Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino profissional
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Funções e atividades do Professor de técnicas comerciais e secretariais
Professores do ensino profissional devem:
- produzir registros escritos e gráficos;
- promover educação ambiental;
- trabalhar com higiene e segurança;
- comunicar-se;
- desenvolver recursos didáticos;
- ensinar;
- demonstrar competências pessoais;
- avaliar a aprendizagem e o ensino;
- realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
- planejar o trabalho docente;
- pesquisar;
Atividades
- registrar ocorrências de diferentes naturezas;
- vistoriar os equipamentos e instalações;
- realizar demonstrações teórico-práticas;
- gerar produtos e projetos;
- orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
- estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
- pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
- divulgar trabalhos da área profissional;
- propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
- realizar consultorias técnicas;
- divulgar propostas de trabalho e convênios;
- efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
- orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
- realizar parcerias;
- tomar parte em comissões de diversas naturezas;
- orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
- representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
- demonstrar flexibilidade;
- participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
- explicar conceitos e princípios;
- sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
- sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
- consultar diferentes fontes de informação;
- recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
- diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
- integrar bancas de diversas naturezas;
- garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
- participar do planejamento de horários e calendário escolar;
- respeitar as diferenças e diversidades;
- estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
- estagiar em instituições;
- organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
- estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
- ministrar aulas teórico-práticas;
- integrar continuamente teoria e prática;
- interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
- estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
- estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
- avaliar relatórios de estágios;
- realizar certificação e qualificação;
- fomentar ações de preservação ambiental;
- opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
- assessorar tecnicamente a comunidade;
- por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
- tomar parte em colegiados;
- orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
- orientar os alunos para procura de informações específicas;
- divulgar o trabalho da escola;
- demonstrar ética profissional;
- propor a aquisição de equipamentos de segurança;
- demonstrar curiosidade intelectual;
- demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
- definir o perfil profissional pretendido;
- desenvolver aplicativos educacionais;
- tomar parte em bancas de concursos internos;
- observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
- utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
- analisar e resolver problemas;
- desenvolver recursos audiovisuais;
- estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
- realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
- demonstrar capacidade de mudança;
- orientar projetos de pesquisa;
- prever a manutenção de equipamentos e instalações;
- implementar orientações técnicas para a comunidade;
- selecionar material didático e bibliográfico;
- participar de atividades culturais e de lazer;
- solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
- compor instrumentos de avaliação;
- conceber provas para processos seletivos;
- instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
- participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
- orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
- preencher requisição de serviços materiais;
- redigir o plano de ensino;
- operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
- acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
- produzir laudos técnicos;
- analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
- corrigir provas para processos seletivos;
- participar do planejamento do curso;
- aplicar provas em processo seletivos;
- preencher diários de classe;
- preencher fichas de estágios;
- coordenar processos de seleção;
- assessorar tecnicamente instituições;
- produzir relatórios;
- coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
- informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
- elaborar material didático impresso;
- executar pesquisas;
- trabalhar em equipe;
- preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
- estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
- preparar as aulas;
- exercer atividades de coordenação e gestão;
- recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
- comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
- definir metodologias de mediação de aprendizagem;
- planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
- demonstrar motivação;
- participar de grupos de estudo e de pesquisa;
- monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
- estimular a busca de conhecimento;
- adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
- avaliar o desempenho de alunos em estágios;
- efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
- orientar para a classificação e destinação do lixo;
- selecionar conteúdos;
- apresentar esquemas e painéis explicativos;
- encaminhar registros para as autoridades competentes;
- encaminhar alunos para estágios profissionais;
- orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
- assessorar a própria instituição;
- ministrar cursos de formação e extensão;
- adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
- orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
- encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
- exercer liderança cooperativa;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
- proferir palestras e conferências;
- participar de intercâmbios culturais;
- orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
- contextualizar continuamente os conteúdos;
- definir atividades e cronograma;
- elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
Setores que mais contratam Professor de técnicas comerciais e secretariais no mercado de trabalho
- Educação profissional de nível tecnológico
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Ensino de idiomas