Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- demonstrar competências pessoais;
- operar aeronaves;
- trabalhar com segurança;
- traçar plano operacional;
- comunicar-se;
- realizar serviços especializados;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
Atividades
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- calcular quantidade de combustível;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- decolar aeronave;
- demonstrar raciocínio lógico;
- acionar apoios de terra;
- interpretar cartas e mapas;
- examinar amarração das cargas;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- operar aproximação;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- preencher documentação de bordo;
- comunicar-se por sinais;
- usar equipamentos de proteção individual;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- efetuar procedimentos de abandono;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- lançar paraquedistas;
- manusear extintores de incêndio;
- expressar-se verbalmente;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- demonstrar autocontrole;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- operar descida;
- reconfigurar performance da aeronave;
- demonstrar liderança;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- desativar sistemas previstos;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- pousar aeronave;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- participar de treinamentos de segurança;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- preencher comunicado de segurança;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- consultar manuais da aeronave;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- operar cruzeiro;
- tomar decisões;
- conferir peso da carga;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- tirar fotografias aéreas;
- conviver com diferenças;
- gerenciar procedimentos;
- aplicar regras de voo visual;
- ajustar potência do motor;
- determinar velocidade e posição de;
- obter autorização de voo;
- mostrar-se apto fisicamente;
- administrar o estresse;
- demonstrar paciência;
- realizar operações resgate e salvamento;
- proceder à partida e táxi;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- verificar condições meteorológicas;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- operar subida;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- combater causas da emergência;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- obter autorização para local de pouso;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- preparar notificação de voo;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- taxiar aeronave;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- ativar sistemas alternativos;
- trabalhar em equipe;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- orientar-se espacialmente;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- efetuar acrobacias;
- desligar motores;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
Setores que mais contratam Piloto comercial (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de publicidade
- Criação de bovinos para corte
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Atividades de apoio à agricultura
- Outras sociedades de participação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cultivo de outros cereais
- Transporte aéreo de carga
- Locação de embarcações sem tripulação