Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
 
- Artistas de artes populares e modelos
 
 
- Artistas de circo (circenses)
 
 
 
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Prestidigitador
Artistas de circo (circenses) devem:
- produzir o número;
- apresentar o número;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- vender o espetáculo ou número;
- ensinar arte e técnica circense;
Atividades
- sincronizar luz e som com a representação;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- transmitir ética circense;
- respeitar relações de trabalho;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- pesquisar tecnologias;
- desenvolver disciplina;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- definir equipamentos de segurança;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- errar truques para valorização do trabalho;
- perceber as habilidades dos alunos;
- fazer alongamento;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- conquistar empatia do público;
- demonstrar determinação para aprender;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- pesquisar aparelhos;
- aprender a profissão ensaiando;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- criar maquiagem;
- selecionar música;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- divulgar o espetáculo ou número;
- estabelecer comunicação com o público;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- preparar a entrada do artista;
- misturar os números criando outros;
- montar o aparelho;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- adquirir técnicas para cair;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- fazer concentração;
- dar entrevistas;
- fazer aquecimento;
- pesquisar movimentos corporais;
- pesquisar materiais;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- intercambiar informações com escolas de circo;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- criar guarda roupa;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- respeitar ética profissional;
- definir coreografia;
- motivar os alunos;
- frequentar cursos de atualização;
- pesquisar truques;
- trabalhar em equipe;
- providenciar material impresso para divulgação;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- desmontar o aparelho;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- confeccionar o aparelho;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
Setores que mais contratam Prestidigitador no mercado de trabalho
- Locação de mão-de-obra temporária
 
 
									 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                 
 
                