Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • planejar políticas e estratégias;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • comunicar-se;
  • coordenar as atividades;
  • articular alianças;
  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;

Atividades

  • mobilizar recursos;
  • demonstrar comprometimento;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • projetar cenários e tendências;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • organizar equipes;
  • definir alocação de recursos;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • demonstrar ousadia;
  • avaliar equipes;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • consolidar relatórios;
  • demonstrar persistência;
  • estabelecer parcerias;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • formular estratégias;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • identificar colaboradores;
  • demonstrar ética;
  • receber personalidades públicas;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • implementar a missão da instituição;
  • administrar conflitos;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • demonstrar habilidade política;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • demonstrar comunicabilidade;
  • acompanhar atividades;
  • demonstrar criatividade;
  • aprovar relatórios;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • demonstrar paciência;
  • elaborar plano plurianual;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • formar colaboradores;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • constituir equipe de colaboradores;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • formular projetos;
  • estimar necessidades de recursos;
  • coordenar equipes;
  • organizar eventos;
  • monitorar legislação;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • analisar projetos;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • elaborar plano de ação anual;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • revisar objetivos e metas;
  • recrutar voluntários;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • desenvolver material de divulgação;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar desprendimento;
  • apresentar relatório anual;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • demonstrar liderança;
  • promover eventos;
  • promover a sistematização de experiências;
  • manter-se atualizado;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • identificar demandas;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • administrar a infraestrutura;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • buscar parceiros;
  • revigorar a missão;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • orientar o público;
  • monitorar políticas públicas;
  • ministrar palestras;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar perspicácia;
  • aprovar verbas;
  • estabelecer prioridades;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • promover a conscientização do público;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • demonstrar flexibilidade;
  • definir objetivos e metas;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • captar recursos financeiros;
  • interagir com associados e filiados;
  • representar a instituição junto à comunidade local;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: