Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • planejar políticas e estratégias;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • comunicar-se;
  • representar a instituição;
  • articular alianças;
  • promover a sustentabilidade institucional;
  • coordenar as atividades;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • revigorar a missão;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • demonstrar comprometimento;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • definir alocação de recursos;
  • interagir com associados e filiados;
  • demonstrar persistência;
  • demonstrar criatividade;
  • administrar a infraestrutura;
  • demonstrar habilidade política;
  • aprovar relatórios;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • demonstrar desprendimento;
  • demonstrar paciência;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • demonstrar liderança;
  • promover a sistematização de experiências;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • elaborar plano de ação anual;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • consolidar relatórios;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • apresentar relatório anual;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • formular estratégias;
  • formar colaboradores;
  • demonstrar ética;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • administrar conflitos;
  • estabelecer parcerias;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • avaliar equipes;
  • demonstrar ousadia;
  • implementar a missão da instituição;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • promover a conscientização do público;
  • receber personalidades públicas;
  • identificar demandas;
  • analisar projetos;
  • demonstrar perspicácia;
  • desenvolver material de divulgação;
  • monitorar legislação;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • organizar eventos;
  • buscar parceiros;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • atender os órgãos de imprensa;
  • aprovar verbas;
  • estimar necessidades de recursos;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • trabalhar em equipe;
  • identificar colaboradores;
  • elaborar plano plurianual;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • captar recursos financeiros;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • estabelecer prioridades;
  • ministrar palestras;
  • mobilizar recursos;
  • promover eventos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • projetar cenários e tendências;
  • definir critérios de avaliação;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • acompanhar atividades;
  • organizar equipes;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • demonstrar flexibilidade;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • definir objetivos e metas;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • revisar objetivos e metas;
  • monitorar políticas públicas;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • recrutar voluntários;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • coordenar equipes;
  • formular projetos;
  • manter-se atualizado;
  • orientar o público;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




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