Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
- Professor universitário na área de orientação educacional
- Professor universitário na área de didática
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de pesquisa educacional (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
- Professor universitário de metodologia do ensino
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- atualizar-se na Área;
- participar de atividades administrativas;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- orientar alunos;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- produzir material de trabalho;
Atividades
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- coordenar estágios;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- avaliar cursos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- organizar coletâneas;
- participar de congressos e eventos científicos;
- avaliar trabalhos científicos;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- planejar projetos de extensão;
- atribuir notas e conceitos;
- analisar pesquisas educacionais;
- gerenciar convênios;
- coordenar projetos pedagógicos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- planejar estágios;
- gerenciar projetos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- desenvolver propostas de avaliação;
- planejar pesquisas;
- produzir transparências;
- colaborar em comissões de avaliação;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- dialogar com as entidades representativas;
- coordenar reuniões;
- proferir palestras;
- sistematizar conteúdos;
- avaliar material didático;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- coordenar pesquisas;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- produzir hipertextos;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- produzir textos para uso pedagógico;
- elaborar programas e cronogramas;
- dominar a língua portuguesa;
- desenvolver atividades interativas;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- realizar eventos;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- coordenar grupos de pesquisa;
- compromissar-se social e politicamente;
- orientar alunos de iniciação científica;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- discutir resultados de avaliação;
- elaborar projetos de extensão;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- coordenar projetos de extensão;
- exercer cargos de representação;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- coordenar cursos;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- planejar eventos e seminários;
- estudar a produção científica da área;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- prever fontes de financiamento;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- participar de associações científicas;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- participar de colegiados;
- coordenar eventos;
- redigir relatórios de pesquisa;
- atuar em comissões editoriais;
- produzir instrumentos de avaliação;
- participar de reuniões;
- participar de associações de classe;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- preencher relatórios de atividades;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- atuar em debates;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- constituir grupos de pesquisa;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- planejar aulas;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- realizar revisão da literatura na área;
- mapear campos para estágio;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- avaliar políticas educacionais;
- estudar outros idiomas;
- auto avaliar-se;
- redigir publicações científicas;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- produzir artigos para divulgação;
- avaliar projetos de pesquisa;
- avaliar projetos de extensão;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- estudar a legislação educacional;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- orientar monitores;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- exercer cargos de direção;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- produzir cartazes;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- coordenar equipes de trabalho;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- trabalhar em equipe;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- participar de comissões;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- dialogar com os alunos;
- organizar publicações;
- avaliar currículos de alunos;
- produzir vídeos;
- elaborar pareceres;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- participar de atividades culturais;
- demonstrar postura crítica;
- divulgar resultados de pesquisas;
- coordenar convênios;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- dialogar com os professores da instituição;
- demonstrar postura ética;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- atuar em projetos de extensão;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche