Salário para o cargo de Professor de técnicas agrícolas
CBO 2331-15 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas agrícolas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas agrícolas

Um Professor de técnicas agrícolas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.538,25 e R$ 9.428,74, com a média salarial de R$ 4.395,48 e o salário mediana em R$ 3.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas agrícolas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.395,48 52.745,72 1.098,87 25,94
1º Quartil 2.538,25 30.458,94 634,56 14,98
Salário Mediana 3.900,00 46.800,00 975,00 23,02
3º Quartil 7.190,76 86.289,14 1.797,69 42,44
Teto Salarial 9.428,74 113.144,91 2.357,19 55,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.903 - 7.684 4.458,90 2.902,80 4.157,00 6.343,60 7.683,56
Seabra - BA 1.600 - 4.118 2.150,00 1.600,00 1.800,00 3.400,00 4.118,18
São Paulo - SP 1.539 - 11.155 5.421,29 1.539,00 5.000,00 9.210,00 11.155,43
Anchieta - ES 4.420 - 6.056 4.536,18 4.420,00 4.420,44 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.863 - 8.927 3.847,75 1.862,80 3.041,00 7.369,94 8.926,69
Espírito Santo 2.378 - 6.056 3.886,96 2.378,44 4.210,00 5.000,00 6.056,15
Ceará 2.903 - 7.684 4.458,90 2.902,80 4.157,00 6.343,60 7.683,56
São Paulo 2.022 - 18.882 7.623,94 2.022,25 7.000,00 15.589,00 18.881,86
Bahia 1.667 - 5.887 2.895,00 1.666,67 2.375,00 4.860,00 5.886,58
Rondônia 2.100 - 5.178 2.860,63 2.100,00 2.500,00 4.275,00 5.178,01


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas agrícolas

Professores do ensino profissional devem:

  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • promover educação ambiental;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • pesquisar;
  • ensinar;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • planejar o trabalho docente;
  • comunicar-se;
  • trabalhar com higiene e segurança;

  • Atividades

    • integrar continuamente teoria e prática;
    • participar do planejamento do curso;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • produzir laudos técnicos;
    • elaborar material didático impresso;
    • realizar consultorias técnicas;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • selecionar conteúdos;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • assessorar a própria instituição;
    • definir atividades e cronograma;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • exercer liderança cooperativa;
    • tomar parte em colegiados;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • estagiar em instituições;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • executar pesquisas;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • realizar parcerias;
    • preencher diários de classe;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • demonstrar motivação;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • explicar conceitos e princípios;
    • demonstrar flexibilidade;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • proferir palestras e conferências;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • produzir relatórios;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • preencher fichas de estágios;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • demonstrar ética profissional;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • redigir o plano de ensino;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • analisar e resolver problemas;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • gerar produtos e projetos;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • coordenar processos de seleção;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • preparar as aulas;
    • realizar certificação e qualificação;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • ministrar cursos de formação e extensão;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas agrícolas no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino médio
    • Agências de publicidade
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Outras atividades de ensino
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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