Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias
- Supervisores de produção, em indústrias químicas, petroquímicas
- Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. Podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são realizadas em grandes alturas.
O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas
Para o exercício desse cargo requer-se curso técnico de nível médio na área de química, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência.
Funções e atividades do Encarregado de produção química
Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas devem:
- tratar anomalias (desvios das condições normais de operação);
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- liderar equipe;
- desenvolver equipe de trabalho;
- avaliar pessoal;
- supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais;
- zelar pela segurança, higiene e meio ambiente;
- gerenciar processos contínuos de produção;
- planejar ações necessárias ao processo de produção;
Atividades
- acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos;
- motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho;
- demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
- verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes;
- identificar as rotinas operacionais;
- indicar profissionais para docência de treinamentos;
- revisar manuais de operação;
- desenvolver habilidades para motivar pessoas;
- escrever instruções e relatórios, de forma clara;
- preparar manuais de instruções técnicas;
- demonstrar proatividade (tomar iniciativas);
- monitorar as variações no processo de produção;
- comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes;
- preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança;
- acordar metas com os liderados;
- acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade;
- elaborar manuais de treinamentos;
- buscar o autodesenvolvimento (profissional e pessoal);
- acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção;
- respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação;
- repassar informações com clareza;
- aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo;
- demonstrar assertividade (declarar posição);
- promover a motivação da equipe, nas atividades;
- analisar riscos de desvios do processo de produção;
- elaborar manuais de operação;
- delegar tarefas às equipes;
- seguir parâmetros de avaliação;
- indicar profissionais para participação dos treinamentos;
- estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional;
- liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação;
- identificar normas e procedimentos de segurança;
- definir prioridades de manutenção e operação;
- administrar conflitos;
- identificar as necessidades da equipe;
- controlar emoções em situações de conflito;
- coordenar correções operacionais;
- agilizar (imprimir maior rapidez, eficiência) o fluxo de informações;
- demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança;
- sistematizar avaliações contínuas;
- avaliar o perfil dos liderados;
- divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente;
- definir equipe para elaboração de procedimentos;
- manter a continuidade operacional;
- elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos;
- consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa;
- manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catálogos;
- possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos;
- manter equilíbrio emocional em situações diversas;
- utilizar equipamentos de proteção individual (epi);
- utilizar ferramentas da qualidade;
- supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos;
- definir recursos para cumprimento de metas e padrões;
- participar de palestras e cursos de qualificação;
- promover o dialogo diário de segurança (reuniões sistemáticas sobre segurança);
- analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente;
- manter princípios éticos;
- exercitar a autonomia;
- processar informações de liderados e de chefias;
- garantir a confirmação da informação;
- registrar erros e acertos;
- desenvolver a criatividade;
- promover ações de preservação da saúde ocupacional;
- avaliar a anomalia;
- assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho;
- aplicar a ação corretiva para a anomalia;
- negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção;
- esclarecer critérios de avaliação;
- alocar recursos para o treinamento;
- trocar experiências com outros profissionais;
- emitir relatório de tratamento da anomalia;
- verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames;
- registrar atividades de treinamentos;
- selecionar recursos materiais;
- identificar o perfil individual da equipe de trabalho;
- "coordenar atividades de treinamento no local de trabalho (""on the job"")";
- orientar sobre a utilização de epi;
- fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho;
- alocar recursos humanos e materiais;
- identificar a anomalia;
- levantar necessidades de treinamento;
- confirmar (checar) o entendimento da mensagem;
- ministrar treinamentos;
- encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais;
- zelar pela integridade do ser humano;
- fazer revisão contínua dos procedimentos;
- cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia;
- providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes;
- orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção;
- desenvolver visão sistêmica;
- identificar as causas da anomalia;
- "dar ""feedback"" (realimentação, retorno) de avaliações";
- adotar disposições e correções imediatas;
- otimizar custos de produção;
- assegurar o cumprimento das normas de segurança;
- elaborar cronograma de trabalho das equipes;
- desenvolver habilidades de negociação;
- programar rotinas e processos de trabalho;
- autorizar parada do processo de produção em situações de emergência;
- aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia;
- valorizar o desempenho dos treinados;
- utilizar os recursos de comunicação disponíveis;
- selecionar recursos humanos;
- cumprir o programa de produção preestabelecido;
- desenvolver confiabilidade mútua;
Setores que mais contratam Encarregado de produção química no mercado de trabalho
- Fabricação de sucos de frutas, hortaliças e legumes
- Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
- Fabricação de produtos de limpeza e polimento
- Fabricação de outros produtos químicos
- Fabricação de tintas, vernizes, esmaltes e lacas
- Fabricação de álcool
- Fabricação de sabões e detergentes sintéticos
- Fabricação de embalagens de material plástico
- Fabricação de defensivos agrícolas
- Fabricação de aditivos de uso industrial
- Fabricação de intermediários para fertilizantes
- Fabricação de artefatos de material plástico para uso pessoal e doméstico
- Fabricação de artefatos de material plástico para outros usos
- Fabricação de produtos químicos orgânicos
- Fabricação de outros produtos químicos inorgânicos
- Fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais
- Fabricação de outros produtos derivados do petróleo
- Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
- Fabricação de armas de fogo e munições
- Fabricação de laminados planos e tubulares de material plástico