Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino médio
- Professores do ensino médio
Cargos relacionados:
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- Professor de língua estrangeira moderna no ensino médio
- Professor de artes no ensino médio
- Professor de disciplinas pedagógicas no ensino médio
- Professor de educação física no ensino médio
- Professor de matemática no ensino médio
- Professor de história no ensino médio
Principais locais de trabalho
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores do ensino médio
O exercício desse cargo requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Funções e atividades do Professor de filosofia no ensino médio
Professores do ensino médio devem:
- acompanhar a produção da Área educacional e cultural;
- preparar aulas;
- ensinar;
- participar de atividades institucionais;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
- planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico;
Atividades
- refletir continuamente sobre a própria prática docente;
- desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade;
- discutir a prática docente em reuniões pedagógicas;
- solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola;
- estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas;
- adequar material pedagógico aos objetivos da aula;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica;
- estimular a participação do aluno nas atividades;
- organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos;
- dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica;
- integrar grupos de estudos interdisciplinares;
- informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano;
- solicitar participação dos pais nos eventos da escola;
- solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas;
- atentar para reações dos alunos na sala;
- propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações;
- discutir questões pedagógicas com os pares;
- intervir na definição dos orçamentos da escola;
- rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados;
- manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos;
- concorrer em certames literários, científicos e esportivos;
- zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor;
- demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias;
- assumir cargos de coordenação, representação, direção;
- desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina;
- frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas;
- definir o calendário;
- diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos;
- solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente;
- redigir relatórios de atividades docentes e discentes;
- preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação;
- sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano;
- expressar-se com clareza;
- tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina;
- informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente;
- desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea;
- levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático;
- desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- conceber o projeto pedagógico da escola;
- administrar conflitos;
- encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação;
- selecionar textos e bibliografia da aula;
- definir conteúdos e atividades interdisciplinares;
- solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos;
- manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula;
- frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins;
- estimular a continuidade da escolaridade;
- comentar os resultados das avaliações com os alunos;
- dialogar com os alunos;
- coletar diferentes recursos didáticos para a aula;
- transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem;
- avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos;
- manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes;
- desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas;
- ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola;
- reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas;
- determinar temas e conteúdos da disciplina;
- indicar os avanços da aprendizagem;
- discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola;
- atuar nas associações sindicais e acadêmicas;
- definir objetivos para a área de conhecimento;
- diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem;
- sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos;
- acompanhar processo de aprendizagem;
- interagir com os alunos;
- estabelecer empatia com os alunos;
- instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo;
- influir na definição dos planos de carreira;
- escolher material didático e pedagógico;
- tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola;
- apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno;
- contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola;
- estimular o aluno para a aprendizagem contínua;
- corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação;
- analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico;
- levantar bibliografia de material didático e pedagógico;
- pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula;
- realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos;
- demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente;
- requisitar material pedagógico;
- informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento;
- examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola;
- garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas;
- selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula;
- modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem;
- atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação;
- discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição;
- relacionar-se com a comunidade escolar;
- desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos;
- estruturar a transmissão do conhecimento;
- adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível;
- incentivar a capacidade criadora dos alunos;
- produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola;
- orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos;
- desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos;
- eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino;
- ler jornais, revistas, periódicos e livros;
- indicar compra de material didático e pedagógico;
- subsidiar os alunos para autoavaliação;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- adequar o planejamento às aulas;
- informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento;
- reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos;
- transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem;
- preparar-se para concursos docentes;
- solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica;
- selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula;
- intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação;
- medir o conhecimento específico;
- respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar;
- atender pais e alunos;
- zelar por uma postura ética na ação pedagógica;
Setores que mais contratam Professor de filosofia no ensino médio no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação profissional de nível técnico