Salário para o cargo de Professor de lingüística aplicada
CBO 2346-72 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de lingüística aplicada - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de lingüística aplicada

Um Professor de lingüística aplicada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.910,92 e R$ 9.510,61, com a média salarial de R$ 3.996,57 e o salário mediana em R$ 2.785,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de lingüística aplicada

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.996,57 47.958,80 999,14 24,05
1º Quartil 1.910,92 22.931,00 477,73 11,50
Salário Mediana 2.785,50 33.426,00 696,38 16,77
3º Quartil 7.253,20 87.038,40 1.813,30 43,66
Teto Salarial 9.510,61 114.127,36 2.377,65 57,24


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paulínia - SP 3.742 - 7.994 5.170,50 3.742,00 5.170,00 6.600,00 7.994,12
São Paulo - SP 1.667 - 10.193 4.055,67 1.667,00 3.078,00 8.415,00 10.192,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.747 - 8.247 3.921,48 1.746,80 4.260,00 6.808,80 8.247,02
Goiás 1.412 - 4.867 2.270,75 1.412,00 1.516,00 4.018,00 4.866,72


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de lingüística aplicada

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • orientar alunos;
  • realizar atividades de avaliação;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;

  • Atividades

    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • montar equipe de pesquisa;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • avaliar grade curricular;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • realizar autoavaliação;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • elaborar críticas literárias;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • elaborar projetos;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • planejar orçamento;
    • orientar teses de doutorado;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • organizar edições diplomáticas;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • organizar concursos literários;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • relacionar teoria e prática;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • elaborar glossários;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar atlas linguísticos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • publicar trabalhos;
    • elaborar dicionários;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • traduzir textos;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • participar da correção de exames;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • participar de colegiados;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • divulgar a produção discente;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • publicar traduções de textos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • discutir propostas curriculares;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • programar atividades de pesquisa;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • selecionar textos para estudo;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • organizar edições críticas;
    • escrever verbetes;
    • definir conteúdos programáticos;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • indicar bibliografia;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • organizar antologias;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • realizar atividades de editoração;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • distribuir disciplinas;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • elaborar tese de doutorado;
    • preparar programas de cursos;
    • promover o estudo de textos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • discutir resultados da produção discente;


    Setores que mais contratam Professor de lingüística aplicada no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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