Salário para o cargo de Especialista em museografia de exposição
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em museografia de exposição - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em museografia de exposição

Arquivistas e museólogos devem:

  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • dar acesso À informação;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conservar acervos;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;

Atividades

  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • representar oficialmente a instituição;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • selecionar documentos para exposição;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • orientar estagiários;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • inventariar acervo;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • preparar material educativo;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • planejar a exposição;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • definir o perfil do museu;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • determinar discurso expositivo;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • organizar museus;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • preparar visitas técnicas;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar documentos e acervos;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • higienizar documentos/acervos;
  • proceder com criatividade;
  • atender usuários;
  • divulgar o acervo;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • catalogar documentos/acervos;
  • armazenar documentos/acervos;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • atualizar-se;
  • orientar as políticas do acervo;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • participar de conselhos profissionais;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • ser meticuloso;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • organizar monitorias;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • descrever as características dos acervos;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • monitorar as condições ambientais;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • proceder com flexibilidade;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • administrar prazos;
  • evidenciar senso de organização;
  • coordenar exposições;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • ministrar cursos e palestras;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • redigir a correspondência oficial;
  • representar a informação;
  • negociar parcerias e produtos;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;


Setores que mais contratam Especialista em museografia de exposição no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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