Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Tratador de documentos (biblioteconomia)
Técnicos em biblioteconomia devem:
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- participar do processo de disseminação da informação;
- tratar informação e documentos;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar a manutenção do acervo;
Atividades
- participar do processo de consistência da base de dados;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- demonstrar iniciativa;
- substituir documentos;
- qualificar-se;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- controlar os estoques de material de consumo;
- etiquetar documentos;
- arquivar fichas catalográficas;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- auxiliar na organização de exposições;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- atualizar-se;
- elaborar cartazes;
- auxiliar na classificação de documentos;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- coletar dados estatísticos;
- arquivar a produção acadêmica;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- aplicar sanções ao usuário;
- trabalhar em equipe;
- participar da organização de concursos literários;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- alimentar bases de dados;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- auxiliar na indexação de documentos;
- elaborar clipping;
- cobrar devolução de empréstimos;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- realizar serviços de comutação;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- auxiliar na busca de parcerias;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- cadastrar documentos;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- escrever correspondências;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- organizar arquivos administrativos;
- controlar aquisição de documentos;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- realizar campanhas de doação;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- desdobrar fichas catalográficas;
- elaborar alertas bibliográficos;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- carimbar documentos;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- monitorar visitas à biblioteca;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- auxiliar no descarte de documentos;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- cadastrar o usuário;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- reproduzir documentos;
- expedir malotes e correios;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- elaborar mural;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- elaborar folhetos;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- controlar o fluxo do usuário;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- pesquisar bases de dados;
- atualizar o cadastro de usuários;
- participar na realização de saraus culturais;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- proceder com ética;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- operar equipamentos audiovisuais;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- participar do remanejamento do acervo;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- participar da organização da hemeroteca;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- reservar material bibliográfico;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- selecionar documentos para a encadernação;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- controlar arquivos administrativos;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- magnetizar documentos do acervo;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- controlar doação de documentos;
- emprestar material do acervo;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- participar na elaboração de publicações;
- controlar permutas de documentos;
- digitalizar materiais;
- inventariar o acervo;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- preparar documentos para encadernação;
- conferir documentos encadernados;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- localizar material no acervo;
- elaborar relatórios estatísticos;
Setores que mais contratam Tratador de documentos (biblioteconomia) no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios