Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico em documentação
Técnicos em biblioteconomia devem:
- demonstrar competências pessoais;
- participar do processo de disseminação da informação;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- tratar informação e documentos;
- realizar a manutenção do acervo;
Atividades
- monitorar visitas à biblioteca;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- elaborar relatórios estatísticos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- elaborar cartazes;
- auxiliar na classificação de documentos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- cobrar devolução de empréstimos;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- arquivar a produção acadêmica;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- participar do remanejamento do acervo;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- controlar aquisição de documentos;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- localizar material no acervo;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- atualizar o cadastro de usuários;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- atualizar-se;
- controlar arquivos administrativos;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- auxiliar na indexação de documentos;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- participar na elaboração de publicações;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- elaborar folhetos;
- etiquetar documentos;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- elaborar alertas bibliográficos;
- coletar dados estatísticos;
- realizar campanhas de doação;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- proceder com ética;
- cadastrar o usuário;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- elaborar mural;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- realizar serviços de comutação;
- pesquisar bases de dados;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- controlar o fluxo do usuário;
- trabalhar em equipe;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- aplicar sanções ao usuário;
- carimbar documentos;
- selecionar documentos para a encadernação;
- controlar permutas de documentos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- magnetizar documentos do acervo;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- escrever correspondências;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- emprestar material do acervo;
- participar da organização de concursos literários;
- auxiliar na organização de exposições;
- inventariar o acervo;
- elaborar clipping;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- qualificar-se;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- alimentar bases de dados;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- demonstrar iniciativa;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- controlar doação de documentos;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- reservar material bibliográfico;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- participar da organização da hemeroteca;
- controlar os estoques de material de consumo;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- auxiliar na busca de parcerias;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- conferir documentos encadernados;
- reproduzir documentos;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- preparar documentos para encadernação;
- cadastrar documentos;
- expedir malotes e correios;
- arquivar fichas catalográficas;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- desdobrar fichas catalográficas;
- auxiliar no descarte de documentos;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- participar na realização de saraus culturais;
- substituir documentos;
- organizar arquivos administrativos;
- operar equipamentos audiovisuais;
- digitalizar materiais;
- realizar permutas de material bibliográfico;
Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios