Salário para o cargo de Piloto comercial (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-05 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • comunicar-se;
  • realizar serviços especializados;
  • trabalhar com segurança;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • operar aeronaves;

Atividades

  • demonstrar raciocínio lógico;
  • planejar rota e nível de voo (altitude);
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • manusear extintores de incêndio;
  • obter autorização para local de pouso;
  • proceder à partida e táxi;
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • verificar condições meteorológicas;
  • ativar sistemas alternativos;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • realizar operações resgate e salvamento;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • tomar decisões;
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • decolar aeronave;
  • operar subida;
  • determinar velocidade e posição de;
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • ajustar potência do motor;
  • preencher comunicado de segurança;
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • alijar (liberar) faixa de propaganda;
  • desligar motores;
  • trabalhar em equipe;
  • obter autorização de voo;
  • monitorar rota e altitude autorizadas;
  • demonstrar autocontrole;
  • acionar apoios de terra;
  • conferir peso da carga;
  • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • operar cruzeiro;
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • conviver com diferenças;
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • expressar-se verbalmente;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • combater causas da emergência;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
  • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • examinar amarração das cargas;
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • comunicar-se por sinais;
  • aplicar regras de voo por instrumentos;
  • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
  • consultar manuais da aeronave;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;
  • lançar paraquedistas;
  • preencher documentação de bordo;
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • aplicar regras de voo visual;
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • operar descida;
  • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
  • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
  • calcular quantidade de combustível;
  • desativar sistemas previstos;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
  • tirar fotografias aéreas;
  • pousar aeronave;
  • demonstrar paciência;
  • orientar-se espacialmente;
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • demonstrar liderança;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • efetuar acrobacias;
  • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • preparar notificação de voo;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • interpretar cartas e mapas;
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • taxiar aeronave;
  • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
  • operar aproximação;
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
  • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
  • administrar o estresse;
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • gerenciar procedimentos;


Setores que mais contratam Piloto comercial (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

  • Transporte aéreo de passageiros regular
  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Cultivo de soja
  • Outros serviços de transporte aéreo de passageiros não-regular
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Outras atividades de publicidade
  • Criação de bovinos para corte
  • Serviço de pulverização e controle de pragas agrícolas
  • Atividades auxiliares dos transportes aéreos
  • Atividades de apoio à agricultura
  • Outras sociedades de participação
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Cultivo de outros cereais
  • Transporte aéreo de carga
  • Locação de embarcações sem tripulação




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