Salário para o cargo de Especialista em documentação museológica
Arquivistas e museólogos > CBO 2613-10

Especialista em documentação museológica - Descrição, atividades e funções do cargo

Organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Arquivistas e museólogos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Arquivistas e museólogos

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.


Funções e atividades do Especialista em documentação museológica

Arquivistas e museólogos devem:

  • conservar acervos;
  • orientar a implantação de atividades técnicas;
  • organizar acervos museológicos públicos e privados;
  • preparar ações educativas e/ou culturais;
  • comunicar-se;
  • criar projetos de museus e exposições;
  • participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
  • administrar atividades patrocinadas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades técnico-administrativas;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • dar acesso À informação;

Atividades

  • assessorar o projeto arquitetônico do museu;
  • planejar a ocupação das instalações físicas;
  • conhecer a legislação da área de atuação;
  • representar a informação;
  • redigir a correspondência oficial;
  • coordenar ações educativas e/ou culturais;
  • atualizar-se;
  • identificar documentos e acervos;
  • participar da definição de políticas públicas de arquivos/museus;
  • monitorar programas de conservação preventiva;
  • acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  • trabalhar em equipe;
  • interagir com o programa curricular nacional;
  • apresentar trabalhos técnicos e científicos;
  • montar cadastro de fornecedores e materiais;
  • atender usuários;
  • selecionar documentos para exposição;
  • supervisionar contratação de seguro para o acervo;
  • gerenciar a reserva técnica;
  • tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  • acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
  • armazenar documentos/acervos;
  • monitorar as condições ambientais;
  • controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento;
  • construir laudos/pareceres técnicos e administrativos;
  • produzir vocabulários controlados/thesaurus;
  • desenvolver percepção aguçada;
  • inventariar acervo;
  • planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  • planejar a itinerância da exposição;
  • providenciar o tombamento de acervos;
  • apoiar as atividades de consulta;
  • criar o projeto museográfico e detalhamento técnico;
  • participar da formação/capacitação de profissionais de museus/arquivos;
  • fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  • prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  • orientar usuários e funcionários quanto aos procedimentos de manuseio do acervo;
  • planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação;
  • gerenciar empréstimo de acervo;
  • estabelecer diálogo com usuário;
  • fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
  • criar projeto museológico de museus e exposições;
  • ministrar cursos e palestras;
  • orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados;
  • proceder com flexibilidade;
  • pesquisar materiais de conservação;
  • participar de palestras, convênios e reuniões científicas;
  • assessorar a implantação de novas instituições;
  • organizar monitorias;
  • planejar programa/cronograma das exposições;
  • construir estatísticas de frequência e relatórios técnicos;
  • fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais;
  • diagnosticar o estado de conservação do acervo;
  • participar de comissões técnicas e conselhos de museus;
  • estabelecer procedimentos de segurança do acervo;
  • definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
  • evidenciar senso de organização;
  • orientar estagiários;
  • administrar processos de aquisição e baixa do acervo;
  • compor dossiê de coleções/acervos;
  • sensibilizar gestores e funcionários de entidades públicas e privadas para a importância de arquivos;
  • contatar instituições para sediar exposições;
  • elaborar projeto para captar recursos;
  • preparar materiais, atividades e palestras para o público interno;
  • desenvolver acuidade espacial;
  • planejar a exposição;
  • administrar prazos;
  • orientar as políticas do acervo;
  • preparar visitas técnicas;
  • trabalhar interdisciplinarmente;
  • supervisionar trabalhos de restauração;
  • planejar ações educativas e/ou culturais;
  • participar da elaboração do organograma e fluxograma do museu e do arquivo;
  • propor a definição de linhas de acervo museológico;
  • organizar museus;
  • participar do planejamento dos programas de prevenção de sinistros;
  • formar biblioteca de apoio às atividades técnicas;
  • solicitar a contratação de serviços de terceiros;
  • catalogar documentos/acervos;
  • preparar material educativo;
  • descrever as características dos acervos;
  • desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas;
  • manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  • definir o perfil do museu;
  • planejar programas de conservação preventiva;
  • divulgar o acervo;
  • solicitar manutenção de equipamentos;
  • estabelecer estratégias para o público alvo;
  • providenciar avaliação financeira do acervo;
  • desenvolver raciocínio lógico e abstrato;
  • proceder com criatividade;
  • elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
  • formular instrumentos de pesquisa;
  • diagnosticar a situação geral do museu;
  • solicitar compras de materiais e equipamentos;
  • participar de conselhos profissionais;
  • produzir normas e procedimentos técnicos;
  • ser meticuloso;
  • gerenciar atividades de consulta;
  • realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para a produção de exposições;
  • acondicionar documentos/acervos;
  • desenvolver ações educativas e/ou culturais;
  • contatar outras instituições e/ou colecionadores para empréstimos;
  • planejar sistema de recuperação de informação;
  • capacitar pessoal técnico-administrativo;
  • representar oficialmente a instituição;
  • criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições;
  • negociar recursos e patrocinadores;
  • coordenar exposições;
  • disponibilizar os instrumentos de pesquisa na rede internacional de comunicação;
  • proceder de acordo com códigos de ética da profissão;
  • prestar contas dos financiamentos;
  • escrever trabalhos técnicos e científicos;
  • negociar parcerias e produtos;
  • desenvolver projeto museográfico da reserva técnica;
  • realizar o acompanhamento técnico dos projetos financiados;
  • determinar discurso expositivo;
  • coordenar a montagem da exposição;
  • higienizar documentos/acervos;
  • desenvolver estudos do público-alvo;
  • determinar conceitos e metodologias de museus e exposições;
  • preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
  • implantar o projeto museológico e museográfico;


Setores que mais contratam Especialista em documentação museológica no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Atividades de museus e de exploração de lugares e prédios históricos e atrações similares
  • Outras atividades de atenção à saúde humana
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Consultoria em tecnologia da informação




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