Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • dar acesso À informação;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • conservar acervos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

Atividades

  • determinar discurso expositivo;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • descrever as características dos acervos;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • redigir a correspondência oficial;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • atualizar-se;
  • atender usuários;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • representar a informação;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • monitorar as condições ambientais;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • ser meticuloso;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • selecionar documentos para exposição;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • ministrar cursos e palestras;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • planejar a exposição;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • armazenar documentos/acervos;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • orientar estagiários;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • preparar material educativo;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • catalogar documentos/acervos;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • negociar parcerias e produtos;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • coordenar exposições;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • orientar as políticas do acervo;
  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • proceder com criatividade;
  • trabalhar em equipe;
  • proceder com flexibilidade;
  • organizar museus;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • inventariar acervo;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • identificar documentos e acervos;
  • definir o perfil do museu;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • preparar visitas técnicas;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • organizar monitorias;
  • evidenciar senso de organização;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • administrar prazos;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • divulgar o acervo;
  • higienizar documentos/acervos;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • representar oficialmente a instituição;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • prestar contas dos financiamentos;


Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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