Salário para o cargo de Professor de técnicas agrícolas
CBO 2331-15 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas agrícolas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas agrícolas

Um Professor de técnicas agrícolas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.538,25 e R$ 9.428,74, com a média salarial de R$ 4.395,48 e o salário mediana em R$ 3.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas agrícolas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.395,48 52.745,72 1.098,87 25,94
1º Quartil 2.538,25 30.458,94 634,56 14,98
Salário Mediana 3.900,00 46.800,00 975,00 23,02
3º Quartil 7.190,76 86.289,14 1.797,69 42,44
Teto Salarial 9.428,74 113.144,91 2.357,19 55,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.903 - 7.684 4.458,90 2.902,80 4.157,00 6.343,60 7.683,56
Seabra - BA 1.600 - 4.118 2.150,00 1.600,00 1.800,00 3.400,00 4.118,18
São Paulo - SP 1.539 - 11.155 5.421,29 1.539,00 5.000,00 9.210,00 11.155,43
Anchieta - ES 4.420 - 6.056 4.536,18 4.420,00 4.420,44 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.863 - 8.927 3.847,75 1.862,80 3.041,00 7.369,94 8.926,69
Espírito Santo 2.378 - 6.056 3.886,96 2.378,44 4.210,00 5.000,00 6.056,15
Ceará 2.903 - 7.684 4.458,90 2.902,80 4.157,00 6.343,60 7.683,56
São Paulo 2.022 - 18.882 7.623,94 2.022,25 7.000,00 15.589,00 18.881,86
Bahia 1.667 - 5.887 2.895,00 1.666,67 2.375,00 4.860,00 5.886,58
Rondônia 2.100 - 5.178 2.860,63 2.100,00 2.500,00 4.275,00 5.178,01


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas agrícolas

Professores do ensino profissional devem:

  • comunicar-se;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • ensinar;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • planejar o trabalho docente;
  • pesquisar;
  • promover educação ambiental;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • realizar certificação e qualificação;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • redigir o plano de ensino;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • produzir laudos técnicos;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • assessorar a própria instituição;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • preencher fichas de estágios;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • tomar parte em colegiados;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • preparar as aulas;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • trabalhar em equipe;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • explicar conceitos e princípios;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • produzir relatórios;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • participar do planejamento do curso;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • estagiar em instituições;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • demonstrar ética profissional;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • coordenar processos de seleção;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • elaborar material didático impresso;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • gerar produtos e projetos;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • exercer liderança cooperativa;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • demonstrar motivação;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • executar pesquisas;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • proferir palestras e conferências;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • analisar e resolver problemas;
    • selecionar conteúdos;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • realizar parcerias;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • preencher diários de classe;
    • definir atividades e cronograma;
    • realizar consultorias técnicas;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas agrícolas no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino médio
    • Agências de publicidade
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Outras atividades de ensino
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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