Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • articular alianças;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • planejar políticas e estratégias;
  • comunicar-se;
  • coordenar as atividades;
  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;

Atividades

  • promover a sistematização de experiências;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • organizar equipes;
  • definir alocação de recursos;
  • demonstrar criatividade;
  • buscar parceiros;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • elaborar plano plurianual;
  • administrar conflitos;
  • consolidar relatórios;
  • ministrar palestras;
  • demonstrar persistência;
  • avaliar equipes;
  • receber personalidades públicas;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • implementar a missão da instituição;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • interagir com associados e filiados;
  • demonstrar desprendimento;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • revigorar a missão;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • formular projetos;
  • demonstrar habilidade política;
  • formar colaboradores;
  • recrutar voluntários;
  • estabelecer parcerias;
  • captar recursos financeiros;
  • definir critérios de avaliação;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • formular estratégias;
  • demonstrar perspicácia;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • promover eventos;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • organizar eventos;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • administrar a infraestrutura;
  • estimar necessidades de recursos;
  • coordenar equipes;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • estabelecer prioridades;
  • analisar projetos;
  • orientar o público;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • demonstrar comprometimento;
  • acompanhar atividades;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • trabalhar em equipe;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • mobilizar recursos;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • manter-se atualizado;
  • elaborar plano de ação anual;
  • demonstrar ética;
  • identificar demandas;
  • revisar objetivos e metas;
  • definir objetivos e metas;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • monitorar legislação;
  • apresentar relatório anual;
  • promover a conscientização do público;
  • monitorar políticas públicas;
  • demonstrar flexibilidade;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • desenvolver material de divulgação;
  • identificar colaboradores;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • aprovar verbas;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • demonstrar paciência;
  • projetar cenários e tendências;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • demonstrar liderança;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • aprovar relatórios;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • demonstrar ousadia;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • promover campanhas institucionais e sociais;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: