Salário para o cargo de Técnico de documentação e informação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de documentação e informação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de documentação e informação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • tratar informação e documentos;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • alimentar bases de dados;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • elaborar cartazes;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • organizar arquivos administrativos;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • digitalizar materiais;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • qualificar-se;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • cadastrar documentos;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • reproduzir documentos;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • participar da organização de concursos literários;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • substituir documentos;
  • controlar arquivos administrativos;
  • conferir documentos encadernados;
  • proceder com ética;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • preparar documentos para encadernação;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • cadastrar o usuário;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • elaborar mural;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • elaborar clipping;
  • trabalhar em equipe;
  • emprestar material do acervo;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • controlar permutas de documentos;
  • inventariar o acervo;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • expedir malotes e correios;
  • atualizar-se;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • carimbar documentos;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • elaborar folhetos;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • realizar serviços de comutação;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • participar na elaboração de publicações;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • realizar campanhas de doação;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • pesquisar bases de dados;
  • controlar aquisição de documentos;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • reservar material bibliográfico;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • localizar material no acervo;
  • coletar dados estatísticos;
  • escrever correspondências;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • controlar doação de documentos;
  • etiquetar documentos;
  • auxiliar na classificação de documentos;


Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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