Salário para o cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico
CBO 2331-35 > Professores do ensino profissional

Professor de tecnologia e cálculo técnico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de tecnologia e cálculo técnico

Um Professor de tecnologia e cálculo técnico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.551,90 e R$ 13.233,56, com a média salarial de R$ 5.433,80 e o salário mediana em R$ 4.246,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.433,80 65.205,56 1.358,45 33,79
1º Quartil 2.551,90 30.622,79 637,97 15,87
Salário Mediana 4.246,50 50.958,00 1.061,63 26,41
3º Quartil 10.092,48 121.109,72 2.523,12 62,76
Teto Salarial 13.233,56 158.802,70 3.308,39 82,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.534 - 7.396 4.326,37 2.534,00 4.606,00 6.106,04 7.395,82
Campos dos Goytacazes - RJ 15.840 - 19.186 15.840,00 15.840,00 15.840,00 15.840,00 19.185,88
São Paulo - SP 1.527 - 13.161 4.526,41 1.527,00 3.212,35 10.866,00 13.161,23
Conselheiro Lafaiete - MG 6.927 - 8.676 7.072,23 6.927,00 7.163,00 7.163,00 8.676,04
Recife - PE 3.300 - 7.994 4.924,69 3.300,00 5.280,00 6.600,00 7.994,12
Belo Horizonte - MG 1.619 - 2.665 1.818,00 1.619,00 1.653,00 2.200,00 2.664,71
Rio de Janeiro - RJ 1.667 - 6.498 3.625,10 1.666,67 3.688,00 5.365,00 6.498,25
Jundiaí - SP 2.468 - 4.014 2.693,50 2.468,00 2.504,00 3.314,00 4.014,02
Diadema - SP 2.000 - 3.634 2.366,67 2.000,00 2.300,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.534 - 7.396 4.326,37 2.534,00 4.606,00 6.106,04 7.395,82
São Paulo 1.738 - 10.831 4.073,88 1.738,25 2.662,00 8.942,00 10.830,82
Rio de Janeiro 3.390 - 19.186 12.721,32 3.390,46 15.840,00 15.840,00 19.185,88
Minas Gerais 1.601 - 9.451 4.915,38 1.600,83 6.927,00 7.802,50 9.450,62
Pernambuco 2.978 - 7.594 4.539,50 2.977,75 4.714,00 6.270,00 7.594,41
Paraná 1.693 - 6.179 2.762,70 1.692,50 2.268,50 5.101,50 6.179,09
Rio Grande do Sul 1.941 - 6.365 3.402,67 1.941,00 3.636,00 5.255,00 6.365,01


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de tecnologia e cálculo técnico

Professores do ensino profissional devem:

  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • planejar o trabalho docente;
  • pesquisar;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • comunicar-se;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • ensinar;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • promover educação ambiental;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • compor instrumentos de avaliação;
    • preencher diários de classe;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • exercer liderança cooperativa;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • preencher fichas de estágios;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • estagiar em instituições;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • produzir laudos técnicos;
    • analisar e resolver problemas;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • selecionar conteúdos;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • elaborar material didático impresso;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • trabalhar em equipe;
    • redigir o plano de ensino;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • demonstrar motivação;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • realizar consultorias técnicas;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • tomar parte em colegiados;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • definir atividades e cronograma;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • explicar conceitos e princípios;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • demonstrar ética profissional;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • demonstrar flexibilidade;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • participar do planejamento do curso;
    • executar pesquisas;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • coordenar processos de seleção;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • assessorar a própria instituição;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • realizar parcerias;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • proferir palestras e conferências;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • produzir relatórios;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • gerar produtos e projetos;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • realizar certificação e qualificação;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • preparar as aulas;


    Setores que mais contratam Professor de tecnologia e cálculo técnico no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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