Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • planejar a prática educacional;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • organizar as atividades;
  • pesquisar;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • cuidar dos alunos;

Atividades

  • convocar pais de alunos;
  • ministrar aulas;
  • pesquisar conteúdos;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • realizar autoavaliação;
  • demonstrar autocontrole;
  • prestar primeiros socorros;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • requisitar material;
  • criar recursos didáticos;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar de eventos da comunidade;
  • organizar o espaço das atividades;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • alimentar os alunos;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • banhar alunos;
  • improvisar atividades;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • expor conteúdos;
  • reelaborar o planejamento;
  • promover a convivência social (socializar);
  • registrar ocorrências;
  • acompanhar momento de sono;
  • preparar a sala;
  • demonstrar criatividade;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • conferir material;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • controlar a saída de alunos;
  • demonstrar bom senso;
  • criar situações de aprendizagem;
  • demonstrar paciência;
  • acolher os alunos;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • demonstrar alegria;
  • estimar a necessidade de material;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • demonstrar disposição;
  • construir material didático;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • demonstrar disciplina;
  • demonstrar dinamismo;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • ministrar reuniões de pais;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • observar a interação dos alunos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • documentar as observações;
  • convidar personalidades e entidades;
  • atender pais;
  • guardar o material;
  • selecionar material;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • selecionar recursos didáticos;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • organizar eventos;
  • mostrar-se atento;
  • passar lição de casa;
  • cantar;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • demonstrar ética;
  • ler para os alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • demonstrar bom humor;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • registrar frequência dos alunos;
  • estabelecer rotinas;
  • programar atividades diárias;
  • manter-se atualizado;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • dançar;
  • atender alunos, individualmente;
  • estudar casos (situações especiais);
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • escrever para os alunos;
  • receber alunos novos;
  • levantar bibliografia;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • demonstrar empatia;
  • organizar a refeição;
  • contar histórias;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • estabelecer limites;
  • promover atividades integradoras;
  • agrupar os alunos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • organizar o material didático;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • brincar com os alunos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • alfabetizar os alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • realizar visitas temáticas;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • acompanhar a refeição;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • programar atividades extraclasses;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • enviar comunicados ao pais;
  • preparar reunião de pais;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • demonstrar preparo físico;
  • comprar material;
  • revisar o planejamento;
  • passear com os alunos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: