Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • promover a educação dos alunos;
  • pesquisar;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;
  • planejar a prática educacional;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar as atividades;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • levantar bibliografia;
  • acompanhar momento de sono;
  • ler para os alunos;
  • organizar o material didático;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • selecionar material;
  • criar situações de aprendizagem;
  • demonstrar dinamismo;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • guardar o material;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • demonstrar empatia;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • receber alunos novos;
  • estimar a necessidade de material;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • promover a convivência social (socializar);
  • programar atividades extraclasses;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar paciência;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • preparar a sala;
  • acompanhar a refeição;
  • preparar reunião de pais;
  • comprar material;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • agrupar os alunos;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • estudar casos (situações especiais);
  • organizar o espaço das atividades;
  • promover atividades integradoras;
  • passar lição de casa;
  • demonstrar alegria;
  • banhar alunos;
  • improvisar atividades;
  • participar de eventos da comunidade;
  • registrar ocorrências;
  • conferir material;
  • acolher os alunos;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • realizar visitas temáticas;
  • documentar as observações;
  • alfabetizar os alunos;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • expor conteúdos;
  • ministrar reuniões de pais;
  • organizar eventos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • organizar a refeição;
  • cantar;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • realizar autoavaliação;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • demonstrar preparo físico;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • requisitar material;
  • pesquisar conteúdos;
  • criar recursos didáticos;
  • construir material didático;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • observar a interação dos alunos;
  • manter-se atualizado;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • convidar personalidades e entidades;
  • mostrar-se atento;
  • brincar com os alunos;
  • ministrar aulas;
  • dançar;
  • demonstrar disciplina;
  • atender pais;
  • programar atividades diárias;
  • contar histórias;
  • controlar a saída de alunos;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • alimentar os alunos;
  • escrever para os alunos;
  • estabelecer limites;
  • atender alunos, individualmente;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • prestar primeiros socorros;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • demonstrar organização;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • reelaborar o planejamento;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • demonstrar bom senso;
  • demonstrar flexibilidade;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar disposição;
  • convocar pais de alunos;
  • enviar comunicados ao pais;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • passear com os alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • registrar frequência dos alunos;
  • revisar o planejamento;
  • demonstrar ética;
  • selecionar recursos didáticos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar bom humor;
  • promover encontros e atividades com os pais;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: