Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
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- Professor universitário na área de prática de ensino
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- Professor de didática (ensino superior)
- Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Docente do ensino superior na área de prática de ensino
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de prática de ensino
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
- atualizar-se na Área;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- produzir material de trabalho;
- orientar alunos;
- participar de atividades administrativas;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
Atividades
- prever fontes de financiamento;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- produzir artigos para divulgação;
- auto avaliar-se;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- avaliar trabalhos científicos;
- exercer cargos de representação;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- planejar eventos e seminários;
- atuar em debates;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- trabalhar em equipe;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- dominar a língua portuguesa;
- coordenar estágios;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- divulgar resultados de pesquisas;
- exercer cargos de direção;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- demonstrar postura ética;
- produzir hipertextos;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- atribuir notas e conceitos;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- avaliar currículos de alunos;
- desenvolver propostas de avaliação;
- organizar coletâneas;
- participar de comissões;
- demonstrar postura crítica;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- avaliar projetos de extensão;
- participar de colegiados;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- coordenar convênios;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- produzir transparências;
- participar de associações científicas;
- analisar pesquisas educacionais;
- produzir cartazes;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- coordenar reuniões;
- participar de associações de classe;
- atuar em projetos de extensão;
- coordenar equipes de trabalho;
- gerenciar projetos;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- planejar estágios;
- elaborar pareceres;
- elaborar projetos de extensão;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- compromissar-se social e politicamente;
- estudar a produção científica da área;
- estudar outros idiomas;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- proferir palestras;
- coordenar cursos;
- colaborar em comissões de avaliação;
- participar de atividades culturais;
- mapear campos para estágio;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- discutir resultados de avaliação;
- participar de congressos e eventos científicos;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- dialogar com os alunos;
- coordenar grupos de pesquisa;
- coordenar eventos;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- produzir instrumentos de avaliação;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- orientar alunos de iniciação científica;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- redigir relatórios de pesquisa;
- estudar a legislação educacional;
- realizar eventos;
- elaborar programas e cronogramas;
- produzir textos para uso pedagógico;
- gerenciar convênios;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- preencher relatórios de atividades;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- planejar projetos de extensão;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- dialogar com as entidades representativas;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- atuar em comissões editoriais;
- estudar propostas e políticas educacionais;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- avaliar cursos;
- coordenar pesquisas;
- avaliar projetos de pesquisa;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- planejar aulas;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- desenvolver atividades interativas;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- participar de reuniões;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- realizar revisão da literatura na área;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- orientar monitores;
- organizar publicações;
- redigir publicações científicas;
- sistematizar conteúdos;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- avaliar políticas educacionais;
- coordenar projetos pedagógicos;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- produzir vídeos;
- dialogar com os professores da instituição;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- avaliar material didático;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- coordenar projetos de extensão;
- planejar pesquisas;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- constituir grupos de pesquisa;
Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de prática de ensino no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche