Salário para o cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais
CBO 2331-20 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas comerciais e secretariais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas comerciais e secretariais

Um Professor de técnicas comerciais e secretariais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.667,54 e R$ 6.742,31, com a média salarial de R$ 2.973,60 e o salário mediana em R$ 2.293,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.973,60 35.683,20 743,40 17,89
1º Quartil 1.667,54 20.010,45 416,88 10,03
Salário Mediana 2.293,50 27.522,00 573,38 13,80
3º Quartil 5.141,97 61.703,65 1.285,49 30,93
Teto Salarial 6.742,31 80.907,68 1.685,58 40,56


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.307 - 7.346 3.773,76 2.306,73 3.187,00 6.064,83 7.345,90
São Paulo - SP 1.649 - 17.946 7.633,27 1.649,00 9.000,00 14.816,00 17.945,58
Santos - SP 2.067 - 3.206 2.345,11 2.066,50 2.306,00 2.646,50 3.205,52
Cabo de Santo Agostinho - PE 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Delta - MG 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26
Ariquemes - RO 1.412 - 2.683 1.814,40 1.412,00 1.818,00 2.215,00 2.682,87


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Ceará 2.135 - 7.266 3.686,53 2.134,56 3.060,00 5.998,94 7.266,10
São Paulo 1.582 - 13.682 4.449,97 1.582,00 2.381,00 11.296,00 13.682,05
Minas Gerais 1.412 - 3.776 1.905,97 1.412,00 1.515,00 3.117,40 3.775,89
Espírito Santo 1.412 - 2.158 1.586,60 1.412,00 1.615,00 1.782,00 2.158,41
Pernambuco 1.412 - 2.237 1.505,30 1.412,00 1.412,00 1.847,00 2.237,14
Santa Catarina 1.556 - 7.304 2.691,22 1.556,00 1.770,00 6.030,00 7.303,72
Rio de Janeiro 1.433 - 3.931 2.053,38 1.433,00 1.797,50 3.245,50 3.931,05
Goiás 1.412 - 5.996 2.290,86 1.412,00 2.000,00 4.950,00 5.995,59
Bahia 1.412 - 2.422 1.614,57 1.412,00 1.600,00 2.000,00 2.422,46
Mato Grosso do Sul 1.450 - 3.398 1.744,00 1.450,00 1.564,50 2.805,00 3.397,50
Paraná 1.446 - 3.391 2.106,50 1.446,00 2.075,00 2.800,00 3.391,44
Rondônia 1.412 - 2.683 1.814,40 1.412,00 1.818,00 2.215,00 2.682,87


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas comerciais e secretariais

Professores do ensino profissional devem:

  • ensinar;
  • comunicar-se;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • planejar o trabalho docente;
  • pesquisar;
  • promover educação ambiental;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;

  • Atividades

    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • trabalhar em equipe;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • produzir relatórios;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • exercer liderança cooperativa;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • demonstrar motivação;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • participar do planejamento do curso;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • realizar consultorias técnicas;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • tomar parte em colegiados;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • selecionar conteúdos;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • preencher diários de classe;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • preparar as aulas;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • demonstrar ética profissional;
    • preencher fichas de estágios;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • elaborar material didático impresso;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • assessorar a própria instituição;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • estagiar em instituições;
    • realizar parcerias;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • produzir laudos técnicos;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • executar pesquisas;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • definir atividades e cronograma;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • redigir o plano de ensino;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • realizar certificação e qualificação;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • proferir palestras e conferências;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • gerar produtos e projetos;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • analisar e resolver problemas;
    • demonstrar flexibilidade;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • explicar conceitos e princípios;
    • coordenar processos de seleção;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • assessorar tecnicamente instituições;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas comerciais e secretariais no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino de idiomas
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
    • Educação superior - graduação
    • Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista
    • Educação profissional de nível técnico
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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