Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de prática de ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • participar de atividades administrativas;
  • orientar alunos;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • comunicar-se;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • produzir material de trabalho;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • atualizar-se na Área;

  • Atividades

    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • redigir publicações científicas;
    • produzir artigos para divulgação;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • exercer cargos de direção;
    • estudar outros idiomas;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • discutir resultados de avaliação;
    • elaborar pareceres;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • analisar pesquisas educacionais;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • desenvolver atividades interativas;
    • planejar aulas;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • planejar estágios;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • produzir hipertextos;
    • coordenar convênios;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • coordenar pesquisas;
    • participar de colegiados;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • gerenciar projetos;
    • atuar em debates;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • dialogar com os alunos;
    • sistematizar conteúdos;
    • elaborar projetos de extensão;
    • planejar eventos e seminários;
    • organizar publicações;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • demonstrar postura ética;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • participar de reuniões;
    • coordenar reuniões;
    • prever fontes de financiamento;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • organizar coletâneas;
    • estudar a produção científica da área;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • produzir cartazes;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • coordenar eventos;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • avaliar currículos de alunos;
    • atuar em comissões editoriais;
    • avaliar projetos de extensão;
    • participar de atividades culturais;
    • atribuir notas e conceitos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • demonstrar postura crítica;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • coordenar cursos;
    • avaliar políticas educacionais;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • preencher relatórios de atividades;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • gerenciar convênios;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • produzir transparências;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • avaliar material didático;
    • proferir palestras;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • avaliar cursos;
    • coordenar estágios;
    • orientar monitores;
    • participar de associações científicas;
    • auto avaliar-se;
    • participar de associações de classe;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • dominar a língua portuguesa;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • realizar eventos;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • participar de comissões;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • estudar a legislação educacional;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • planejar pesquisas;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • coordenar projetos de extensão;
    • produzir vídeos;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • mapear campos para estágio;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • planejar projetos de extensão;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • atuar em projetos de extensão;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • exercer cargos de representação;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de prática de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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