Salário para o cargo de Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)
CBO 2311-10 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos)

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • realizar tarefas administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interagir com a família e a comunidade;
  • pesquisar;
  • organizar as atividades;
  • promover a educação dos alunos;
  • cuidar dos alunos;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;
  • planejar a prática educacional;

Atividades

  • organizar eventos;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • estabelecer limites;
  • pesquisar conteúdos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • preparar reunião de pais;
  • reelaborar o planejamento;
  • proceder à retirada da mamadeira;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • atender alunos, individualmente;
  • promover atividades integradoras;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • conferir material;
  • organizar a refeição;
  • criar situações de aprendizagem;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • manter-se atualizado;
  • participar de eventos da comunidade;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • estimar a necessidade de material;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • estudar casos (situações especiais);
  • proceder à retirada da fralda (controle de esfíncter);
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • receber alunos novos;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • controlar a saída de alunos;
  • improvisar atividades;
  • passear com os alunos;
  • banhar alunos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • cantar;
  • selecionar material;
  • demonstrar paciência;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • levantar bibliografia;
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • dançar;
  • ministrar reuniões de pais;
  • brincar com os alunos;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • passar lição de casa;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • demonstrar bom humor;
  • estabelecer rotinas;
  • atender pais;
  • observar a interação dos alunos;
  • registrar ocorrências;
  • selecionar recursos didáticos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • agrupar os alunos;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • documentar as observações;
  • demonstrar dinamismo;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • demonstrar ética;
  • convocar pais de alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • construir material didático;
  • realizar visitas temáticas;
  • demonstrar autocontrole;
  • alfabetizar os alunos;
  • guardar o material;
  • demonstrar bom senso;
  • acolher os alunos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • programar atividades extraclasses;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • convidar personalidades e entidades;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • acompanhar a refeição;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • demonstrar disciplina;
  • realizar autoavaliação;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • organizar o espaço das atividades;
  • mostrar-se atento;
  • alimentar os alunos;
  • demonstrar sensibilidade;
  • acompanhar momento de sono;
  • comprar material;
  • contar histórias;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • programar atividades diárias;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • revisar o planejamento;
  • expor conteúdos;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • ministrar aulas;
  • trocar fraldas e roupas em geral;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • promover a convivência social (socializar);
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • ler para os alunos;
  • preparar a sala;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • escrever para os alunos;
  • demonstrar preparo físico;
  • prestar primeiros socorros;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • requisitar material;
  • organizar o material didático;
  • demonstrar organização;
  • enviar comunicados ao pais;
  • registrar frequência dos alunos;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • demonstrar alegria;
  • demonstrar empatia;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • criar recursos didáticos;
  • demonstrar disposição;


Setores que mais contratam Professor de nível superior na educação infantil (zero a três anos) no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Atividades associativas
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Ensino médio
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
  • Atividades de organizações religiosas
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Instituições de longa permanência para idosos
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Educação superior - graduação
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Educação profissional de nível técnico




Profissões em Destaque: