Salário para o cargo de Técnico de documentação e informação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de documentação e informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico de documentação e informação

Um Técnico de documentação e informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,52 e R$ 7.057,19, com a média salarial de R$ 2.660,47 e o salário mediana em R$ 1.955,34 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de documentação e informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.660,47 31.925,66 665,12 12,91
1º Quartil 1.194,52 14.334,22 298,63 5,80
Salário Mediana 1.955,34 23.464,08 488,84 9,49
3º Quartil 5.382,11 64.585,36 1.345,53 26,12
Teto Salarial 7.057,19 84.686,26 1.764,30 34,25


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.467 - 12.105 4.180,61 1.467,40 2.608,07 9.994,03 12.105,07
Serra - ES 1.200 - 1.696 1.250,00 1.200,00 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Salvador - BA 1.196 - 4.191 1.737,54 1.196,46 1.213,45 3.460,51 4.191,47
Rio de Janeiro - RJ 1.531 - 7.671 3.335,28 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Indaial - SC 1.552 - 3.589 2.398,59 1.552,17 2.962,87 2.962,87 3.588,72
Ribeirão Preto - SP 1.432 - 1.771 1.454,50 1.432,00 1.462,00 1.462,00 1.770,82
Araras - SP 1.363 - 2.193 1.477,37 1.363,02 1.398,89 1.810,34 2.192,74
Camaçari - BA 1.156 - 4.603 2.497,56 1.156,00 2.500,00 3.800,00 4.602,67
Brasília - DF 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Fundão - ES 1.200 - 2.180 1.300,00 1.200,00 1.200,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.406 - 8.893 3.373,08 1.406,40 2.495,70 7.341,88 8.892,71
Espírito Santo 1.200 - 1.776 1.260,13 1.200,00 1.200,00 1.466,27 1.775,99
Bahia 1.190 - 4.851 1.981,95 1.189,72 1.213,45 4.004,63 4.850,53
Santa Catarina 1.552 - 3.589 2.491,39 1.552,17 2.800,00 2.962,87 3.588,72
Rio de Janeiro 1.531 - 7.671 3.234,65 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Distrito Federal 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Paraná 1.642 - 4.745 2.703,52 1.641,82 2.900,00 3.917,31 4.744,76
Rio Grande do Sul 1.400 - 6.016 3.372,08 1.400,00 3.788,35 4.966,75 6.015,88


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de documentação e informação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • participar do processo de disseminação da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar informação e documentos;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • realizar a manutenção do acervo;

  • Atividades

    • magnetizar documentos do acervo;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • emprestar material do acervo;
    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • realizar campanhas de doação;
    • atualizar-se;
    • reproduzir documentos;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • executar serviços de digitação e datilografia;
    • pesquisar bases de dados;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
    • arquivar a produção acadêmica;
    • controlar permutas de documentos;
    • trabalhar em equipe;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • localizar material no acervo;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • cadastrar documentos;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • realizar serviços de comutação;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • inventariar o acervo;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • reservar material bibliográfico;
    • controlar doação de documentos;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • expedir malotes e correios;
    • qualificar-se;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • etiquetar documentos;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • auxiliar na elaboração de resumos;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • digitalizar materiais;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • substituir documentos;
    • elaborar cartazes;
    • elaborar mural;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • elaborar clipping;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;
    • alimentar bases de dados;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • controlar arquivos administrativos;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • controlar aquisição de documentos;
    • auxiliar no descarte de documentos;
    • participar na elaboração de publicações;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • conferir documentos encadernados;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • cadastrar o usuário;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • demonstrar iniciativa;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • participar da organização de concursos literários;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • coletar dados estatísticos;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • preparar documentos para encadernação;
    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • carimbar documentos;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • guardar os documentos;
    • participar da organização da hemeroteca;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • escrever correspondências;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • organizar arquivos administrativos;
    • proceder com ética;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • higienizar material;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • elaborar folhetos;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;


    Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho

    • Atividades de bibliotecas e arquivos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Serviços de engenharia
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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