Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • planejar a prática educacional;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;
  • promover a educação dos alunos;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • realizar tarefas administrativas;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • pesquisar;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • criar recursos didáticos;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • demonstrar bom senso;
  • reelaborar o planejamento;
  • guardar o material;
  • revisar o planejamento;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • organizar o espaço das atividades;
  • organizar a refeição;
  • atender pais;
  • organizar eventos;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • estimar a necessidade de material;
  • acompanhar momento de sono;
  • realizar visitas temáticas;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • ministrar aulas;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar alegria;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • expor conteúdos;
  • requisitar material;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • agrupar os alunos;
  • ministrar reuniões de pais;
  • brincar com os alunos;
  • improvisar atividades;
  • estabelecer rotinas;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • convocar pais de alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • atender alunos, individualmente;
  • promover a convivência social (socializar);
  • controlar a saída de alunos;
  • organizar o material didático;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • construir material didático;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • dançar;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • demonstrar disciplina;
  • realizar autoavaliação;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • banhar alunos;
  • mostrar-se atento;
  • cantar;
  • comprar material;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • demonstrar autocontrole;
  • programar atividades diárias;
  • acolher os alunos;
  • alimentar os alunos;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • enviar comunicados ao pais;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • participar de eventos da comunidade;
  • escrever para os alunos;
  • programar atividades extraclasses;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • documentar as observações;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • registrar frequência dos alunos;
  • criar situações de aprendizagem;
  • levantar bibliografia;
  • contar histórias;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • conferir material;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • promover atividades integradoras;
  • selecionar recursos didáticos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • demonstrar dinamismo;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • prestar primeiros socorros;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • demonstrar disposição;
  • preparar a sala;
  • passar lição de casa;
  • alfabetizar os alunos;
  • pesquisar conteúdos;
  • demonstrar paciência;
  • receber alunos novos;
  • selecionar material;
  • estudar casos (situações especiais);
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • demonstrar bom humor;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • acompanhar a refeição;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • demonstrar ética;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • registrar ocorrências;
  • demonstrar empatia;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar preparo físico;
  • passear com os alunos;
  • estabelecer limites;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • demonstrar organização;
  • preparar reunião de pais;
  • demonstrar criatividade;
  • convidar personalidades e entidades;
  • ler para os alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • observar a interação dos alunos;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: