos;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • alimentar bases de dados;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • participar na elaboração de publicações;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • etiquetar documentos;
  • pesquisar bases de dados;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • expedir malotes e correios;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • preparar documentos para encadernação;
  • elaborar folhetos;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • elaborar clipping;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • proceder com ética;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • realizar campanhas de doação;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • cadastrar o usuário;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • qualificar-se;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • digitalizar materiais;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • cadastrar documentos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • escrever correspondências;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • conferir documentos encadernados;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • substituir documentos;
  • emprestar material do acervo;
  • reservar material bibliográfico;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • coletar dados estatísticos;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • controlar permutas de documentos;
  • realizar serviços de comutação;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • controlar arquivos administrativos;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • atualizar-se;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • carimbar documentos;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • participar da organização de concursos literários;
  • localizar material no acervo;
  • elaborar cartazes;
  • inventariar o acervo;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • trabalhar em equipe;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • controlar doação de documentos;


Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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