Salário para o cargo de Fonoaudiólogo em disfagia
CBO 2238-25 > Fonoaudiólogos

Fonoaudiólogo em disfagia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam tratamento fonoaudiológico para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes e clientes aplicando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia. Avaliam pacientes e clientes, realizam diagnóstico fonoaudiológico, orientam pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, atuam em programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida, exercem atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Quanto ganha um Fonoaudiólogo em disfagia

Um Fonoaudiólogo em disfagia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 0,00 e R$ 0,00, com a média salarial de R$ 2.395,73 e o salário mediana em R$ 2.116,42 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Fonoaudiólogo em disfagia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.395,73 28.748,72 598,93 23,96
1º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Salário Mediana 2.116,42 25.397,04 529,11 21,16
3º Quartil 0,00 0,00 0,00 0,00
Teto Salarial 0,00 0,00 0,00 0,00


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina, saúde
        • Fonoaudiólogos

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Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos

Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.


Funções e atividades do Fonoaudiólogo em disfagia

Fonoaudiólogos devem:

  • aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
  • avaliar pacientes e clientes;
  • comunicar-se;
  • exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
  • realizar diagnóstico fonoaudiológico;
  • realizar tratamento fonoaudiológico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
  • orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;

  • Atividades

    • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
    • tomar decisões;
    • participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos;
    • avaliar sistema vestibular;
    • avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
    • introduzir formas alternativas de comunicação;
    • avaliar órteses, próteses e adaptações;
    • trabalhar com biossegurança;
    • gerenciar programas e campanhas;
    • demonstrar iniciativa;
    • mediar reuniões clínicas;
    • preparar material terapêutico;
    • elaborar relatórios;
    • aplicar procedimentos específicos de reabilitação;
    • emitir atestados;
    • tratar alterações de fluência;
    • desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
    • demonstrar procedimentos e técnicas;
    • orientar condutas terapêuticas;
    • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • organizar eventos técnico-científicos;
    • avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • demonstrar organização;
    • demonstrar dinamismo;
    • reabilitar sistema vestibular;
    • participar na elaboração do diagnóstico situacional;
    • desenvolver habilidades auditivas;
    • avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
    • realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
    • avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
    • orientar pesquisas;
    • avaliar resultados do tratamento;
    • realizar anamnese;
    • tratar distúrbios vocais;
    • trabalhar em equipe;
    • eleger instrumentos para avaliação;
    • realizar perícia;
    • explicar procedimentos e rotinas;
    • registrar dados em prontuário;
    • definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
    • tratar alterações da fala;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • solicitar exames complementares;
    • organizar publicações;
    • apreciar trabalhos técnico-científicos;
    • avaliar voz;
    • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
    • participar de diagnóstico interdisciplinar;
    • avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
    • tratar alterações de linguagem oral, leitura e escrita;
    • planejar programas e campanhas de prevenção e promoção;
    • prescrever órteses, próteses e adaptações;
    • coordenar serviços de saúde dos setores públicos e privados;
    • estimular adesão e continuidade do tratamento;
    • tratar alterações de deglutição;
    • avaliar fluência;
    • tratar alterações das funções orofaciais;
    • habilitar sistema auditivo;
    • divulgar trabalhos;
    • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da estética facial;
    • visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
    • discutir casos com outros profissionais;
    • ministrar cursos e palestras;
    • esclarecer prognóstico de tratamento;
    • estabelecer critérios de elegibilidade;
    • estabelecer plano terapêutico;
    • prescrever terapêutica;
    • gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
    • desenvolver habilidades cognitivas;
    • prestar consultoria ou assessoria;
    • dar alta;
    • planejar estratégias e atividades terapêuticas com grupos especiais (gestantes, neonatos, idosos, etc.);
    • realizar exames complementares;
    • analisar exames;
    • capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
    • encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
    • dar devolutiva da avaliação;
    • estabelecer prognóstico;
    • adaptar órteses e próteses;
    • auditorar programas e serviços;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • levantar hipóteses diagnósticas;
    • participar da elaboração de políticas e programas de saúde coletiva;
    • participar de programas institucionais;
    • avaliar deglutição;
    • analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
    • esclarecer dúvidas;
    • participar de comissões técnico-científicas;
    • implementar programas de prevenção às deficiências;
    • redigir artigos, capítulos e livros;
    • aplicar testes e provas;
    • supervisionar profissionais;
    • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da voz;
    • avaliar funções orofaciais;
    • realizar pesquisas;
    • acompanhar evolução clínica;
    • avaliar processamento auditivo;
    • orientar hábitos de saúde;
    • elaborar material educativo e informativo;
    • participar de programas e campanhas de prevenção e promoção;
    • indicar tecnologia assistiva;
    • solicitar laudos, relatórios, pareceres;
    • avaliar postura corporal;
    • supervisionar estágios;
    • contornar situações adversas;
    • avaliar habilidades cognitivas;
    • planejar estratégias e atividades educativas;
    • verificar a compreensão da orientação;
    • elaborar laudos;
    • informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
    • elaborar manuais técnico-administrativos;
    • orientar procedimentos ergonômicos;
    • demonstrar objetividade;
    • adaptar tecnologia assistiva;
    • avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
    • caracterizar população-alvo;
    • demonstrar criatividade;
    • avaliar sistema auditivo;
    • capacitar profissionais;
    • analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
    • implementar programas de promoção da saúde;
    • detectar expectativas de pacientes e clientes;
    • analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
    • eleger procedimentos terapêuticos;
    • aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
    • transmitir segurança;
    • estabelecer parâmetros de alta;
    • avaliar fala;


    Setores que mais contratam Fonoaudiólogo em disfagia no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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