Salário para o cargo de Especialista em museografia de exposição
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em museografia de exposição - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em museografia de exposição

Um Especialista em museografia de exposição trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.590,42 e R$ 7.575,13, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em museografia de exposição

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.590,42 19.085,05 397,61 8,25
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 5.777,12 69.325,41 1.444,28 29,99
Teto Salarial 7.575,13 90.901,55 1.893,78 39,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em museografia de exposição

Arquivistas e museólogos devem:

  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • comunicar-se;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • dar acesso À informação;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • planejar atividades técnico-administrativas;

  • Atividades

    • codificar documentos de arquivo;
    • proceder com criatividade;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • ordenar documentos;
    • redigir a correspondência oficial;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • registrar documentos de arquivo;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • representar a informação;
    • definir o perfil do museu;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • preparar material educativo;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • atender usuários;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • representar oficialmente a instituição;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • armazenar documentos/acervos;
    • identificar fundos de arquivos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • catalogar documentos/acervos;
    • avaliar documentação;
    • organizar monitorias;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • organizar museus;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • proceder com flexibilidade;
    • determinar discurso expositivo;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • evidenciar senso de organização;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • participar de conselhos profissionais;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • divulgar o acervo;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • planejar a exposição;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • classificar documentos de arquivo;
    • preparar visitas técnicas;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • ser meticuloso;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • definir a tipologia do documento;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • orientar as políticas do acervo;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • orientar estagiários;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • descartar documentos de arquivo;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • coordenar exposições;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • descrever as características dos acervos;
    • selecionar documentos para exposição;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • higienizar documentos/acervos;
    • elaborar plano de classificação;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • negociar parcerias e produtos;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • ministrar cursos e palestras;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • monitorar as condições ambientais;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • inventariar acervo;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • administrar prazos;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • identificar documentos e acervos;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • atualizar-se;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;


    Setores que mais contratam Especialista em museografia de exposição no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo
    • Outras atividades de atenção à saúde humana




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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