Salário para o cargo de Dirigente de organização de desenvolvimento cultural
CBO 1144-05 > Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Dirigente de organização de desenvolvimento cultural - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem a sustentabilidade institucional, articulam alianças, representam a instituição e planejam políticas e estratégias. Comunicam-se, oralmente e por escrito, desenvolvem políticas e estratégias de recursos humanos, gerenciam operações administrativas e financeiras e coordenam atividades.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos trabalham em organizações que são classificadas como de utilidade pública, entidades de fins filantrópicos e, mais recentemente, organização de interesse público (oscip), que são definidas pela lei n° 9. 790, de junho de 1999. Constituídas juridicamente como fundações ou associações, podem ser nominadas de instituto. São qualificadas para atuar na esfera municipal, estadual ou federal. O agrupamento dessas instituições é também conhecido como terceiro setor que congrega associações, fundações e entidades que atuam na esfera pública, mas não fazem parte do estado e nem do setor privado. geralmente são contratados na condição de empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipes, trabalham com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos

O trabalho é exercido, normalmente, por profissionais de nível superior, de reconhecida probidade e competência administrativas, eleitos ou indicados conforme normas legais e estatutárias das organizações que dirigem. Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de nível superior, acrescida de cursos básicos de até 200 horas. O desempenho pleno das funções ocorre após cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente de organização de desenvolvimento cultural

Dirigentes e administradores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar políticas e estratégias;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • comunicar-se;
  • desenvolver políticas e estratégias de recursos humanos;
  • coordenar as atividades;
  • representar a instituição;
  • articular alianças;
  • promover a sustentabilidade institucional;

Atividades

  • promover a conscientização do público;
  • demonstrar ética;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • consolidar relatórios;
  • mobilizar a sociedade (comunidade, órgãos públicos, etc.);
  • analisar projetos;
  • analisar relatórios enviados por entidades parceiras;
  • analisar o cenário social, econômico e institucional;
  • formar colaboradores;
  • supervisionar o fluxo de documentos;
  • estimar necessidades de recursos;
  • avaliar a satisfação dos beneficiários;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • providenciar recursos (materiais, equipamentos);
  • revigorar a missão;
  • elaborar estratégia econômico-financeira;
  • demonstrar criatividade;
  • acompanhar atividades;
  • representar a instituição junto à comunidade local;
  • promover a publicação de artigos especializados;
  • avaliar os resultados dos projetos;
  • administrar a infraestrutura;
  • disponibilizar informação para a sociedade (dados, acervo técnico, relatórios);
  • fazer lobby de causas públicas;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • contatar agentes e instituições financeiras;
  • trabalhar em equipe;
  • receber personalidades públicas;
  • avaliar a compatibilidade das estratégias e políticas com a missão e objetivos organizacionais;
  • definir objetivos e metas;
  • revisar objetivos e metas;
  • incorporar novas tecnologias educacionais e de gestão;
  • desenvolver a capacitação profissional e pessoal dos colaboradores;
  • promover a sistematização de experiências;
  • demonstrar sensibilidade social;
  • apresentar relatório anual;
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar flexibilidade;
  • demonstrar conhecimento técnico;
  • representar a instituição junto a agentes financiadores;
  • promover eventos;
  • demonstrar ousadia;
  • projetar cenários e tendências;
  • formular projetos;
  • promover campanhas institucionais e sociais;
  • supervisionar a aplicação de recursos;
  • elaborar plano plurianual;
  • demonstrar comprometimento;
  • representar a instituição junto a órgãos públicos e privados;
  • demonstrar perspicácia;
  • apresentar relatórios técnicos e financeiros;
  • monitorar políticas públicas;
  • detectar lideranças na comunidade;
  • manter-se atualizado;
  • demonstrar capacidade empreendedora;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • interagir com as partes interessadas (stakeholders);
  • definir diretrizes e políticas institucionais;
  • organizar o trabalho voluntário;
  • coordenar equipes;
  • ministrar palestras;
  • articular conselhos da instituição (consultivo, administrativo e outros);
  • aprovar verbas;
  • interagir com associados e filiados;
  • estabelecer prioridades;
  • buscar parceiros;
  • recrutar voluntários;
  • organizar eventos;
  • aprovar relatórios;
  • identificar colaboradores;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • definir alocação de recursos;
  • orientar o público;
  • assessorar a formulação de políticas públicas;
  • desenvolver material de divulgação;
  • atender os órgãos de imprensa;
  • demonstrar habilidade política;
  • estabelecer parcerias;
  • mobilizar recursos;
  • divulgar o trabalho da instituição;
  • identificar demandas;
  • monitorar a execução orçamentária;
  • definir critérios de avaliação;
  • manter fluxo de comunicação interna;
  • implementar a missão da instituição;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar desprendimento;
  • buscar apoios políticos e financeiros;
  • monitorar legislação;
  • elaborar plano de ação anual;
  • constituir equipe de colaboradores;
  • supervisionar o fluxo financeiro;
  • avaliar equipes;
  • disseminar experiências e conhecimentos;
  • demonstrar persistência;
  • demonstrar paciência;
  • organizar equipes;
  • negociar apoios, contratos e convênios;
  • formular estratégias;


Setores que mais contratam Dirigente de organização de desenvolvimento cultural no mercado de trabalho

  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades de organizações sindicais




Profissões em Destaque: