Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • planejar políticas e estratégias;
  • articular alianças;
  • comunicar-se;
  • coordenar as atividades;
  • representar a instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • promover a sustentabilidade institucional;

Atividades

  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • avaliar equipes;
  • projetar cenários e tendências;
  • promover eventos;
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar perspicácia;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • revisar objetivos e metas;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • estimar necessidades de recursos;
  • formular estratégias;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • definir alocação de recursos;
  • administrar conflitos;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • demonstrar habilidade política;
  • identificar demandas;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • coordenar equipes;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • promover a sistematização de experiências;
  • demonstrar ousadia;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • estabelecer parcerias;
  • analisar projetos;
  • demonstrar criatividade;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • receber personalidades públicas;
  • estabelecer prioridades;
  • formar colaboradores;
  • orientar o público;
  • administrar a infraestrutura;
  • elaborar plano de ação anual;
  • apresentar relatório anual;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • manter-se atualizado;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • formular projetos;
  • revigorar a missão;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • demonstrar persistência;
  • monitorar legislação;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • consolidar relatórios;
  • trabalhar em equipe;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • identificar colaboradores;
  • fazer lobby de causas públicas;
  • aprovar verbas;
  • acompanhar atividades;
  • recrutar voluntários;
  • organizar eventos;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • demonstrar flexibilidade;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • definir critérios de avaliação;
  • definir objetivos e metas;
  • desenvolver material de divulgação;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • organizar equipes;
  • elaborar plano plurianual;
  • demonstrar ética;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • demonstrar paciência;
  • promover a conscientização do público;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • monitorar a execução orçamentária;
  • buscar parceiros;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • interagir com associados e filiados;
  • monitorar políticas públicas;
  • aprovar relatórios;
  • demonstrar desprendimento;
  • demonstrar comprometimento;
  • implementar a missão da instituição;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • demonstrar liderança;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • ministrar palestras;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: