Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- operar aeronaves;
- comunicar-se;
- realizar serviços especializados;
- traçar plano operacional;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
Atividades
- consultar manuais da aeronave;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- demonstrar paciência;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- realizar operações resgate e salvamento;
- proceder à partida e táxi;
- combater causas da emergência;
- operar subida;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- aplicar regras de voo visual;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- pousar aeronave;
- determinar velocidade e posição de;
- obter autorização de voo;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- tomar decisões;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- efetuar acrobacias;
- preencher comunicado de segurança;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- conferir peso da carga;
- acionar apoios de terra;
- comunicar-se por sinais;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- interpretar cartas e mapas;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- usar equipamentos de proteção individual;
- preencher documentação de bordo;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- expressar-se verbalmente;
- operar aproximação;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- calcular quantidade de combustível;
- desligar motores;
- verificar condições meteorológicas;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- tirar fotografias aéreas;
- operar cruzeiro;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- ajustar potência do motor;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- administrar o estresse;
- gerenciar procedimentos;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- conviver com diferenças;
- efetuar procedimentos de abandono;
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- taxiar aeronave;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- desativar sistemas previstos;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- operar descida;
- demonstrar autocontrole;
- participar de treinamentos de segurança;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- decolar aeronave;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- examinar amarração das cargas;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- manusear extintores de incêndio;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- preparar notificação de voo;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- orientar-se espacialmente;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- trabalhar em equipe;
- lançar paraquedistas;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- ativar sistemas alternativos;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- mostrar-se apto fisicamente;
- obter autorização para local de pouso;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- demonstrar raciocínio lógico;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- demonstrar liderança;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- reconfigurar performance da aeronave;
Setores que mais contratam Piloto comercial (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Cultivo de soja
- Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
- Holdings de instituições não-financeiras
- Outras atividades de publicidade
- Criação de bovinos para corte
- Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos
- Atividades de apoio à agricultura
- Outras sociedades de participação
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Cultivo de outros cereais
- Transporte aéreo de carga
- Locação de embarcações sem tripulação