Salário para o cargo de Professor de filologia e crítica textual
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia e crítica textual - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia e crítica textual

Um Professor de filologia e crítica textual trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia e crítica textual

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia e crítica textual

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • realizar atividades de avaliação;
  • orientar alunos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;

  • Atividades

    • avaliar exame nacional de cursos;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • organizar concursos literários;
    • elaborar projetos;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • indicar bibliografia;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • trabalhar em equipe;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • participar de colegiados;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • participar da correção de exames;
    • distribuir disciplinas;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • publicar trabalhos;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • discutir resultados da produção discente;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • realizar autoavaliação;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • organizar edições diplomáticas;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • montar equipe de pesquisa;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • traduzir textos;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • relacionar teoria e prática;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • elaborar dicionários;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • publicar traduções de textos;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • escrever verbetes;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • definir conteúdos programáticos;
    • elaborar críticas literárias;
    • planejar orçamento;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • avaliar grade curricular;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • organizar antologias;
    • organizar edições críticas;
    • promover o estudo de textos;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • discutir propostas curriculares;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • supervisionar estágios;
    • elaborar glossários;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • elaborar tese de doutorado;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • selecionar textos para estudo;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • programar atividades de pesquisa;
    • orientar teses de doutorado;
    • divulgar a produção discente;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • realizar atividades de editoração;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • preparar programas de cursos;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;


    Setores que mais contratam Professor de filologia e crítica textual no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Estalageiro
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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