Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • conservar acervos;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • dar acesso À informação;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • comunicar-se;

Atividades

  • atender usuários;
  • proceder com criatividade;
  • identificar documentos e acervos;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • orientar as políticas do acervo;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • negociar parcerias e produtos;
  • organizar monitorias;
  • participar de conselhos profissionais;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • representar oficialmente a instituição;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • coordenar exposições;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • selecionar documentos para exposição;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • proceder com flexibilidade;
  • higienizar documentos/acervos;
  • inventariar acervo;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • monitorar as condições ambientais;
  • representar a informação;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • armazenar documentos/acervos;
  • redigir a correspondência oficial;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • administrar prazos;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • organizar museus;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • determinar discurso expositivo;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • orientar estagiários;
  • catalogar documentos/acervos;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • descrever as características dos acervos;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • planejar a exposição;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • definir o perfil do museu;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • evidenciar senso de organização;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • preparar material educativo;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • ministrar cursos e palestras;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • ser meticuloso;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • atualizar-se;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • divulgar o acervo;
  • preparar visitas técnicas;
  • apoiar as atividades de consulta;


Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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