Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • comunicar-se;
  • participar de atividades administrativas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • atualizar-se na Área;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • orientar alunos;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • produzir material de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;

  • Atividades

    • dominar a língua portuguesa;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • demonstrar postura crítica;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • participar de associações de classe;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • redigir publicações científicas;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • estudar outros idiomas;
    • gerenciar convênios;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • planejar aulas;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • participar de comissões;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • atuar em debates;
    • dialogar com os alunos;
    • coordenar eventos;
    • organizar coletâneas;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • coordenar cursos;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • coordenar projetos de extensão;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • produzir transparências;
    • realizar eventos;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • discutir resultados de avaliação;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • participar de atividades culturais;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • mapear campos para estágio;
    • planejar eventos e seminários;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • participar de reuniões;
    • coordenar reuniões;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • estudar a legislação educacional;
    • gerenciar projetos;
    • produzir artigos para divulgação;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • avaliar currículos de alunos;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • avaliar projetos de extensão;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • avaliar políticas educacionais;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • atuar em projetos de extensão;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • preencher relatórios de atividades;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • orientar monitores;
    • produzir hipertextos;
    • exercer cargos de representação;
    • trabalhar em equipe;
    • participar de colegiados;
    • estudar a produção científica da área;
    • prever fontes de financiamento;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • atuar em comissões editoriais;
    • exercer cargos de direção;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • planejar pesquisas;
    • sistematizar conteúdos;
    • coordenar pesquisas;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • avaliar material didático;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • produzir vídeos;
    • elaborar pareceres;
    • coordenar estágios;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • proferir palestras;
    • elaborar projetos de extensão;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • demonstrar postura ética;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • organizar publicações;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • planejar estágios;
    • participar de associações científicas;
    • desenvolver atividades interativas;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • avaliar cursos;
    • planejar projetos de extensão;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • auto avaliar-se;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • produzir cartazes;
    • atribuir notas e conceitos;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • coordenar convênios;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de prática de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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