Salário para o cargo de Especialista em museografia de exposição
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em museografia de exposição - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em museografia de exposição

Arquivistas e museólogos devem:

  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • dar acesso À informação;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • comunicar-se;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • conservar acervos;
  • planejar atividades técnico-administrativas;

Atividades

  • orientar estagiários;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • administrar prazos;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • atualizar-se;
  • representar oficialmente a instituição;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • inventariar acervo;
  • selecionar documentos para exposição;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • determinar discurso expositivo;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • ser meticuloso;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • atender usuários;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • descrever as características dos acervos;
  • proceder com criatividade;
  • orientar as políticas do acervo;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • representar a informação;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • divulgar o acervo;
  • preparar material educativo;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • armazenar documentos/acervos;
  • higienizar documentos/acervos;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • catalogar documentos/acervos;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • preparar visitas técnicas;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • negociar parcerias e produtos;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • redigir a correspondência oficial;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • proceder com flexibilidade;
  • identificar documentos e acervos;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • organizar museus;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • ministrar cursos e palestras;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • organizar monitorias;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • coordenar exposições;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • evidenciar senso de organização;
  • definir o perfil do museu;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • trabalhar em equipe;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • planejar a exposição;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • monitorar as condições ambientais;


Setores que mais contratam Especialista em museografia de exposição no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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