Salário para o cargo de Técnico de biblioteca
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de biblioteca - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico de biblioteca

Um Técnico de biblioteca trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.275,69 e R$ 7.493,19, com a média salarial de R$ 3.858,43 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Técnico de biblioteca

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.858,43 46.301,16 964,61 18,37
1º Quartil 2.275,69 27.308,28 568,92 10,84
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,67
3º Quartil 6.186,43 74.237,16 1.546,61 29,46
Teto Salarial 7.493,19 89.918,28 1.873,30 35,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de biblioteca

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • participar do processo de disseminação da informação;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • tratar informação e documentos;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;

Atividades

  • auxiliar na classificação de documentos;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • conferir documentos encadernados;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • controlar permutas de documentos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • cadastrar o usuário;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • proceder com ética;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • escrever correspondências;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • qualificar-se;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • controlar doação de documentos;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • carimbar documentos;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • controlar arquivos administrativos;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • trabalhar em equipe;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • localizar material no acervo;
  • alimentar bases de dados;
  • elaborar clipping;
  • cadastrar documentos;
  • preparar documentos para encadernação;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • realizar serviços de comutação;
  • organizar arquivos administrativos;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • emprestar material do acervo;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • demonstrar iniciativa;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • expedir malotes e correios;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • participar da organização de concursos literários;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • substituir documentos;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • elaborar folhetos;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • digitalizar materiais;
  • elaborar mural;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • realizar campanhas de doação;
  • pesquisar bases de dados;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • controlar aquisição de documentos;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • elaborar cartazes;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • reproduzir documentos;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • inventariar o acervo;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • coletar dados estatísticos;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • atualizar-se;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • etiquetar documentos;
  • reservar material bibliográfico;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • participar na elaboração de publicações;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • pesquisar por solicitação do usuário;


Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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