Salário para o cargo de Técnico de documentação e informação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de documentação e informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico de documentação e informação

Um Técnico de documentação e informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,52 e R$ 7.057,19, com a média salarial de R$ 2.660,47 e o salário mediana em R$ 1.955,34 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de documentação e informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.660,47 31.925,66 665,12 12,91
1º Quartil 1.194,52 14.334,22 298,63 5,80
Salário Mediana 1.955,34 23.464,08 488,84 9,49
3º Quartil 5.382,11 64.585,36 1.345,53 26,12
Teto Salarial 7.057,19 84.686,26 1.764,30 34,25


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.467 - 12.105 4.180,61 1.467,40 2.608,07 9.994,03 12.105,07
Serra - ES 1.200 - 1.696 1.250,00 1.200,00 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Salvador - BA 1.196 - 4.191 1.737,54 1.196,46 1.213,45 3.460,51 4.191,47
Rio de Janeiro - RJ 1.531 - 7.671 3.335,28 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Indaial - SC 1.552 - 3.589 2.398,59 1.552,17 2.962,87 2.962,87 3.588,72
Ribeirão Preto - SP 1.432 - 1.771 1.454,50 1.432,00 1.462,00 1.462,00 1.770,82
Araras - SP 1.363 - 2.193 1.477,37 1.363,02 1.398,89 1.810,34 2.192,74
Camaçari - BA 1.156 - 4.603 2.497,56 1.156,00 2.500,00 3.800,00 4.602,67
Brasília - DF 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Fundão - ES 1.200 - 2.180 1.300,00 1.200,00 1.200,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.406 - 8.893 3.373,08 1.406,40 2.495,70 7.341,88 8.892,71
Espírito Santo 1.200 - 1.776 1.260,13 1.200,00 1.200,00 1.466,27 1.775,99
Bahia 1.190 - 4.851 1.981,95 1.189,72 1.213,45 4.004,63 4.850,53
Santa Catarina 1.552 - 3.589 2.491,39 1.552,17 2.800,00 2.962,87 3.588,72
Rio de Janeiro 1.531 - 7.671 3.234,65 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Distrito Federal 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Paraná 1.642 - 4.745 2.703,52 1.641,82 2.900,00 3.917,31 4.744,76
Rio Grande do Sul 1.400 - 6.016 3.372,08 1.400,00 3.788,35 4.966,75 6.015,88


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de documentação e informação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • tratar informação e documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

  • Atividades

    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • elaborar cartazes;
    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • reservar material bibliográfico;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • alimentar bases de dados;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • magnetizar documentos do acervo;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • inventariar o acervo;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • preparar documentos para encadernação;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • reproduzir documentos;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • realizar serviços de comutação;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • escrever correspondências;
    • auxiliar na elaboração de resumos;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • realizar campanhas de doação;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • controlar doação de documentos;
    • carimbar documentos;
    • elaborar mural;
    • atualizar-se;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • pesquisar bases de dados;
    • substituir documentos;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • elaborar folhetos;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • expedir malotes e correios;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • organizar arquivos administrativos;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • coletar dados estatísticos;
    • elaborar clipping;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • cadastrar o usuário;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • conferir documentos encadernados;
    • etiquetar documentos;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • controlar arquivos administrativos;
    • qualificar-se;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • higienizar material;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;
    • guardar os documentos;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • auxiliar no descarte de documentos;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • cadastrar documentos;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • arquivar a produção acadêmica;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • controlar aquisição de documentos;
    • participar na elaboração de publicações;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • participar da organização da hemeroteca;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • emprestar material do acervo;
    • participar da organização de concursos literários;
    • digitalizar materiais;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • localizar material no acervo;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • controlar permutas de documentos;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • trabalhar em equipe;
    • proceder com ética;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • executar serviços de digitação e datilografia;


    Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho

    • Atividades de bibliotecas e arquivos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Serviços de engenharia
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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