Salário para o cargo de Técnico de biblioteca
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de biblioteca - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de biblioteca

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • tratar informação e documentos;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • reservar material bibliográfico;
  • cadastrar o usuário;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • elaborar folhetos;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • carimbar documentos;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • controlar aquisição de documentos;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • conferir documentos encadernados;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • pesquisar bases de dados;
  • proceder com ética;
  • substituir documentos;
  • alimentar bases de dados;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • digitalizar materiais;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • organizar arquivos administrativos;
  • escrever correspondências;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • controlar doação de documentos;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • inventariar o acervo;
  • etiquetar documentos;
  • emprestar material do acervo;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • participar da organização de concursos literários;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • participar na elaboração de publicações;
  • localizar material no acervo;
  • expedir malotes e correios;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • controlar arquivos administrativos;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • elaborar cartazes;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • elaborar mural;
  • controlar permutas de documentos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • elaborar clipping;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • atualizar-se;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • coletar dados estatísticos;
  • qualificar-se;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • demonstrar iniciativa;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • preparar documentos para encadernação;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • realizar campanhas de doação;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • realizar serviços de comutação;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • reproduzir documentos;
  • cadastrar documentos;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;


Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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