Salário para o cargo de Dirigente de organização não-governamental
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização não-governamental - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização não-governamental

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • comunicar-se;
  • coordenar as atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • representar a instituição;
  • articular alianças;
  • planejar políticas e estratégias;

Atividades

  • trabalhar em equipe;
  • monitorar legislação;
  • administrar a infraestrutura;
  • coordenar equipes;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • projetar cenários e tendências;
  • demonstrar ética;
  • formular projetos;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • avaliar equipes;
  • estabelecer prioridades;
  • formar colaboradores;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • revisar objetivos e metas;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • definir objetivos e metas;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar liderança;
  • desenvolver material de divulgação;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • revigorar a missão;
  • ministrar palestras;
  • promover a conscientização do público;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • demonstrar perspicácia;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar habilidade política;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • promover eventos;
  • consolidar relatórios;
  • demonstrar paciência;
  • acompanhar atividades;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • demonstrar ousadia;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • definir critérios de avaliação;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • analisar projetos;
  • orientar o público;
  • demonstrar persistência;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • manter-se atualizado;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • formular estratégias;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • identificar colaboradores;
  • definir alocação de recursos;
  • interagir com associados e filiados;
  • promover a sistematização de experiências;
  • estabelecer parcerias;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • receber personalidades públicas;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • organizar eventos;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • demonstrar comprometimento;
  • buscar parceiros;
  • elaborar plano plurianual;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • recrutar voluntários;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • demonstrar flexibilidade;
  • aprovar verbas;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • implementar a missão da instituição;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • monitorar políticas públicas;
  • estimar necessidades de recursos;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • elaborar plano de ação anual;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • apresentar relatório anual;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • identificar demandas;
  • aprovar relatórios;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar desprendimento;
  • organizar equipes;


Setores que mais contratam Dirigente de organização não-governamental no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: