Quanto ganha um Professor de técnicas agrícolas
Um Professor de técnicas agrícolas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.538,25 e R$ 9.428,74, com a média salarial de R$ 4.395,48 e o salário mediana em R$ 3.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 4.395,48 | 52.745,72 | 1.098,87 | 25,94 |
1º Quartil | 2.538,25 | 30.458,94 | 634,56 | 14,98 |
Salário Mediana | 3.900,00 | 46.800,00 | 975,00 | 23,02 |
3º Quartil | 7.190,76 | 86.289,14 | 1.797,69 | 42,44 |
Teto Salarial | 9.428,74 | 113.144,91 | 2.357,19 | 55,65 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Professores do ensino profissional
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Fortaleza - CE | 2.903 - 7.684 | 4.458,90 | 2.902,80 | 4.157,00 | 6.343,60 | 7.683,56 |
Seabra - BA | 1.600 - 4.118 | 2.150,00 | 1.600,00 | 1.800,00 | 3.400,00 | 4.118,18 |
São Paulo - SP | 1.539 - 11.155 | 5.421,29 | 1.539,00 | 5.000,00 | 9.210,00 | 11.155,43 |
Anchieta - ES | 4.420 - 6.056 | 4.536,18 | 4.420,00 | 4.420,44 | 5.000,00 | 6.056,15 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Minas Gerais | 1.863 - 8.927 | 3.847,75 | 1.862,80 | 3.041,00 | 7.369,94 | 8.926,69 |
Espírito Santo | 2.378 - 6.056 | 3.886,96 | 2.378,44 | 4.210,00 | 5.000,00 | 6.056,15 |
Ceará | 2.903 - 7.684 | 4.458,90 | 2.902,80 | 4.157,00 | 6.343,60 | 7.683,56 |
São Paulo | 2.022 - 18.882 | 7.623,94 | 2.022,25 | 7.000,00 | 15.589,00 | 18.881,86 |
Bahia | 1.667 - 5.887 | 2.895,00 | 1.666,67 | 2.375,00 | 4.860,00 | 5.886,58 |
Rondônia | 2.100 - 5.178 | 2.860,63 | 2.100,00 | 2.500,00 | 4.275,00 | 5.178,01 |
Principais locais de trabalho
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções e atividades do Professor de técnicas agrícolas
Professores do ensino profissional devem:
Atividades
- integrar continuamente teoria e prática;
- participar do planejamento do curso;
- informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- produzir laudos técnicos;
- elaborar material didático impresso;
- realizar consultorias técnicas;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
- selecionar conteúdos;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- assessorar a própria instituição;
- definir atividades e cronograma;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- exercer liderança cooperativa;
- tomar parte em colegiados;
- aplicar provas em processo seletivos;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- assessorar tecnicamente instituições;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
- conceber provas para processos seletivos;
- compor instrumentos de avaliação;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- avaliar relatórios de estágios;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- estagiar em instituições;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- executar pesquisas;
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- demonstrar capacidade de mudança;
- preencher requisição de serviços materiais;
- participar de intercâmbios culturais;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- realizar parcerias;
- preencher diários de classe;
- desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- demonstrar motivação;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- estimular a busca de conhecimento;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- explicar conceitos e princípios;
- demonstrar flexibilidade;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- proferir palestras e conferências;
- divulgar o trabalho da escola;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- produzir relatórios;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- preencher fichas de estágios;
- consultar diferentes fontes de informação;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- orientar projetos de pesquisa;
- orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- demonstrar ética profissional;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- redigir o plano de ensino;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- analisar e resolver problemas;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
- gerar produtos e projetos;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- trabalhar em equipe;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- desenvolver recursos audiovisuais;
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- definir o perfil profissional pretendido;
- coordenar processos de seleção;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- preparar as aulas;
- realizar certificação e qualificação;
- corrigir provas para processos seletivos;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
- ministrar cursos de formação e extensão;
Setores que mais contratam Professor de técnicas agrícolas no mercado de trabalho
- Educação profissional de nível técnico
- Educação profissional de nível tecnológico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino médio
- Agências de publicidade
- Ensino fundamental
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
- Outras atividades de ensino
- Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br