Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • comunicar-se;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • conservar acervos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • dar acesso À informação;

Atividades

  • coordenar a montagem da exposição;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • evidenciar senso de organização;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • identificar documentos e acervos;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • selecionar documentos para exposição;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • catalogar documentos/acervos;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • inventariar acervo;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • organizar museus;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • preparar visitas técnicas;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • representar oficialmente a instituição;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • divulgar o acervo;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • negociar parcerias e produtos;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • proceder com flexibilidade;
  • atender usuários;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • proceder com criatividade;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • planejar a exposição;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • armazenar documentos/acervos;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • ser meticuloso;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • monitorar as condições ambientais;
  • administrar prazos;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • organizar monitorias;
  • descrever as características dos acervos;
  • redigir a correspondência oficial;
  • determinar discurso expositivo;
  • orientar as políticas do acervo;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • preparar material educativo;
  • higienizar documentos/acervos;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • trabalhar em equipe;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • ministrar cursos e palestras;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • coordenar exposições;
  • orientar estagiários;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • definir o perfil do museu;
  • representar a informação;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • atualizar-se;
  • gerenciar a reserva técnica;


Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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