Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico em documentação

Um Técnico em documentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,52 e R$ 7.057,19, com a média salarial de R$ 2.660,47 e o salário mediana em R$ 1.955,34 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em documentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.660,47 31.925,66 665,12 12,91
1º Quartil 1.194,52 14.334,22 298,63 5,80
Salário Mediana 1.955,34 23.464,08 488,84 9,49
3º Quartil 5.382,11 64.585,36 1.345,53 26,12
Teto Salarial 7.057,19 84.686,26 1.764,30 34,25


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.467 - 12.105 4.180,61 1.467,40 2.608,07 9.994,03 12.105,07
Serra - ES 1.200 - 1.696 1.250,00 1.200,00 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Salvador - BA 1.196 - 4.191 1.737,54 1.196,46 1.213,45 3.460,51 4.191,47
Rio de Janeiro - RJ 1.531 - 7.671 3.335,28 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Indaial - SC 1.552 - 3.589 2.398,59 1.552,17 2.962,87 2.962,87 3.588,72
Ribeirão Preto - SP 1.432 - 1.771 1.454,50 1.432,00 1.462,00 1.462,00 1.770,82
Araras - SP 1.363 - 2.193 1.477,37 1.363,02 1.398,89 1.810,34 2.192,74
Camaçari - BA 1.156 - 4.603 2.497,56 1.156,00 2.500,00 3.800,00 4.602,67
Brasília - DF 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Fundão - ES 1.200 - 2.180 1.300,00 1.200,00 1.200,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.406 - 8.893 3.373,08 1.406,40 2.495,70 7.341,88 8.892,71
Espírito Santo 1.200 - 1.776 1.260,13 1.200,00 1.200,00 1.466,27 1.775,99
Bahia 1.190 - 4.851 1.981,95 1.189,72 1.213,45 4.004,63 4.850,53
Santa Catarina 1.552 - 3.589 2.491,39 1.552,17 2.800,00 2.962,87 3.588,72
Rio de Janeiro 1.531 - 7.671 3.234,65 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Distrito Federal 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Paraná 1.642 - 4.745 2.703,52 1.641,82 2.900,00 3.917,31 4.744,76
Rio Grande do Sul 1.400 - 6.016 3.372,08 1.400,00 3.788,35 4.966,75 6.015,88


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • participar do processo de disseminação da informação;
  • tratar informação e documentos;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;

  • Atividades

    • participar da organização da hemeroteca;
    • realizar campanhas de doação;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • elaborar folhetos;
    • controlar doação de documentos;
    • pesquisar bases de dados;
    • carimbar documentos;
    • participar na elaboração de publicações;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • demonstrar iniciativa;
    • digitalizar materiais;
    • auxiliar na elaboração de resumos;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • participar da organização de concursos literários;
    • cadastrar o usuário;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • elaborar clipping;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • auxiliar no descarte de documentos;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • cadastrar documentos;
    • magnetizar documentos do acervo;
    • qualificar-se;
    • inventariar o acervo;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • etiquetar documentos;
    • higienizar material;
    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • organizar arquivos administrativos;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • preparar documentos para encadernação;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • elaborar cartazes;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • localizar material no acervo;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • emprestar material do acervo;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • realizar serviços de comutação;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • atualizar-se;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • coletar dados estatísticos;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • controlar aquisição de documentos;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • controlar arquivos administrativos;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • executar serviços de digitação e datilografia;
    • reservar material bibliográfico;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • reproduzir documentos;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • guardar os documentos;
    • alimentar bases de dados;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • proceder com ética;
    • expedir malotes e correios;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • trabalhar em equipe;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • substituir documentos;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • arquivar a produção acadêmica;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • elaborar mural;
    • escrever correspondências;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • conferir documentos encadernados;
    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • controlar permutas de documentos;


    Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

    • Atividades de bibliotecas e arquivos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Serviços de engenharia
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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