Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Quanto ganha um Especialista em documentação museológica

Um Especialista em documentação museológica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.590,42 e R$ 7.575,13, com a média salarial de R$ 3.106,32 e o salário mediana em R$ 2.012,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Especialista em documentação museológica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.106,32 37.275,85 776,58 16,12
1º Quartil 1.590,42 19.085,05 397,61 8,25
Salário Mediana 2.012,40 24.148,80 503,10 10,44
3º Quartil 5.777,12 69.325,41 1.444,28 29,99
Teto Salarial 7.575,13 90.901,55 1.893,78 39,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.970 - 10.609 3.938,16 1.969,75 2.236,00 8.758,97 10.609,13
Rio de Janeiro - RJ 1.900 - 11.666 4.546,12 1.900,00 3.090,86 9.631,21 11.665,61
Salvador - BA 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Florianópolis - SC 1.603 - 2.979 2.055,65 1.602,60 2.104,70 2.459,66 2.979,21
Benevides - PA 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.859 - 9.852 3.704,44 1.858,55 2.236,00 8.134,18 9.852,36
Rio de Janeiro 1.412 - 10.361 3.766,87 1.412,44 2.269,99 8.554,50 10.361,47
Bahia 1.199 - 3.497 1.704,31 1.199,21 1.365,36 2.887,33 3.497,22
Santa Catarina 1.603 - 4.239 2.261,99 1.602,60 2.459,66 3.500,00 4.239,31
Minas Gerais 1.062 - 4.569 2.776,23 1.062,00 3.300,00 3.771,91 4.568,65
Pará 1.335 - 1.617 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.334,81 1.616,76
Espírito Santo 1.092 - 1.580 1.157,91 1.091,80 1.150,80 1.304,35 1.579,87


Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • dar acesso À informação;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • conservar acervos;
  • organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

  • Atividades

    • definir a tipologia do documento;
    • formular instrumentos de pesquisa;
    • solicitar compras de materiais e equipamentos;
    • acompanhar a eliminação do documento descartado;
    • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
    • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
    • transferir documentos para guarda intermediária;
    • atender usuários;
    • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
    • estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
    • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
    • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
    • identificar competências, funções e atividades dos órgãos produtores de documentos;
    • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
    • selecionar documentos para exposição;
    • gerenciar empréstimo de acervo;
    • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
    • planejar a implantação do gerenciamento de documentos eletrônicos;
    • orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
    • identificar documentos e acervos;
    • representar a informação;
    • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
    • implantar o projeto museológico e museográfico;
    • proceder com flexibilidade;
    • definir migração para outro tipo de suporte;
    • atualizar os cadastros das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
    • armazenar documentos/acervos;
    • negociar parcerias e produtos;
    • assessorar o projeto arquitetônico do arquivo;
    • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
    • supervisionar trabalhos de restauração;
    • propor a definição de linhas de acervo museológico;
    • acondicionar documentos/acervos;
    • desenvolver estudos do público-alvo;
    • consultar normas internacionais de descrição arquivística;
    • orientar as políticas do acervo;
    • autenticar reprodução de documentos de arquivo;
    • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
    • negociar recursos e patrocinadores;
    • considerar aspectos jurídicos relativos à constituição dos arquivos;
    • pesquisar materiais de conservação;
    • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
    • trabalhar interdisciplinarmente;
    • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
    • contatar instituições para sediar exposições;
    • identificar fundos de arquivos;
    • elaborar projeto para captar recursos;
    • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
    • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
    • planejar a alteração do suporte da informação;
    • evidenciar senso de organização;
    • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
    • preparar material educativo;
    • solicitar manutenção de equipamentos;
    • conhecer a legislação da área de atuação;
    • orientar a organização de arquivos correntes;
    • planejar programas de conservação preventiva;
    • estabelecer plano de destinação de documentos;
    • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
    • elaborar plano de classificação;
    • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
    • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
    • realizar empréstimos de documentos e acervos;
    • descrever o do documento (forma e conteúdo);
    • monitorar programas de conservação preventiva;
    • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
    • descrever as características dos acervos;
    • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
    • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
    • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
    • elaborar tabelas de temporalidade;
    • apoiar as atividades de consulta;
    • criar projeto museológico de museus e exposições;
    • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
    • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
    • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
    • escrever trabalhos técnicos e científicos;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
    • inventariar acervo;
    • realizar pesquisa histórica e administrativa;
    • catalogar documentos/acervos;
    • organizar museus;
    • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
    • diagnosticar a situação dos arquivos;
    • preparar visitas técnicas;
    • assessorar a implantação de novas instituições;
    • produzir normas e procedimentos técnicos;
    • coordenar as políticas públicas de arquivos;
    • gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
    • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
    • interagir com o programa curricular nacional;
    • registrar documentos de arquivo;
    • desenvolver percepção aguçada;
    • planejar a ocupação das instalações físicas;
    • redigir a correspondência oficial;
    • planejar programa/cronograma das exposições;
    • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
    • supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
    • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
    • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
    • gerenciar atividades de consulta;
    • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
    • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
    • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
    • determinar discurso expositivo;
    • gerir depósitos de armazenamento;
    • diagnosticar a situação geral do museu;
    • planejar a implantação de programas de gestão de documentos;
    • gerenciar a reserva técnica;
    • decidir o suporte do registro de informação;
    • definir o perfil do museu;
    • coordenar exposições;
    • levantar a estrutura organizacional dos órgãos produtores de documentos;
    • planejar a itinerância da exposição;
    • ordenar documentos;
    • prestar contas dos financiamentos;
    • coordenar ações educativas e/ou culturais;
    • monitorar as condições ambientais;
    • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
    • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
    • ministrar cursos e palestras;
    • organizar monitorias;
    • gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
    • planejar a exposição;
    • ser meticuloso;
    • atualizar-se;
    • emitir certidões sobre documentos de arquivo;
    • desenvolver acuidade espacial;
    • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
    • recolher documentos para guarda permanente;
    • identificar a produção e o fluxo documental;
    • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
    • implantar procedimentos de arquivo;
    • administrar prazos;
    • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
    • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
    • compor dossiê de coleções/acervos;
    • estabelecer diálogo com usuário;
    • planejar sistemas de documentação museológica;
    • participar de conselhos profissionais;
    • divulgar o acervo;
    • proceder com criatividade;
    • providenciar o tombamento de acervos;
    • capacitar pessoal técnico-administrativo;
    • planejar ações educativas e/ou culturais;
    • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
    • classificar documentos de arquivo;
    • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
    • montar cadastro de fornecedores e materiais;
    • descartar documentos de arquivo;
    • representar oficialmente a instituição;
    • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
    • orientar estagiários;
    • propor a criação ou alteração da legislação arquivística;
    • classificar documentos por grau de sigilo;
    • codificar documentos de arquivo;
    • autorizar a eliminação de documentos públicos;
    • avaliar documentação;
    • higienizar documentos/acervos;
    • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
    • providenciar avaliação financeira do acervo;
    • estabelecer estratégias para o público alvo;
    • executar o programa de gestão de documentos de arquivos;
    • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
    • planejar sistema de recuperação de informação;
    • coordenar a montagem da exposição;
    • supervisionar contratação de seguro para o acervo;


    Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Construção de edifícios
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
    • Serrarias com desdobramento de madeira
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Condomínios prediais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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