Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Prestidigitador
Artistas de circo (circenses) devem:
- comunicar-se;
- apresentar o número;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- motivar os alunos;
- fazer alongamento;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- sincronizar luz e som com a representação;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- aprender a profissão ensaiando;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- demonstrar determinação para aprender;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- pesquisar truques;
- perceber as habilidades dos alunos;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- criar guarda roupa;
- errar truques para valorização do trabalho;
- respeitar relações de trabalho;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- criar maquiagem;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- estabelecer comunicação com o público;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- pesquisar aparelhos;
- adquirir técnicas para cair;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- desenvolver disciplina;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- pesquisar materiais;
- transmitir ética circense;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- trabalhar em equipe;
- definir coreografia;
- pesquisar tecnologias;
- divulgar o espetáculo ou número;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- misturar os números criando outros;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- preparar a entrada do artista;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- providenciar material impresso para divulgação;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- pesquisar movimentos corporais;
- dar entrevistas;
- confeccionar o aparelho;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- fazer aquecimento;
- definir equipamentos de segurança;
- conquistar empatia do público;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- frequentar cursos de atualização;
- fazer concentração;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- montar o aparelho;
- respeitar ética profissional;
- desmontar o aparelho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- selecionar música;
Setores que mais contratam Prestidigitador no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária