Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- operar aeronaves;
- traçar plano operacional;
- realizar serviços especializados;
- demonstrar competências pessoais;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- trabalhar com segurança;
- comunicar-se;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
Atividades
- participar de treinamentos de segurança;
- ajustar potência do motor;
- conviver com diferenças;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- determinar velocidade e posição de;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- tirar fotografias aéreas;
- acionar apoios de terra;
- operar descida;
- reconfigurar performance da aeronave;
- realizar operações resgate e salvamento;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- manusear extintores de incêndio;
- consultar manuais da aeronave;
- efetuar procedimentos de abandono;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- desligar motores;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- taxiar aeronave;
- desativar sistemas previstos;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- demonstrar autocontrole;
- calcular quantidade de combustível;
- administrar o estresse;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- orientar-se espacialmente;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- demonstrar liderança;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- mostrar-se apto fisicamente;
- operar aproximação;
- aplicar regras de voo visual;
- comunicar-se por sinais;
- operar cruzeiro;
- interpretar cartas e mapas;
- expressar-se verbalmente;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- obter autorização de voo;
- preparar notificação de voo;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- proceder à partida e táxi;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- gerenciar procedimentos;
- examinar amarração das cargas;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- usar equipamentos de proteção individual;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- demonstrar paciência;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- verificar condições meteorológicas;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- conferir peso da carga;
- trabalhar em equipe;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- pousar aeronave;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- demonstrar raciocínio lógico;
- tomar decisões;
- combater causas da emergência;
- obter autorização para local de pouso;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- lançar paraquedistas;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- operar subida;
- preencher documentação de bordo;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- decolar aeronave;
- preencher comunicado de segurança;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- ativar sistemas alternativos;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- efetuar acrobacias;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
Setores que mais contratam Piloto comercial (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de publicidade
- Criação de bovinos para corte
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Atividades de apoio à agricultura
- Outras sociedades de participação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cultivo de outros cereais
- Transporte aéreo de carga
- Locação de embarcações sem tripulação