Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • comunicar-se;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • produzir material de trabalho;
  • participar de atividades administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • atualizar-se na Área;
  • orientar alunos;

  • Atividades

    • desenvolver propostas de avaliação;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • atuar em comissões editoriais;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • dominar a língua portuguesa;
    • coordenar pesquisas;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • organizar coletâneas;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • participar de comissões;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • preencher relatórios de atividades;
    • participar de reuniões;
    • elaborar pareceres;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • realizar eventos;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • participar de associações científicas;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • atuar em projetos de extensão;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • avaliar políticas educacionais;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • auto avaliar-se;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • planejar estágios;
    • gerenciar convênios;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • estudar a produção científica da área;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • dialogar com os alunos;
    • avaliar currículos de alunos;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • participar de atividades culturais;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • produzir vídeos;
    • avaliar cursos;
    • avaliar material didático;
    • demonstrar postura ética;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • atuar em debates;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • atribuir notas e conceitos;
    • prever fontes de financiamento;
    • redigir publicações científicas;
    • produzir transparências;
    • coordenar cursos;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • orientar monitores;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • elaborar projetos de extensão;
    • gerenciar projetos;
    • coordenar estágios;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • demonstrar postura crítica;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • exercer cargos de direção;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • estudar outros idiomas;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • participar de colegiados;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • proferir palestras;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • produzir artigos para divulgação;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • coordenar projetos de extensão;
    • coordenar reuniões;
    • planejar pesquisas;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • coordenar convênios;
    • mapear campos para estágio;
    • participar de associações de classe;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • desenvolver atividades interativas;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • planejar eventos e seminários;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • planejar aulas;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • estudar a legislação educacional;
    • planejar projetos de extensão;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar publicações;
    • discutir resultados de avaliação;
    • coordenar eventos;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • avaliar projetos de extensão;
    • sistematizar conteúdos;
    • produzir hipertextos;
    • exercer cargos de representação;
    • produzir cartazes;
    • avaliar o desempenho dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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