Salário para o cargo de Fonoaudiólogo em linguagem
CBO 2238-30 > Fonoaudiólogos

Fonoaudiólogo em linguagem - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam tratamento fonoaudiológico para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes e clientes aplicando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia. Avaliam pacientes e clientes, realizam diagnóstico fonoaudiológico, orientam pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, atuam em programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida, exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina, saúde
        • Fonoaudiólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos

Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.


Funções e atividades do Fonoaudiólogo em linguagem

Fonoaudiólogos devem:

  • avaliar pacientes e clientes;
  • atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
  • comunicar-se;
  • realizar diagnóstico fonoaudiológico;
  • realizar tratamento fonoaudiológico;
  • exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
  • aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;

Atividades

  • indicar tecnologia assistiva;
  • analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
  • elaborar material educativo e informativo;
  • esclarecer dúvidas;
  • estabelecer prognóstico;
  • avaliar fluência;
  • emitir atestados;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
  • elaborar relatórios;
  • ministrar cursos e palestras;
  • avaliar postura corporal;
  • avaliar fala;
  • avaliar resultados do tratamento;
  • registrar dados em prontuário;
  • tratar alterações da fala;
  • capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
  • orientar condutas terapêuticas;
  • eleger procedimentos terapêuticos;
  • elaborar laudos;
  • supervisionar estágios;
  • analisar exames;
  • analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
  • realizar perícia;
  • transmitir segurança;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar manuais técnico-administrativos;
  • levantar hipóteses diagnósticas;
  • orientar hábitos de saúde;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar procedimentos e técnicas;
  • habilitar sistema auditivo;
  • encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
  • prestar consultoria ou assessoria;
  • dar alta;
  • avaliar sistema auditivo;
  • organizar publicações;
  • prescrever terapêutica;
  • divulgar trabalhos;
  • estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
  • preparar material terapêutico;
  • estabelecer parâmetros de alta;
  • organizar eventos técnico-científicos;
  • esclarecer prognóstico de tratamento;
  • demonstrar objetividade;
  • detectar expectativas de pacientes e clientes;
  • tomar decisões;
  • contornar situações adversas;
  • acompanhar evolução clínica;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
  • solicitar exames complementares;
  • estabelecer plano terapêutico;
  • avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
  • mediar reuniões clínicas;
  • realizar exames complementares;
  • apreciar trabalhos técnico-científicos;
  • desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
  • capacitar profissionais;
  • avaliar órteses, próteses e adaptações;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • dar devolutiva da avaliação;
  • prescrever órteses, próteses e adaptações;
  • avaliar processamento auditivo;
  • participar de comissões técnico-científicas;
  • tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita;
  • visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
  • trabalhar com biossegurança;
  • avaliar habilidades cognitivas;
  • aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
  • solicitar laudos, relatórios, pareceres;
  • participar de programas institucionais;
  • definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
  • gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • demonstrar organização;
  • avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • tratar alterações de fluência;
  • realizar pesquisas;
  • avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
  • explicar procedimentos e rotinas;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
  • avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
  • adaptar tecnologia assistiva;
  • desenvolver habilidades cognitivas;
  • realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
  • introduzir formas alternativas de comunicação;
  • auditorar programas e serviços;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
  • orientar pesquisas;
  • estabelecer critérios de elegibilidade;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
  • informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
  • participar de diagnóstico interdisciplinar;
  • discutir casos com outros profissionais;
  • caracterizar população-alvo;
  • aplicar testes e provas;
  • eleger instrumentos para avaliação;
  • realizar anamnese;
  • demonstrar dinamismo;
  • verificar a compreensão da orientação;
  • redigir artigos, capítulos e livros;
  • supervisionar profissionais;
  • desenvolver habilidades auditivas;


Setores que mais contratam Fonoaudiólogo em linguagem no mercado de trabalho

  • Atividades de fonoaudiologia




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