Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar as atividades;
  • representar a instituição;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • planejar políticas e estratégias;
  • articular alianças;

Atividades

  • constituir equipe de colaboradores;
  • formular estratégias;
  • demonstrar persistência;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • formular projetos;
  • mobilizar recursos;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • orientar o público;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • analisar projetos;
  • monitorar legislação;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • fazer lobby de causas públicas;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar paciência;
  • demonstrar desprendimento;
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar ousadia;
  • demonstrar ética;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • aprovar verbas;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • trabalhar em equipe;
  • implementar a missão da instituição;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • demonstrar flexibilidade;
  • apresentar relatório anual;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • identificar demandas;
  • avaliar equipes;
  • monitorar políticas públicas;
  • promover a sistematização de experiências;
  • desenvolver material de divulgação;
  • estimar necessidades de recursos;
  • coordenar equipes;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • estabelecer parcerias;
  • revigorar a missão;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • demonstrar criatividade;
  • buscar parceiros;
  • organizar equipes;
  • demonstrar habilidade política;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • promover eventos;
  • acompanhar atividades;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • projetar cenários e tendências;
  • identificar colaboradores;
  • receber personalidades públicas;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • organizar eventos;
  • consolidar relatórios;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • interagir com associados e filiados;
  • recrutar voluntários;
  • demonstrar comprometimento;
  • promover a conscientização do público;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • demonstrar liderança;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • ministrar palestras;
  • elaborar plano plurianual;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • aprovar relatórios;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar perspicácia;
  • revisar objetivos e metas;
  • formar colaboradores;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • definir critérios de avaliação;
  • elaborar plano de ação anual;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • administrar a infraestrutura;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • manter-se atualizado;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • definir alocação de recursos;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • definir objetivos e metas;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização da sociedade civil sem fins lucrativos no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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