Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico em documentação

Um Técnico em documentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,52 e R$ 7.057,19, com a média salarial de R$ 2.660,47 e o salário mediana em R$ 1.955,34 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em documentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.660,47 31.925,66 665,12 12,91
1º Quartil 1.194,52 14.334,22 298,63 5,80
Salário Mediana 1.955,34 23.464,08 488,84 9,49
3º Quartil 5.382,11 64.585,36 1.345,53 26,12
Teto Salarial 7.057,19 84.686,26 1.764,30 34,25


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.467 - 12.105 4.180,61 1.467,40 2.608,07 9.994,03 12.105,07
Serra - ES 1.200 - 1.696 1.250,00 1.200,00 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Salvador - BA 1.196 - 4.191 1.737,54 1.196,46 1.213,45 3.460,51 4.191,47
Rio de Janeiro - RJ 1.531 - 7.671 3.335,28 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Indaial - SC 1.552 - 3.589 2.398,59 1.552,17 2.962,87 2.962,87 3.588,72
Ribeirão Preto - SP 1.432 - 1.771 1.454,50 1.432,00 1.462,00 1.462,00 1.770,82
Araras - SP 1.363 - 2.193 1.477,37 1.363,02 1.398,89 1.810,34 2.192,74
Camaçari - BA 1.156 - 4.603 2.497,56 1.156,00 2.500,00 3.800,00 4.602,67
Brasília - DF 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Fundão - ES 1.200 - 2.180 1.300,00 1.200,00 1.200,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.406 - 8.893 3.373,08 1.406,40 2.495,70 7.341,88 8.892,71
Espírito Santo 1.200 - 1.776 1.260,13 1.200,00 1.200,00 1.466,27 1.775,99
Bahia 1.190 - 4.851 1.981,95 1.189,72 1.213,45 4.004,63 4.850,53
Santa Catarina 1.552 - 3.589 2.491,39 1.552,17 2.800,00 2.962,87 3.588,72
Rio de Janeiro 1.531 - 7.671 3.234,65 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Distrito Federal 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Paraná 1.642 - 4.745 2.703,52 1.641,82 2.900,00 3.917,31 4.744,76
Rio Grande do Sul 1.400 - 6.016 3.372,08 1.400,00 3.788,35 4.966,75 6.015,88


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • tratar informação e documentos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • localizar material no acervo;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • elaborar mural;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • alimentar bases de dados;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • proceder com ética;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • substituir documentos;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • reproduzir documentos;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • escrever correspondências;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;
    • carimbar documentos;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • coletar dados estatísticos;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • cadastrar documentos;
    • organizar arquivos administrativos;
    • elaborar folhetos;
    • controlar aquisição de documentos;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • arquivar a produção acadêmica;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • guardar os documentos;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • cadastrar o usuário;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • participar da organização de concursos literários;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • demonstrar iniciativa;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • etiquetar documentos;
    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • realizar campanhas de doação;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • elaborar clipping;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • controlar arquivos administrativos;
    • higienizar material;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • auxiliar no descarte de documentos;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • conferir documentos encadernados;
    • magnetizar documentos do acervo;
    • atualizar-se;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • controlar doação de documentos;
    • preparar documentos para encadernação;
    • inventariar o acervo;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • reservar material bibliográfico;
    • trabalhar em equipe;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • elaborar cartazes;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • participar da organização da hemeroteca;
    • digitalizar materiais;
    • executar serviços de digitação e datilografia;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • participar na elaboração de publicações;
    • controlar permutas de documentos;
    • emprestar material do acervo;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • expedir malotes e correios;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • pesquisar bases de dados;
    • realizar serviços de comutação;
    • qualificar-se;
    • auxiliar na elaboração de resumos;


    Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

    • Atividades de bibliotecas e arquivos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Serviços de engenharia
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Operadores de instalações de geração e distribuição de energia elétrica, hidráulica, térmica ou nuclear

    Operador de reator nuclear