Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Fonoaudiólogo em linguagem
Fonoaudiólogos devem:
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- comunicar-se;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- avaliar pacientes e clientes;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- realizar pesquisas;
- discutir casos com outros profissionais;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- elaborar laudos;
- avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- demonstrar capacidade de observação;
- avaliar postura corporal;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- capacitar profissionais;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- divulgar trabalhos;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- ministrar cursos e palestras;
- participar de comissões técnico-científicas;
- transmitir segurança;
- realizar perícia;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- registrar dados em prontuário;
- auditorar programas e serviços;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- avaliar sistema auditivo;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- trabalhar com biossegurança;
- demonstrar organização;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- analisar exames;
- estabelecer prognóstico;
- preparar material terapêutico;
- avaliar fluência;
- mediar reuniões clínicas;
- desenvolver habilidades cognitivas;
- dar alta;
- supervisionar estágios;
- estabelecer parâmetros de alta;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- tratar alterações da fala;
- realizar exames complementares;
- aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
- dar devolutiva da avaliação;
- participar de programas institucionais;
- habilitar sistema auditivo;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- orientar hábitos de saúde;
- avaliar resultados do tratamento;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- explicar procedimentos e rotinas;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- elaborar material educativo e informativo;
- organizar eventos técnico-científicos;
- aplicar testes e provas;
- demonstrar dinamismo;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- acompanhar evolução clínica;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- orientar condutas terapêuticas;
- emitir atestados;
- demonstrar objetividade;
- eleger instrumentos para avaliação;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- avaliar habilidades cognitivas;
- esclarecer dúvidas;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- indicar tecnologia assistiva;
- prestar consultoria ou assessoria;
- demonstrar criatividade;
- adaptar tecnologia assistiva;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- caracterizar população-alvo;
- demonstrar iniciativa;
- avaliar processamento auditivo;
- contornar situações adversas;
- elaborar relatórios;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- tomar decisões;
- supervisionar profissionais;
- prescrever terapêutica;
- tratar alterações de fluência;
- verificar a compreensão da orientação;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- solicitar exames complementares;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- realizar anamnese;
- trabalhar em equipe;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- desenvolver habilidades auditivas;
- organizar publicações;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- estabelecer plano terapêutico;
- orientar pesquisas;
- tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- avaliar fala;
Setores que mais contratam Fonoaudiólogo em linguagem no mercado de trabalho
- Atividades de fonoaudiologia