Salário para o cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais
CBO 2331-20 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas comerciais e secretariais - Descrição, atividades e funções do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas comerciais e secretariais

Professores do ensino profissional devem:

  • produzir registros escritos e gráficos;
  • promover educação ambiental;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • comunicar-se;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • ensinar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • planejar o trabalho docente;
  • pesquisar;

Atividades

  • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
  • vistoriar os equipamentos e instalações;
  • realizar demonstrações teórico-práticas;
  • gerar produtos e projetos;
  • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
  • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
  • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
  • divulgar trabalhos da área profissional;
  • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
  • realizar consultorias técnicas;
  • divulgar propostas de trabalho e convênios;
  • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
  • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
  • realizar parcerias;
  • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
  • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
  • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
  • explicar conceitos e princípios;
  • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
  • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
  • consultar diferentes fontes de informação;
  • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
  • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
  • integrar bancas de diversas naturezas;
  • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
  • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
  • respeitar as diferenças e diversidades;
  • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
  • estagiar em instituições;
  • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
  • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
  • ministrar aulas teórico-práticas;
  • integrar continuamente teoria e prática;
  • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
  • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
  • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
  • avaliar relatórios de estágios;
  • realizar certificação e qualificação;
  • fomentar ações de preservação ambiental;
  • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
  • assessorar tecnicamente a comunidade;
  • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
  • tomar parte em colegiados;
  • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
  • orientar os alunos para procura de informações específicas;
  • divulgar o trabalho da escola;
  • demonstrar ética profissional;
  • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
  • demonstrar curiosidade intelectual;
  • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
  • definir o perfil profissional pretendido;
  • desenvolver aplicativos educacionais;
  • tomar parte em bancas de concursos internos;
  • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
  • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
  • analisar e resolver problemas;
  • desenvolver recursos audiovisuais;
  • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
  • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
  • demonstrar capacidade de mudança;
  • orientar projetos de pesquisa;
  • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
  • implementar orientações técnicas para a comunidade;
  • selecionar material didático e bibliográfico;
  • participar de atividades culturais e de lazer;
  • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
  • compor instrumentos de avaliação;
  • conceber provas para processos seletivos;
  • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
  • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
  • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
  • preencher requisição de serviços materiais;
  • redigir o plano de ensino;
  • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
  • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
  • produzir laudos técnicos;
  • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
  • corrigir provas para processos seletivos;
  • participar do planejamento do curso;
  • aplicar provas em processo seletivos;
  • preencher diários de classe;
  • preencher fichas de estágios;
  • coordenar processos de seleção;
  • assessorar tecnicamente instituições;
  • produzir relatórios;
  • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
  • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
  • elaborar material didático impresso;
  • executar pesquisas;
  • trabalhar em equipe;
  • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
  • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
  • preparar as aulas;
  • exercer atividades de coordenação e gestão;
  • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
  • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
  • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
  • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
  • demonstrar motivação;
  • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
  • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
  • estimular a busca de conhecimento;
  • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
  • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
  • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
  • orientar para a classificação e destinação do lixo;
  • selecionar conteúdos;
  • apresentar esquemas e painéis explicativos;
  • encaminhar registros para as autoridades competentes;
  • encaminhar alunos para estágios profissionais;
  • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
  • assessorar a própria instituição;
  • ministrar cursos de formação e extensão;
  • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
  • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
  • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;
  • exercer liderança cooperativa;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
  • proferir palestras e conferências;
  • participar de intercâmbios culturais;
  • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
  • contextualizar continuamente os conteúdos;
  • definir atividades e cronograma;
  • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;


Setores que mais contratam Professor de técnicas comerciais e secretariais no mercado de trabalho

  • Educação profissional de nível tecnológico
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino de idiomas




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