Salário para o cargo de Técnico de documentação e informação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de documentação e informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico de documentação e informação

Um Técnico de documentação e informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,52 e R$ 7.057,19, com a média salarial de R$ 2.660,47 e o salário mediana em R$ 1.955,34 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de documentação e informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.660,47 31.925,66 665,12 12,91
1º Quartil 1.194,52 14.334,22 298,63 5,80
Salário Mediana 1.955,34 23.464,08 488,84 9,49
3º Quartil 5.382,11 64.585,36 1.345,53 26,12
Teto Salarial 7.057,19 84.686,26 1.764,30 34,25


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.467 - 12.105 4.180,61 1.467,40 2.608,07 9.994,03 12.105,07
Serra - ES 1.200 - 1.696 1.250,00 1.200,00 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Salvador - BA 1.196 - 4.191 1.737,54 1.196,46 1.213,45 3.460,51 4.191,47
Rio de Janeiro - RJ 1.531 - 7.671 3.335,28 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Indaial - SC 1.552 - 3.589 2.398,59 1.552,17 2.962,87 2.962,87 3.588,72
Ribeirão Preto - SP 1.432 - 1.771 1.454,50 1.432,00 1.462,00 1.462,00 1.770,82
Camaçari - BA 1.156 - 4.603 2.497,56 1.156,00 2.500,00 3.800,00 4.602,67
Araras - SP 1.363 - 2.193 1.477,37 1.363,02 1.398,89 1.810,34 2.192,74
Brasília - DF 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Fundão - ES 1.200 - 2.180 1.300,00 1.200,00 1.200,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.406 - 8.893 3.373,08 1.406,40 2.495,70 7.341,88 8.892,71
Espírito Santo 1.200 - 1.776 1.260,13 1.200,00 1.200,00 1.466,27 1.775,99
Bahia 1.190 - 4.851 1.981,95 1.189,72 1.213,45 4.004,63 4.850,53
Santa Catarina 1.552 - 3.589 2.491,39 1.552,17 2.800,00 2.962,87 3.588,72
Rio de Janeiro 1.531 - 7.671 3.234,65 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Distrito Federal 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Rio Grande do Sul 1.400 - 6.016 3.372,08 1.400,00 3.788,35 4.966,75 6.015,88
Paraná 1.642 - 4.745 2.703,52 1.641,82 2.900,00 3.917,31 4.744,76


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de documentação e informação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • participar do processo de disseminação da informação;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • tratar informação e documentos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • proceder com ética;
    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • cadastrar documentos;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • substituir documentos;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • organizar arquivos administrativos;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • higienizar material;
    • elaborar clipping;
    • participar da organização da hemeroteca;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • controlar arquivos administrativos;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • controlar doação de documentos;
    • localizar material no acervo;
    • coletar dados estatísticos;
    • elaborar folhetos;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • reproduzir documentos;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • emprestar material do acervo;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • demonstrar iniciativa;
    • expedir malotes e correios;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • pesquisar bases de dados;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • escrever correspondências;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • cadastrar o usuário;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • controlar permutas de documentos;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • preparar documentos para encadernação;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • atualizar-se;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • auxiliar na elaboração de resumos;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • alimentar bases de dados;
    • executar serviços de digitação e datilografia;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • inventariar o acervo;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • carimbar documentos;
    • elaborar cartazes;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • auxiliar no descarte de documentos;
    • participar na elaboração de publicações;
    • participar da organização de concursos literários;
    • elaborar mural;
    • qualificar-se;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • realizar serviços de comutação;
    • conferir documentos encadernados;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • reservar material bibliográfico;
    • guardar os documentos;
    • arquivar a produção acadêmica;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • etiquetar documentos;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • realizar campanhas de doação;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • digitalizar materiais;
    • magnetizar documentos do acervo;
    • controlar aquisição de documentos;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;


    Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho

    • Atividades de bibliotecas e arquivos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Serviços de engenharia
    • Ensino fundamental
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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