Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • representar a instituição;
  • coordenar as atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • comunicar-se;
  • articular alianças;
  • planejar políticas e estratégias;

Atividades

  • demonstrar capacidade de delegar;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • recrutar voluntários;
  • demonstrar persistência;
  • captar recursos financeiros;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • revisar objetivos e metas;
  • promover a sistematização de experiências;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar perspicácia;
  • revigorar a missão;
  • formar colaboradores;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • projetar cenários e tendências;
  • consolidar relatórios;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • definir critérios de avaliação;
  • identificar demandas;
  • organizar equipes;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • aprovar verbas;
  • orientar o público;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • constituir equipe de colaboradores;
  • buscar parceiros;
  • avaliar equipes;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar comprometimento;
  • acompanhar atividades;
  • demonstrar flexibilidade;
  • identificar colaboradores;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • demonstrar ousadia;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • interagir com associados e filiados;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • definir objetivos e metas;
  • implementar a missão da instituição;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • formular estratégias;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • ministrar palestras;
  • coordenar equipes;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • demonstrar sensibilidade social;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar ética;
  • trabalhar em equipe;
  • monitorar legislação;
  • elaborar plano plurianual;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • demonstrar desprendimento;
  • administrar a infraestrutura;
  • promover a conscientização do público;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • receber personalidades públicas;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • estimar necessidades de recursos;
  • administrar conflitos;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • organizar eventos;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • formular projetos;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • desenvolver material de divulgação;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • elaborar plano de ação anual;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • definir alocação de recursos;
  • monitorar políticas públicas;
  • promover eventos;
  • estabelecer parcerias;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar habilidade política;
  • estabelecer prioridades;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • aprovar relatórios;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • atender os órgãos de imprensa;
  • analisar projetos;
  • mobilizar recursos;
  • apresentar relatório anual;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: