Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • comunicar-se;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • coordenar as atividades;
  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • planejar políticas e estratégias;
  • articular alianças;

Atividades

  • promover a sistematização de experiências;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • projetar cenários e tendências;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar criatividade;
  • administrar conflitos;
  • definir alocação de recursos;
  • mobilizar recursos;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • apresentar relatório anual;
  • demonstrar comprometimento;
  • formular projetos;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • demonstrar comunicabilidade;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • implementar a missão da instituição;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • estimar necessidades de recursos;
  • analisar projetos;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • demonstrar liderança;
  • formular estratégias;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • demonstrar paciência;
  • aprovar relatórios;
  • coordenar equipes;
  • receber personalidades públicas;
  • definir objetivos e metas;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • demonstrar ética;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • revisar objetivos e metas;
  • acompanhar atividades;
  • orientar o público;
  • manter-se atualizado;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • captar recursos financeiros;
  • avaliar equipes;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • demonstrar desprendimento;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • estabelecer prioridades;
  • consolidar relatórios;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • demonstrar flexibilidade;
  • elaborar plano plurianual;
  • monitorar políticas públicas;
  • trabalhar em equipe;
  • organizar equipes;
  • monitorar legislação;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • demonstrar persistência;
  • recrutar voluntários;
  • buscar parceiros;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • desenvolver material de divulgação;
  • demonstrar ousadia;
  • elaborar plano de ação anual;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • organizar eventos;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • estabelecer parcerias;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • demonstrar perspicácia;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • aprovar verbas;
  • formar colaboradores;
  • demonstrar habilidade política;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • interagir com associados e filiados;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • revigorar a missão;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • identificar colaboradores;
  • promover a conscientização do público;
  • administrar a infraestrutura;
  • ministrar palestras;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • promover eventos;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • identificar demandas;
  • atender os órgãos de imprensa;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: