Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • planejar políticas e estratégias;
  • comunicar-se;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • articular alianças;
  • coordenar as atividades;
  • representar a instituição;

Atividades

  • promover a sistematização de experiências;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • identificar demandas;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • revisar objetivos e metas;
  • desenvolver material de divulgação;
  • estimar necessidades de recursos;
  • trabalhar em equipe;
  • identificar colaboradores;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • definir critérios de avaliação;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • elaborar plano de ação anual;
  • administrar a infraestrutura;
  • consolidar relatórios;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar habilidade política;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • estabelecer prioridades;
  • analisar projetos;
  • implementar a missão da instituição;
  • demonstrar paciência;
  • monitorar legislação;
  • ministrar palestras;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • captar recursos financeiros;
  • avaliar equipes;
  • orientar o público;
  • aprovar verbas;
  • demonstrar ousadia;
  • definir alocação de recursos;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • formular projetos;
  • revigorar a missão;
  • demonstrar flexibilidade;
  • monitorar políticas públicas;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • recrutar voluntários;
  • demonstrar perspicácia;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • apresentar relatório anual;
  • buscar parceiros;
  • demonstrar comprometimento;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • demonstrar criatividade;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • elaborar plano plurianual;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • promover a conscientização do público;
  • formar colaboradores;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar persistência;
  • promover eventos;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • organizar eventos;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • demonstrar desprendimento;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • interagir com associados e filiados;
  • projetar cenários e tendências;
  • aprovar relatórios;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • formular estratégias;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • receber personalidades públicas;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • estabelecer parcerias;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • mobilizar recursos;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • coordenar equipes;
  • acompanhar atividades;
  • administrar conflitos;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • organizar equipes;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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