Salário para o cargo de Fonoaudiólogo educacional
CBO 2238-15 > Fonoaudiólogos

Fonoaudiólogo educacional - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam tratamento fonoaudiológico para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes e clientes aplicando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia. Avaliam pacientes e clientes, realizam diagnóstico fonoaudiológico, orientam pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, atuam em programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida, exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina, saúde
        • Fonoaudiólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos

Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.


Funções e atividades do Fonoaudiólogo educacional

Fonoaudiólogos devem:

  • atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
  • orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
  • realizar tratamento fonoaudiológico;
  • comunicar-se;
  • exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
  • realizar diagnóstico fonoaudiológico;
  • aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
  • avaliar pacientes e clientes;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • orientar hábitos de saúde;
  • prestar consultoria ou assessoria;
  • avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
  • trabalhar em equipe;
  • ministrar cursos e palestras;
  • transmitir segurança;
  • participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos;
  • avaliar postura corporal;
  • explicar procedimentos e rotinas;
  • elaborar laudos;
  • apreciar trabalhos técnico-científicos;
  • avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
  • solicitar exames complementares;
  • desenvolver habilidades cognitivas;
  • avaliar fluência;
  • emitir atestados;
  • elaborar material educativo e informativo;
  • visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
  • participar de programas institucionais;
  • auditorar programas e serviços;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • orientar pesquisas;
  • trabalhar com biossegurança;
  • estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • levantar hipóteses diagnósticas;
  • caracterizar população-alvo;
  • analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
  • avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
  • organizar publicações;
  • demonstrar objetividade;
  • encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
  • elaborar relatórios;
  • supervisionar profissionais;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • capacitar profissionais;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar procedimentos e técnicas;
  • demonstrar organização;
  • discutir casos com outros profissionais;
  • esclarecer dúvidas;
  • detectar expectativas de pacientes e clientes;
  • contornar situações adversas;
  • avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
  • registrar dados em prontuário;
  • verificar a compreensão da orientação;
  • participar de diagnóstico interdisciplinar;
  • redigir artigos, capítulos e livros;
  • tomar decisões;
  • eleger instrumentos para avaliação;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
  • analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
  • indicar tecnologia assistiva;
  • elaborar manuais técnico-administrativos;
  • analisar exames;
  • aplicar testes e provas;
  • adaptar tecnologia assistiva;
  • organizar eventos técnico-científicos;
  • introduzir formas alternativas de comunicação;
  • analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
  • realizar pesquisas;
  • demonstrar criatividade;
  • divulgar trabalhos;
  • avaliar habilidades cognitivas;
  • dar devolutiva da avaliação;
  • avaliar fala;
  • avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
  • supervisionar estágios;
  • desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
  • solicitar laudos, relatórios, pareceres;
  • participar de comissões técnico-científicas;


Setores que mais contratam Fonoaudiólogo educacional no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Atividades de psicologia e psicanálise
  • Serviços combinados para apoio a edifícios
  • Ensino fundamental
  • Atividades de apoio à educação




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