Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Docente de ensino superior na área de didática
- Professor de didática (ensino superior)
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de prática de ensino (ensino superior)
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- orientar alunos;
- comunicar-se;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- produzir material de trabalho;
- atualizar-se na Área;
- demonstrar competências pessoais;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- participar de atividades administrativas;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
Atividades
- gerenciar projetos;
- participar de reuniões;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- dominar a língua portuguesa;
- produzir instrumentos de avaliação;
- coordenar projetos de extensão;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- estudar outros idiomas;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- redigir publicações científicas;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- estudar a legislação educacional;
- demonstrar postura ética;
- analisar pesquisas educacionais;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- coordenar projetos pedagógicos;
- realizar revisão da literatura na área;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- produzir hipertextos;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- desenvolver propostas de avaliação;
- compromissar-se social e politicamente;
- discutir resultados de avaliação;
- dialogar com os professores da instituição;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- sistematizar conteúdos;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- elaborar pareceres;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- produzir cartazes;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- atuar em comissões editoriais;
- elaborar programas e cronogramas;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- planejar aulas;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- participar de congressos e eventos científicos;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- desenvolver atividades interativas;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- participar de colegiados;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- atuar em projetos de extensão;
- coordenar estágios;
- preencher relatórios de atividades;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- atuar em debates;
- gerenciar convênios;
- orientar alunos de iniciação científica;
- auto avaliar-se;
- planejar eventos e seminários;
- avaliar currículos de alunos;
- planejar estágios;
- participar de comissões;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- avaliar projetos de extensão;
- organizar coletâneas;
- coordenar convênios;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- planejar projetos de extensão;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- produzir artigos para divulgação;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- atribuir notas e conceitos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- coordenar eventos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- produzir textos para uso pedagógico;
- coordenar grupos de pesquisa;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- avaliar projetos de pesquisa;
- estudar a produção científica da área;
- organizar publicações;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- demonstrar postura crítica;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- planejar pesquisas;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- dialogar com as entidades representativas;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- participar de atividades culturais;
- trabalhar em equipe;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- mapear campos para estágio;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- coordenar pesquisas;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- produzir vídeos;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- colaborar em comissões de avaliação;
- exercer cargos de representação;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- orientar monitores;
- participar de associações de classe;
- avaliar políticas educacionais;
- elaborar projetos de extensão;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- dialogar com os alunos;
- avaliar trabalhos científicos;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- avaliar cursos;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- produzir transparências;
- coordenar equipes de trabalho;
- proferir palestras;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- participar de associações científicas;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- avaliar material didático;
- coordenar reuniões;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- exercer cargos de direção;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- coordenar cursos;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- redigir relatórios de pesquisa;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- realizar eventos;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- prever fontes de financiamento;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- constituir grupos de pesquisa;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche