Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;
  • coordenar as atividades;
  • comunicar-se;
  • planejar políticas e estratégias;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • articular alianças;

Atividades

  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • revisar objetivos e metas;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar perspicácia;
  • orientar o público;
  • administrar a infraestrutura;
  • demonstrar liderança;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • definir alocação de recursos;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • estimar necessidades de recursos;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • formular estratégias;
  • identificar colaboradores;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • demonstrar desprendimento;
  • manter-se atualizado;
  • recrutar voluntários;
  • consolidar relatórios;
  • acompanhar atividades;
  • monitorar políticas públicas;
  • demonstrar habilidade política;
  • receber personalidades públicas;
  • formar colaboradores;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • definir objetivos e metas;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar persistência;
  • promover eventos;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • aprovar verbas;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • demonstrar ousadia;
  • demonstrar criatividade;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • identificar demandas;
  • administrar conflitos;
  • captar recursos financeiros;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar flexibilidade;
  • revigorar a missão;
  • demonstrar comprometimento;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • interagir com associados e filiados;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • ministrar palestras;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • monitorar legislação;
  • estabelecer parcerias;
  • demonstrar paciência;
  • projetar cenários e tendências;
  • organizar equipes;
  • organizar eventos;
  • buscar parceiros;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • avaliar equipes;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • apresentar relatório anual;
  • formular projetos;
  • coordenar equipes;
  • promover a conscientização do público;
  • trabalhar em equipe;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • promover a sistematização de experiências;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • implementar a missão da instituição;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • demonstrar ética;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • mobilizar recursos;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • elaborar plano plurianual;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • desenvolver material de divulgação;
  • analisar projetos;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • elaborar plano de ação anual;
  • aprovar relatórios;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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