Salário para o cargo de Técnico de documentação e informação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de documentação e informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico de documentação e informação

Um Técnico de documentação e informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.356,33 e R$ 6.197,13, com a média salarial de R$ 2.660,47 e o salário mediana em R$ 1.955,34 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de documentação e informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.660,47 31.925,66 665,12 12,91
1º Quartil 1.356,33 16.275,95 339,08 6,58
Salário Mediana 1.955,34 23.464,08 488,84 9,49
3º Quartil 4.726,19 56.714,33 1.181,55 22,94
Teto Salarial 6.197,13 74.365,54 1.549,28 30,08


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.467 - 12.105 4.180,61 1.467,40 2.608,07 9.994,03 12.105,07
Serra - ES 1.200 - 1.696 1.250,00 1.200,00 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Salvador - BA 1.196 - 4.191 1.737,54 1.196,46 1.213,45 3.460,51 4.191,47
Rio de Janeiro - RJ 1.531 - 7.671 3.335,28 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Indaial - SC 1.552 - 3.589 2.398,59 1.552,17 2.962,87 2.962,87 3.588,72
Ribeirão Preto - SP 1.432 - 1.771 1.454,50 1.432,00 1.462,00 1.462,00 1.770,82
Araras - SP 1.363 - 2.193 1.477,37 1.363,02 1.398,89 1.810,34 2.192,74
Brasília - DF 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Camaçari - BA 1.156 - 4.603 2.497,56 1.156,00 2.500,00 3.800,00 4.602,67
Fundão - ES 1.200 - 2.180 1.300,00 1.200,00 1.200,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.406 - 8.893 3.373,08 1.406,40 2.495,70 7.341,88 8.892,71
Espírito Santo 1.200 - 1.776 1.260,13 1.200,00 1.200,00 1.466,27 1.775,99
Bahia 1.190 - 4.851 1.981,95 1.189,72 1.213,45 4.004,63 4.850,53
Santa Catarina 1.552 - 3.589 2.491,39 1.552,17 2.800,00 2.962,87 3.588,72
Rio de Janeiro 1.531 - 7.671 3.234,65 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Distrito Federal 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Paraná 1.642 - 4.745 2.703,52 1.641,82 2.900,00 3.917,31 4.744,76
Rio Grande do Sul 1.400 - 6.016 3.372,08 1.400,00 3.788,35 4.966,75 6.015,88


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de documentação e informação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • realizar a manutenção do acervo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • tratar informação e documentos;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

  • Atividades

    • auxiliar no descarte de documentos;
    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • reservar material bibliográfico;
    • proceder com ética;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • cadastrar documentos;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • atualizar-se;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • demonstrar iniciativa;
    • participar da organização de concursos literários;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • participar na elaboração de publicações;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • guardar os documentos;
    • controlar aquisição de documentos;
    • auxiliar na elaboração de resumos;
    • participar da organização da hemeroteca;
    • substituir documentos;
    • trabalhar em equipe;
    • executar serviços de digitação e datilografia;
    • higienizar material;
    • expedir malotes e correios;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • preparar documentos para encadernação;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • controlar doação de documentos;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • elaborar folhetos;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • conferir documentos encadernados;
    • digitalizar materiais;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
    • emprestar material do acervo;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • reproduzir documentos;
    • pesquisar bases de dados;
    • cadastrar o usuário;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • realizar serviços de comutação;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • elaborar clipping;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • organizar arquivos administrativos;
    • elaborar mural;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • localizar material no acervo;
    • controlar arquivos administrativos;
    • coletar dados estatísticos;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • etiquetar documentos;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • qualificar-se;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;
    • controlar permutas de documentos;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • realizar campanhas de doação;
    • arquivar a produção acadêmica;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • carimbar documentos;
    • elaborar cartazes;
    • alimentar bases de dados;
    • escrever correspondências;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • magnetizar documentos do acervo;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • inventariar o acervo;


    Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho

    • Atividades de bibliotecas e arquivos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Serviços de engenharia
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Ensino fundamental
    • Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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