Salário para o cargo de Prestidigitador
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-35

Prestidigitador - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Prestidigitador

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • dar entrevistas;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • desmontar o aparelho;
  • conquistar empatia do público;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • pesquisar tecnologias;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • fazer aquecimento;
  • pesquisar truques;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • respeitar relações de trabalho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • definir equipamentos de segurança;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • pesquisar materiais;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • criar guarda roupa;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • confeccionar o aparelho;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • fazer alongamento;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • definir coreografia;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • adquirir técnicas para cair;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • desenvolver disciplina;
  • misturar os números criando outros;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • transmitir ética circense;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • respeitar ética profissional;
  • montar o aparelho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • fazer concentração;
  • criar maquiagem;
  • preparar a entrada do artista;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • selecionar música;
  • pesquisar aparelhos;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;


Setores que mais contratam Prestidigitador no mercado de trabalho

  • Locação de mão-de-obra temporária




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