Salário para o cargo de Professor de técnicas agrícolas
CBO 2331-15 > Professores do ensino profissional

Professor de técnicas agrícolas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional, planejam o trabalho docente, avaliam a aprendizagem e o ensino, realizam pesquisas das mudanças no seu campo de ensino para transformar esse conhecimento em aulas e situações laboratoriais. Desenvolvem recursos didáticos, produzem registros escritos e gráficos, trabalham com higiene e segurança e promovem educação ambiental. Podem realizar trabalhos técnicos e de assessoria. No exercício das atividades mobilizam um conjunto de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Professor de técnicas agrícolas

Um Professor de técnicas agrícolas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.538,25 e R$ 9.428,74, com a média salarial de R$ 4.395,48 e o salário mediana em R$ 3.900,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de técnicas agrícolas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.395,48 52.745,72 1.098,87 25,94
1º Quartil 2.538,25 30.458,94 634,56 14,98
Salário Mediana 3.900,00 46.800,00 975,00 23,02
3º Quartil 7.190,76 86.289,14 1.797,69 42,44
Teto Salarial 9.428,74 113.144,91 2.357,19 55,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Professores do ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Fortaleza - CE 2.903 - 7.684 4.458,90 2.902,80 4.157,00 6.343,60 7.683,56
Seabra - BA 1.600 - 4.118 2.150,00 1.600,00 1.800,00 3.400,00 4.118,18
São Paulo - SP 1.539 - 11.155 5.421,29 1.539,00 5.000,00 9.210,00 11.155,43
Anchieta - ES 4.420 - 6.056 4.536,18 4.420,00 4.420,44 5.000,00 6.056,15


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.863 - 8.927 3.847,75 1.862,80 3.041,00 7.369,94 8.926,69
Espírito Santo 2.378 - 6.056 3.886,96 2.378,44 4.210,00 5.000,00 6.056,15
Ceará 2.903 - 7.684 4.458,90 2.902,80 4.157,00 6.343,60 7.683,56
São Paulo 2.022 - 18.882 7.623,94 2.022,25 7.000,00 15.589,00 18.881,86
Bahia 1.667 - 5.887 2.895,00 1.666,67 2.375,00 4.860,00 5.886,58
Rondônia 2.100 - 5.178 2.860,63 2.100,00 2.500,00 4.275,00 5.178,01


Principais locais de trabalho

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino profissional

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.


Funções e atividades do Professor de técnicas agrícolas

Professores do ensino profissional devem:

  • ensinar;
  • trabalhar com higiene e segurança;
  • desenvolver recursos didáticos;
  • pesquisar;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar a aprendizagem e o ensino;
  • produzir registros escritos e gráficos;
  • realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação;
  • promover educação ambiental;
  • planejar o trabalho docente;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo;
    • avaliar o desempenho de alunos em estágios;
    • utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem;
    • compor instrumentos de avaliação;
    • participar do planejamento do curso;
    • participar do planejamento de horários e calendário escolar;
    • orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos;
    • organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores;
    • vistoriar os equipamentos e instalações;
    • produzir laudos técnicos;
    • propor a aquisição de equipamentos de segurança;
    • participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola;
    • estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão;
    • redigir o plano de ensino;
    • desenvolver recursos audiovisuais;
    • operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino;
    • desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros;
    • promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema;
    • participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras;
    • proferir palestras e conferências;
    • integrar bancas de diversas naturezas;
    • divulgar propostas de trabalho e convênios;
    • orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos;
    • participar de atividades culturais e de lazer;
    • divulgar trabalhos da área profissional;
    • monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios;
    • tomar parte em comissões de diversas naturezas;
    • ministrar cursos de formação e extensão;
    • orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos;
    • sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança;
    • contextualizar continuamente os conteúdos;
    • executar pesquisas;
    • estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito à diversidade;
    • divulgar o trabalho da escola;
    • participar de grupos de estudo e de pesquisa;
    • selecionar conteúdos;
    • orientar para a classificação e destinação do lixo;
    • realizar consultorias técnicas;
    • definir o perfil profissional pretendido;
    • informar-se a respeito de novos materiais com vistas à preservação do meio ambiente;
    • realizar parcerias;
    • ministrar aulas teórico-práticas;
    • elaborar material didático impresso;
    • orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas;
    • planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade;
    • orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas;
    • garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização;
    • propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante;
    • solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos;
    • pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins;
    • estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo;
    • demonstrar flexibilidade;
    • diagnosticar o perfil de entrada da demanda;
    • observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança;
    • preencher requisição de serviços materiais;
    • registrar ocorrências de diferentes naturezas;
    • demonstrar ética profissional;
    • estagiar em instituições;
    • preparar as aulas;
    • representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos;
    • apresentar esquemas e painéis explicativos;
    • interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho;
    • efetuar atividades de recuperação de aprendizagem;
    • consultar diferentes fontes de informação;
    • tomar parte em colegiados;
    • acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem;
    • instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições;
    • aplicar provas em processo seletivos;
    • exercer atividades de coordenação e gestão;
    • preencher registro e controle de equipamentos e materiais;
    • demonstrar motivação;
    • por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem;
    • realizar certificação e qualificação;
    • efetuar avaliação diagnóstica dos alunos;
    • demonstrar curiosidade intelectual;
    • desenvolver aplicativos educacionais;
    • estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento;
    • comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola;
    • coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional;
    • integrar continuamente teoria e prática;
    • orientar projetos de pesquisa;
    • selecionar material didático e bibliográfico;
    • conceber provas para processos seletivos;
    • assessorar a própria instituição;
    • tomar parte em bancas de concursos internos;
    • exercer liderança cooperativa;
    • preencher diários de classe;
    • informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área;
    • analisar e resolver problemas;
    • encaminhar registros para as autoridades competentes;
    • preencher fichas de estágios;
    • opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança;
    • demonstrar capacidade de gerenciamento da informação;
    • definir atividades e cronograma;
    • demonstrar capacidade de mudança;
    • trabalhar em equipe;
    • encaminhar alunos para estágios profissionais;
    • estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação;
    • orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo;
    • participar de intercâmbios culturais;
    • explicar conceitos e princípios;
    • gerar produtos e projetos;
    • assessorar tecnicamente instituições;
    • recomendar o uso correto de equipamentos de segurança;
    • analisar especificações técnicas de equipamentos para compra;
    • realizar demonstrações teórico-práticas;
    • orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente;
    • prever a manutenção de equipamentos e instalações;
    • definir metodologias de mediação de aprendizagem;
    • produzir relatórios;
    • respeitar as diferenças e diversidades;
    • corrigir provas para processos seletivos;
    • estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança;
    • orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício;
    • estimular a busca de conhecimento;
    • implementar orientações técnicas para a comunidade;
    • sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico;
    • fomentar ações de preservação ambiental;
    • coordenar processos de seleção;
    • elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento;
    • assessorar tecnicamente a comunidade;
    • recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos;
    • orientar os alunos para procura de informações específicas;
    • estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema;
    • avaliar relatórios de estágios;
    • adaptar equipamentos e utensílios de laboratório;
    • realizar testes, ensaios, análises laboratoriais;
    • aplicar instrumentos de avaliação;
    • encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos;


    Setores que mais contratam Professor de técnicas agrícolas no mercado de trabalho

    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação profissional de nível tecnológico
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Ensino médio
    • Agências de publicidade
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Outras atividades de ensino
    • Administração de consórcios para aquisição de bens e direitos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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