Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor universitário na área de didática
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- participar de atividades administrativas;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- atualizar-se na Área;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- produzir material de trabalho;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- comunicar-se;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- orientar alunos;
Atividades
- dialogar com as entidades representativas;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- dialogar com os professores da instituição;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- avaliar currículos de alunos;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- demonstrar postura crítica;
- trabalhar em equipe;
- participar de atividades culturais;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- planejar projetos de extensão;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- coordenar reuniões;
- redigir relatórios de pesquisa;
- participar de colegiados;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- avaliar material didático;
- coordenar projetos de extensão;
- analisar pesquisas educacionais;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- constituir grupos de pesquisa;
- coordenar projetos pedagógicos;
- desenvolver atividades interativas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- produzir instrumentos de avaliação;
- organizar publicações;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- prever fontes de financiamento;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- orientar alunos de iniciação científica;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- discutir resultados de avaliação;
- produzir hipertextos;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- estudar a legislação educacional;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- compromissar-se social e politicamente;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- gerenciar convênios;
- dialogar com os alunos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- preencher relatórios de atividades;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- coordenar cursos;
- planejar aulas;
- divulgar resultados de pesquisas;
- exercer cargos de direção;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- elaborar projetos de extensão;
- participar de congressos e eventos científicos;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- avaliar políticas educacionais;
- atribuir notas e conceitos;
- elaborar programas e cronogramas;
- produzir artigos para divulgação;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- sistematizar conteúdos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- avaliar cursos;
- realizar eventos;
- gerenciar projetos;
- coordenar eventos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- planejar eventos e seminários;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- estudar propostas e políticas educacionais;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- planejar pesquisas;
- coordenar equipes de trabalho;
- colaborar em comissões de avaliação;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- exercer cargos de representação;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- produzir vídeos;
- produzir cartazes;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- avaliar trabalhos científicos;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- participar de associações de classe;
- dominar a língua portuguesa;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- orientar monitores;
- desenvolver propostas de avaliação;
- participar de reuniões;
- estudar outros idiomas;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- participar de comissões;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- redigir publicações científicas;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- coordenar convênios;
- coordenar pesquisas;
- auto avaliar-se;
- elaborar pareceres;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- atuar em projetos de extensão;
- produzir transparências;
- atuar em comissões editoriais;
- proferir palestras;
- organizar coletâneas;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- avaliar projetos de extensão;
- produzir textos para uso pedagógico;
- atuar em debates;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- participar de associações científicas;
- realizar revisão da literatura na área;
- avaliar projetos de pesquisa;
- estudar a produção científica da área;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- demonstrar postura ética;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
Setores que mais contratam Professor de pesquisa educacional (ensino superior) no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Outras atividades de ensino
- Atividades de apoio à educação
- Locação de mão-de-obra temporária
- Educação profissional de nível técnico
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais