Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Fonoaudiólogo em linguagem
Fonoaudiólogos devem:
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- comunicar-se;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
- avaliar pacientes e clientes;
Atividades
- indicar tecnologia assistiva;
- verificar a compreensão da orientação;
- habilitar sistema auditivo;
- tratar alterações de fluência;
- demonstrar dinamismo;
- participar de comissões técnico-científicas;
- tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita;
- elaborar material educativo e informativo;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- aplicar testes e provas;
- avaliar fala;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- avaliar sistema auditivo;
- avaliar fluência;
- orientar condutas terapêuticas;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
- adaptar tecnologia assistiva;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
- capacitar profissionais;
- tomar decisões;
- dar alta;
- participar de programas institucionais;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- orientar pesquisas;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- auditorar programas e serviços;
- caracterizar população-alvo;
- demonstrar criatividade;
- preparar material terapêutico;
- registrar dados em prontuário;
- realizar perícia;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- elaborar relatórios;
- avaliar postura corporal;
- orientar hábitos de saúde;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
- demonstrar iniciativa;
- transmitir segurança;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- prescrever terapêutica;
- acompanhar evolução clínica;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- demonstrar objetividade;
- estabelecer prognóstico;
- solicitar exames complementares;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- desenvolver habilidades auditivas;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- organizar publicações;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- divulgar trabalhos;
- estabelecer parâmetros de alta;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- demonstrar capacidade de observação;
- realizar anamnese;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- esclarecer dúvidas;
- explicar procedimentos e rotinas;
- supervisionar profissionais;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
- discutir casos com outros profissionais;
- realizar pesquisas;
- realizar exames complementares;
- avaliar habilidades cognitivas;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- avaliar resultados do tratamento;
- prestar consultoria ou assessoria;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- tratar alterações da fala;
- demonstrar organização;
- emitir atestados;
- dar devolutiva da avaliação;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- trabalhar com biossegurança;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- contornar situações adversas;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- trabalhar em equipe;
- ministrar cursos e palestras;
- avaliar processamento auditivo;
- supervisionar estágios;
- estabelecer plano terapêutico;
- elaborar laudos;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- desenvolver habilidades cognitivas;
- eleger instrumentos para avaliação;
- mediar reuniões clínicas;
- organizar eventos técnico-científicos;
- analisar exames;
Setores que mais contratam Fonoaudiólogo em linguagem no mercado de trabalho
- Atividades de fonoaudiologia