Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor universitário na área de didática
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- produzir material de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- participar de atividades administrativas;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- orientar alunos;
- atualizar-se na Área;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- comunicar-se;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
Atividades
- produzir textos para uso pedagógico;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- redigir relatórios de pesquisa;
- dialogar com as entidades representativas;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- demonstrar postura crítica;
- avaliar trabalhos científicos;
- participar de associações científicas;
- avaliar projetos de pesquisa;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- coordenar projetos de extensão;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- gerenciar convênios;
- organizar publicações;
- participar de comissões;
- gerenciar projetos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- discutir resultados de avaliação;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- planejar eventos e seminários;
- coordenar eventos;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- realizar revisão da literatura na área;
- colaborar em comissões de avaliação;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- avaliar políticas educacionais;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- auto avaliar-se;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- atuar em debates;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- participar de associações de classe;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- proferir palestras;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- planejar pesquisas;
- organizar coletâneas;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- exercer cargos de direção;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- exercer cargos de representação;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- planejar aulas;
- participar de reuniões;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- atuar em comissões editoriais;
- produzir vídeos;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- produzir cartazes;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- coordenar convênios;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- coordenar reuniões;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- participar de colegiados;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- desenvolver propostas de avaliação;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- orientar monitores;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- constituir grupos de pesquisa;
- elaborar programas e cronogramas;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- orientar alunos de iniciação científica;
- demonstrar postura ética;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- dialogar com os professores da instituição;
- atuar em projetos de extensão;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- preencher relatórios de atividades;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- sistematizar conteúdos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- estudar a legislação educacional;
- dialogar com os alunos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- planejar projetos de extensão;
- avaliar projetos de extensão;
- avaliar currículos de alunos;
- elaborar pareceres;
- avaliar cursos;
- redigir publicações científicas;
- estudar a produção científica da área;
- produzir instrumentos de avaliação;
- estudar outros idiomas;
- prever fontes de financiamento;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- avaliar material didático;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- divulgar resultados de pesquisas;
- dominar a língua portuguesa;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- participar de congressos e eventos científicos;
- coordenar cursos;
- coordenar pesquisas;
- desenvolver atividades interativas;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- analisar pesquisas educacionais;
- produzir transparências;
- realizar eventos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- participar de atividades culturais;
- compromissar-se social e politicamente;
- coordenar equipes de trabalho;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- produzir hipertextos;
- elaborar projetos de extensão;
- produzir artigos para divulgação;
- atribuir notas e conceitos;
- trabalhar em equipe;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
Setores que mais contratam Professor de pesquisa educacional (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à educação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais