Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • comunicar-se;
  • articular alianças;
  • coordenar as atividades;
  • planejar políticas e estratégias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • representar a instituição;
  • promover a sustentabilidade institucional;

Atividades

  • estabelecer parcerias;
  • demonstrar ousadia;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • formular estratégias;
  • definir alocação de recursos;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • promover a conscientização do público;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • analisar projetos;
  • demonstrar comprometimento;
  • desenvolver material de divulgação;
  • trabalhar em equipe;
  • administrar a infraestrutura;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar habilidade política;
  • recrutar voluntários;
  • monitorar legislação;
  • consolidar relatórios;
  • avaliar equipes;
  • definir critérios de avaliação;
  • captar recursos financeiros;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • buscar parceiros;
  • orientar o público;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • demonstrar perspicácia;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • demonstrar liderança;
  • promover a sistematização de experiências;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • coordenar equipes;
  • promover eventos;
  • aprovar relatórios;
  • estabelecer prioridades;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • organizar equipes;
  • interagir com associados e filiados;
  • demonstrar persistência;
  • acompanhar atividades;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • revisar objetivos e metas;
  • identificar colaboradores;
  • elaborar plano plurianual;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • mobilizar recursos;
  • estimar necessidades de recursos;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • organizar eventos;
  • ministrar palestras;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • revigorar a missão;
  • formar colaboradores;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • demonstrar paciência;
  • projetar cenários e tendências;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • apresentar relatório anual;
  • receber personalidades públicas;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • definir objetivos e metas;
  • aprovar verbas;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • implementar a missão da instituição;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • identificar demandas;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • monitorar políticas públicas;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • demonstrar comunicabilidade;
  • demonstrar flexibilidade;
  • manter-se atualizado;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • formular projetos;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • demonstrar desprendimento;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • elaborar plano de ação anual;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • demonstrar criatividade;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: